Celular

21/03/2016 07h00 - Atualizado em 21/03/2016 07h00

Zenfone 2 é bom? Veja se o celular da Asus compensa o preço

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Zenfone 2 é um celular dual-chip da Asus com preço de intermediário, mas que tenta oferecer experiência de top de linha. Ganhando popularidade no Brasil por seu custo-benefício, o principal atrativo do smartphone é a memória RAM, que tem os mesmos 4 GB encontrados em modelos mais caros, como o Samsung Galaxy S7. Porém, o modelo da fabricante taiwanesa não se resume a isso: também traz tela grande Full HD, Android 5.0 e outras vantagens custando cerca de R$ 1.400.

Zenfone 2 e mais: veja os celulares da Asus que receberão Android 6.0

Conheça cinco características da ficha técnica do Zenfone 2 e saiba se ele é bom o suficiente para valer o investimento do seu dinheiro no celular.

Design e cores disponíveis

Zenfone 2 é vendido em quatro cores (Foto: Divulgação)Zenfone 2 é vendido em quatro cores (Foto: Divulgação/Asus)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O Zenfone 2 tem um visual já característico dos smartphones da Asus no Brasil. Isso inclui traseira com uma leve curvatura para facilitar a pegada, algo bem-vindo em um aparelho de grandes proporções – para ser exato, com 152,5 mm de altura, 77,2 mm de largura e 10,9 mm de espessura, um dos mais avantajados do mercado.

O material utilizado, com exceção do vidro Gorilla Glass 3 na parte frontal, é somente plástico, que tenta imitar metal em algumas partes do corpo. Outro atributo marcante do Zenfone são os botões Home, Voltar e Multitarefa do Android, que não ficam dentro da tela como em modelos concorrentes, deixando mais espaço aproveitável no display.

O Zenfone 2 é vendido nas cores preta, vermelha, prata e dourada, em qualquer versão do aparelho disponível no Brasil.

Tela e Desempenho

Desempenho do Zenfone 2 é bom graças a 4 GB de RAM e processador Intel (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Desempenho do Zenfone 2 é bom graças a 4 GB de RAM e processador Intel (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


O carro-chefe do Zenfone 2 é o desempenho. Com 4 GB de RAM, o usuário pode ficar tranquilo na hora de abrir vários aplicativos sem perder velocidade. As tarefas são feitas com agilidade, desde o carregamento de vídeos com internet Wi-Fi ou 4G, até a transição entre apps pesados. Usar quaisquer programas ou jogos também não é problema: com um processador quad-core da Intel, o aparelho tende a dar conta do recado.

A tela é grande, de 5,5", ideal para quem gosta de assistir a muitos vídeos e navegar na web sem comprometer o tamanho de textos e imagens. A resolução, que é Full HD (1920 x 1080 pixels), não é ruim, mas não oferece a mesma definição que modelos tops de linha alcançam com paineis Quad HD (2K), de fabricantes como Motorola, Samsung, LG e Apple.

Câmera

Zenfone 2 tem câmera traseira potente, com 13 megapixels de resolução (Foto: Divulgação/Asus)Zenfone 2 tem câmera traseira potente, com 13 MP de resolução (Foto: Divulgação/Asus)

A câmera do Zenfone é competente, com 13 MP de resolução, e está na média do que oferecem os melhores concorrentes da mesma faixa de preço. As fotos tendem a ser nítidas durante o dia, com rendimento mais baixo em ambientes escuros iluminados com o flash embutido. Nesse modelo, vale lembrar, não há o foco rápido a laser oferecido pela Asus unicamente no Zenfone 2 Laser.

A câmera frontal tem 5 megapixels de resolução, o suficiente para tirar selfies de boa qualidade com a ajuda de luz do sol ou artificial. A abertura é boa, de f/2.0, facilitando a entrada de luz e evitando fotos tremidas. Porém, não espere qualidade acima da média.

