Produtividade

28/03/2016 09h00 - Atualizado em 28/03/2016 09h00

WordArt: como usar e criar novas fontes no Microsoft Word

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Microsoft WordArt é um recurso para adicionar efeitos especiais de texto em um documento do Microsoft Office no computador. É possível distorcer e esticar textos usando forma predefinida ou criando uma fonte personalizada para usar como decoração. Também é simples dar ênfase de um trecho do documento do Microsoft Word, Microsoft Excel, Microsoft PowerPoint, Outlook e Publisher, incluindo as versões modernas do Microsoft Office 2016. Aprenda como usar a função no PC para deixar seus textos, apresentações e planilhas com mais estilo.

Como criar backups automáticos de textos do Word

Como criar um WordArt

Para criar um WordArt, você deve ir no menu “Inserir” (ou “Objetos” no Publisher) e localizar o ícone da função. Abra a janela para escolher um dos estilos pré-definidos para começar. Digite o texto dentro da caixa para ver o resultado imediatamente – se já tiver digitado um texto que deseja transformar em WordArt, basta marcá-lo com o mouse para aplicar a mudança.

Crie um novo WordArt no menu Inserir (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Crie um novo WordArt no menu Inserir (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Download grátis do app TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Como modificar um WordArt

Depois de criado, clique na caixa de WordArt e vá até o menu “Formatar”, na barra superior do Office. No item do menu “Estilos de WordArt”, clique na pequena seta do canto direito para abrir um menu secundário na lateral. É possível fazer até seis tipos de edição: estrutura, efeito e layout do texto; e cores, efeito e layout da forma (caixa de texto).

Abra as opções de formatação na lateral (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra as opções de formatação na lateral (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Escolha acima se deseja alterar texto ou forma e abaixo selecione o tipo de modificação. Em cada item, clique para expandir as opções de cores, efeitos e formas do seu WordArt. É possível, por exemplo, inserir contornos, mudar cor das letras e da caixa de texto, assim como aplicar sombra, reflexo, brilho e outros modificadores.

Cada item tem várias opções de personalização (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Cada item tem várias opções de personalização (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Insira quantos WordArts você quiser, cada um com um estilo diferente. Se desejar replicar a fonte recém-criada, digite o texto normalmente e use a ferramenta Pincel de Formatação para copiar as propriedades: clique no WordArt, depois no Pincel e marque o texto que deseja alterar.

Copie as propriedades de um WordArt já criado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Copie as propriedades de um WordArt já criado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como converter documento PDF em Word? Comente no Fórum TechTudo.

Como excluir um WordArt

Excluir um WordArt é tão simples quanto qualquer outro texto do Word, Excel, PowerPoint e outros. Basta marcar a caixa (forma) e pressionar “Delete” ou clicar com o botão direito do mouse e selecionar “Recortar”.

Apague WordArts individualmente quando quiser (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Apague WordArts individualmente quando quiser (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Maria Antônia
    2018-08-30T12:56:39

    Que Word Art feia