Utilitários

04/03/2016 10h00 - Atualizado em 04/03/2016 10h00

Versões anteriores do Java; saiba como instalar, remover e atualizar

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Muitas páginas web ou programas pedem a instalação do Java Runtime para funcionar sem problemas e exibir suas funções no computador. Mas alguns usuários acabam esquecendo de remover versões antigas da máquina.

Como atualizar Java 7 para a nova versão 8

O Java Runtime mais atualizado traz recursos de segurança e correção de erros para evitar deixar o computador vulnerável, sendo importante fazer uma limpeza, caso tenha uma versão anterior do programa instalada. Veja algumas dicas de como remover, encontrar opções antigas do Java e atualizar.

Java não funciona no Firefox? Veja como resolver (Foto: Divulgação/Oracle)  (Foto: Java não funciona no Firefox? Veja como resolver (Foto: Divulgação/Oracle) )Saiba como instalar, remover e atualizar versões do Java (Foto: Divulgação/Oracle)


Versões anteriores do Java

Alguns serviços web, programas ou sistemas operacionais antigos pedem a instalação de versões anteriores do Java para rodar seus recursos. Caso esteja procurando por versões antigas do Java para instalar na máquina, saiba que há um acervo online oficial, com diversas opções.

Veja a lista neste link da Oracle (oracle.com/technetwork/java/archive). Vale lembrar que essas opções podem não conter ajustes ou updates de segurança, liberados apenas nas versões mais recentes.

Baixar e instalar versões anteriores do Java

Passo 1. Acesse o link da Oracle e clique na versão do Java que precisar;

Acesse o acervo com versões antigas do Java e escolha a opção que preferir (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o acervo com versões antigas do Java e escolha a opção que preferir (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Na listagem, encontre o update específico dentro da versão do Java que deseja. Será aberta uma tela com o link determinado para cada sistema operacional, com opções para x64 e x86.

Selecione a caixa de texto ao lado de “Accept License Agreement” e clique na opção que preferir;

Escolha a versão do Java para baixar no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Escolha a versão do Java para baixar no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Para fazer o download, o usuário precisa de um cadastro na Oracle. Caso já tenha um, basta adicionar o nome de usuário e senha para iniciar o download. Se não, clique em “Criar Conta”;

Acesse ou crie uma nova conta na Oracle para baixar a versão antiga do Java (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse ou crie uma nova conta na Oracle para baixar a versão antiga do Java (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Adicione sua informações pessoais, criando um login e senha. Ao final, clique em “Criar conta”;

Adicione suas informações e crie a conta na Oracle (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione suas informações e crie a conta na Oracle (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. O usuário será encaminhado para a tela de login. Adicione o nome de utilizador e senha criados e confirme em “Iniciar Sessão”. O download da versão do Java será inicializado automaticamente;

Faça o login na conta e aguarde o fim do download do Java (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Faça o login na conta e aguarde o fim do download do Java (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Agora é necessário apenas fazer a instalação, de forma tradicional. Ao terminar de baixar, clique no item do Java. Ao abrir a tela, selecione “Instalar” e aguarde o procedimento automático. Ao final, vai aparecer uma mensagem de êxito na instalação. Conclua em “Fechar”.

Faça a instalação da versão anterior do Java de forma tradicional (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Faça a instalação da versão anterior do Java de forma tradicional (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como remover versões antigas do Java no computador

Passo 1. Acesse o menu iniciar do computador e busque por “Painel de Controle”;

Acesse o Painel de Controle no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o Painel de Controle no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Encontre a opção “Programas e Recursos”;

Encontre o item de Programas e Recursos no Painel de Controle (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Encontre o item de Programas e Recursos no Painel de Controle (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Role a lista de programas e encontre a versão antiga do Java instalado no computador. Clique em “Desinstalar” e confirme em “Sim”. O recurso será removido da máquina.

Desinstale a versão antiga do Java no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Desinstale a versão antiga do Java no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Por que remover versões antigas e atualizar o Java?

É recomendado que os usuários removam versões anteriores do Java para manter o sistema seguro. Essas opções antigas podem não ter mais suporte da fabricante, deixando um ponto vulnerável na máquina.

Assim, o usuário garante o melhor desempenho no plugin e melhores configurações das versões recentes. A versões atualizadas contém ajustes de segurança e ferramentas mais modernas para executar o Java sem erros no computador. É importante e recomendável fazer o update do plugin. Para saber como atualizar o Java, confira este tutorial.

Quais são os melhores aplicativos em java para celular? Confira no Fórum do TechTudo. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Naíla Klein
    2016-11-09T11:59:11  

    Para criar uma conta nesse site é necessário pagar alguma coisa? Obrigada.

    recentes

    populares

    • Naíla Klein
      2016-11-09T11:59:11  

      Não, é gratuito