Versões e Preço

Versão dourada com 32 GB de armazenamento é a mais cara (Foto: Divulgação/Asus)Versão dourada com 32 GB de armazenamento é a mais cara (Foto: Divulgação/Asus)

A Asus trouxe para o Brasil algumas versões do Zenfone, incluindo uma com 2 GB de RAM, que foi recentemente abandonada. Atualmente, é possível encontrar na loja oficial e em outros revendedores modelos com 4 GB de RAM e duas opções de memória interna: 16 GB e 32 GB.

A variante mais barata, de 16 GB, pode ser adquirida online por até R$ 1.200 em qualquer cor. Já o Zenfone 2 de 32 GB é vendido por, no mínimo, R$ 1.450 nas cores preta e vermelha, e por até R$ 1.799 em prata ou dourado.

Concorrentes

Moto X Play e LG G4 são dois dos principais concorrentes do Zenfone 2 (Foto: Divulgação)Moto X Play e LG G4 são dois dos principais concorrentes do Zenfone 2 (Foto: Divulgação/Motorola e LG)

Um dos principais concorrentes do Zenfone 2 é o Moto X Play, da Motorola. Ele custa menos de R$ 1.500 e tem configurações similares, como processador e câmera, embora tenha só 2 GB de RAM. Seu principal diferencial, porém, é a bateria, que tem 3.630 mAh de capacidade e é responsável por deixar o smart da Motorola ligado por quase dois dias.

Outro adversário é o LG G4, que é vendido por um preço abaixo da média para um top de linha, R$ 1.700. Seu destaque vai para a câmera de 16 MP, que é uma das melhores do mercado – se não a melhor – devido a um conjunto de estabilização óptica de imagem, foco a laser, abertura de f/1,8 e sensor frontal de 8 megapixels. O G4 também tem uma tela melhor, com resolução Quad HD e as mesmas 5,5" do Zenfone.

Outros concorrentes são o Apple iPhone 5S, Motorola Moto Maxx e Samsung Galaxy S5.

Conclusão

O Zenfone 2 traz um conjunto difícil de bater se comparado com aparelhos intermediários, principalmente nos quesitos performance e câmera. Porém, com o reajuste de preço que sofreu com a alta do dólar, sua versão mais cara (32 GB prata ou dourado) acaba ficando na mesma faixa do LG G4, que é superior em quase todos os quesitos, e próximo do patamar de outros celulares como o Galaxy S6.

Porém, sua compra é altamente recomendada se você optar pelas versões mais baratas e buscar, na medida do possível, o menor valor disponível em sites de comparação de preço. A versão de 16 GB, por exemplo, é difícil de ser batida por qualquer outra opção no mercado se for adquirida por cerca de por R$ 1.200.

Zenfone 2 ou Galaxy S7, qual é o melhor? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jefferson Batista
    2017-10-16T10:03:05

    Fiz a besteira de comprar um, péssimo, horrível, trava a todo momento. Imprestável

  • Ikehara Jorge
    2016-03-22T08:50:06  

    Pra quem estiver pensando em comprar, o modelo com 16 giga não vem com o carregador rápido e alguns vem com processador menor com apenas 1,8GHZ ao invés de 2,3GHz. Não faz muita diferença mas é bom saber o que você está comprando.

    recentes

    populares

    • Ikehara Jorge
      2016-03-22T08:50:06  

      Muito bem lembrado Jorge!

  • Fernanda Mello
    2016-03-22T09:25:57  

    Mais barato no Brasil por esse preço 1450,00 é melhor comprar um J7 SAnsung por 1.500,00 aqui Na minha cidade

    recentes

    populares

    • Fernanda Mello
      2016-03-22T09:25:57  

      A idéia é que o zen 2 bater de frente com o s7 porém com preço menor, então obviamente ele seria melhor que o J7.

    recentes

    populares

    • Fernanda Mello
      2016-03-22T09:25:57  

      Com todo respeito, comparar um Zenfone 2 com um J7 chega às raias do absurdo. Total desconhecimento.

  • Mauricio Machado
    2016-03-22T10:08:32  

    Barato? R$1.400,00?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

    recentes

    populares

    • Mauricio Machado
      2016-03-22T10:08:32  

      Pensando em custo benefício sim é barato

    recentes

    populares

    • Mauricio Machado
      2016-03-22T10:08:32  

      Frente aos concorrentes é barato sim.

  • Rômulo
    2016-03-22T11:12:57  

    Comprei o de 32 gigas por 1230 (frete grátis) numa promoção de uma grande loja na internet. Por este valor acredito q não existam celulares de 32 gigas de rom e 4 gigas de ram.

    recentes

    populares

    • Rômulo
      2016-03-22T11:12:57  

      Não existe mesmo amigo!

  • Mirlene Monteiro
    2016-03-21T15:59:02  

    tenho um zen fone e não troco por nenhum outro.. amei

    recentes

    populares

    • Mirlene Monteiro
      2016-03-21T15:59:02  

      rsssssssssssssssss

    recentes

    populares

    • Mirlene Monteiro
      2016-03-21T15:59:02  

      Único problema mais sério e o fato de só ter Internet no chip um muito chato isso

  • Rodrigo Henrique
    2016-08-16T11:33:31

    Bom... ZF2 é bom? Sim! Mas tem 3 pontos negativos graves. Vamos lá: 1) chip 2 apenas 2G (ridículo isso), tela sem brilho, sem cores e extremamente frágil (gorila glass aqui parece lenda), saída da intel do ramo mobile (caras, aqui complica td, adeus updates do android). Bateria já é algo que depende muito do uso então prefiro não opinar, felizmente o carregador turbo dele é um dos melhores que já vi.

  • Cleiton Santos
    2016-03-21T21:28:48  

    Pena gostaria de comprar esse da asus, mas vou ter que optar por outra marca pelo simples fato de não ter tv...eu uso esse recurso de mais no trabalho , e em alguns locais. espero que nos próximos eles coloquem tv.

    recentes

    populares

    • Cleiton Santos
      2016-03-21T21:28:48  

      Procura por Asus Live DTV

    recentes

    populares

    • Cleiton Santos
      2016-03-21T21:28:48  

      TV no trabalho? O que você faz? É funcionário público

  • Kamylo
    2016-05-30T10:25:09

    Aguem conhece o Alcatel Pop C-7 ?

  • Francisco Ramos
    2016-03-24T16:43:19  

    Comprei assim que chegou no brasil antes da alta do dólar ,paguei 1.500,00 na versão de 32GB dourado e estou bem satisfeito ,só acho que poderia ter Gorila glass 4 ao invés do 3

    recentes

    populares

    • Francisco Ramos
      2016-03-24T16:43:19  

      Porém.........

  • Isaquehg
    2016-03-23T20:32:54

    Cara a interface do zenfone e bom dmais ate o android 5 q eu detesto ficou otimo no zenfone sem tirar o desempenho mas o ruim e a bateria q descarrega mt rapido qndo NAO esta usando

  • Victor Corrêa
    2016-03-22T11:29:24  

    Esse aparelho não compete com o G4 da LG, pois mesmo com grande quantidade de memória RAM, seu processador, sua tela e principalmente suas câmeras não se comparam.

    recentes

    populares

    • Victor Corrêa
      2016-03-22T11:29:24  

      E o preço do G4... sem tirar a interface do zenfone so ela vale pelo preco

  • Juan Paulo
    2016-03-22T08:10:59  

    fui ler os comentários e tive câncer aff

    recentes

    populares

    • Juan Paulo
      2016-03-22T08:10:59  

      Por que? Pra você, ler é algo assim tão difícil de fazer?

  • André Santos
    2016-03-21T22:20:28  

    Tenho Zenfone 5. Boa câmera, boa tela, mas me decepciona profundamente: bateria. O desempenho da bateria do Zenfone é péssimo. É um bom aparelho no que se refere ao custo benefício, mas o fator bateria é pífio. Estou falando do aparelho que uso desde novo, na caixa, todos os dias. Um colega tem Zenfone 2 (e aí estou reproduzindo o que ele afirma) e me disse o seguinte: o aparelho em si é bom, é uma evolução do Z5 com a mesma bateria. Tendo em vista que o meu leva duas a três cargas por dia, realmente, eu não vejo a hora de vender e pular pro Moto Maxx ou Moto X Play.

    recentes

    populares

    • André Santos
      2016-03-21T22:20:28  

      Bateria depende do uso. Se esta sempre ligado e sempre fuçando, vai descarregar mais rapido. Meu Zenfone 2, se eu deixar no modo economico e não mexer nele dura uns 4 dias tranquilo.

    recentes

    populares

    • André Santos
      2016-03-21T22:20:28  

      Pra que vc quer ter um cel e não mexer?

  • Thiago Lima
    2016-03-22T11:45:27

    Ótimo, comprei já faz uns 6 meses e até agora não tenho nada a reclamar. Muito bom, o melhor custo benefício do país. Muito potente, roda qualquer jogo e a bateria dura 2 dias.

  • JOSE CAPELLA
    2016-03-22T11:41:33

    Barato ? Só para quem tem dinheiro para pagar mais de 6.000,00 numa porta de correr e chama triplex de "minha casa, minha vida"...

  • Notebookk Tecnica
    2016-03-22T09:45:41  

    Gostaria de saber o que é definição de barato no Brasil, porque dizer que é barato um Smartphone custar R$ 1400,00 isso é chamar o povo de bobo, quanto custa esse mesmo telefone em outros países, uns $150.

    recentes

    populares

    • Notebookk Tecnica
      2016-03-22T09:45:41  

      prefiro xiaomi

    recentes

    populares

    • Notebookk Tecnica
      2016-03-22T09:45:41  

      Olha tenho um Zenfone 2 aqui no japão e paguei 53.784 Ienes convertidos dão R$ 1.740,00 a diferença não é o valor do aparelho, e sim quanto você ganha porque aqui com uma semana de trabalho eu paguei a vista o aparelho, o que deixa eles baratos são pacotes oferecidos pela operadora.

  • Amaury Junior
    2016-03-22T11:28:52

    Comprei um Zenfone 6, queimou no primeiro mês, enviei para conserto, não recebi de volta e não consigo falar com a ASUS, não recomendo em hipótese alguma.

  • Gilberto Filho
    2016-03-22T11:28:23

    O iPhone SE mandou um abraço pra vocês.

  • Linguador
    2016-03-21T16:41:28  

    Tenho um iPhone 6S de 128GB e não troco por nenhum xing-ling... Amém!

    recentes

    populares

    • Linguador
      2016-03-21T16:41:28  

      ISSO DEVE SER ALGUM MOLEQUE DE 13 OU 14 ANOS, QUE TEM UM MOTO G1 QUE O PAI DEU E QUE SE PASSAR DE ANO NA ESCOLA O PAI VAI DAR O G2. KKKK

    recentes

    populares

    • Linguador
      2016-03-21T16:41:28  

      E desde quando um produto da INTEL eh xing ling sua @nt@?

  • Carlos Alberto
    2016-03-22T10:48:38  

    Não recomendo, tela muito frágil, bateria ridícula, pelo preço dele tem aparelhos melhores, nem sempre tudo que prometem vale a pena, ia esquecendo a câmera noturna é horrível.

    recentes

    populares

    • Carlos Alberto
      2016-03-22T10:48:38  

      concordo plenamente, comprei um zenfone (um) na época do lançamento e a tela trincou no bolso, a garantiu não cobriu.

  • Emerson Bahia
    2016-03-22T11:23:02

    Realmente, não é barato. Mas é um excelente aparelho "intermediário". Já tive Motorola, Samsung e não troco por nada!

  • Carla Silva
    2016-03-22T09:17:06

    Acabei de adquirir um Asus Zenfone Selfie, antes tinha receio por não conhecer a marca e o aparelho, minha irmã já tinha um Zenfone 5 primeira geração... ela sempre elogiou o aparelho e suas funções, velocidade, espaço, etc. Pesquisei bastante e não troco mais esse aparelho, ele é muito bom e funciona 4G que pra mim é bom... Eu recomendo!!!

  • Arthur Santos
    2016-03-21T19:33:54  

    barato? estamos em um país de classe C, barato seria menos de 500!

    recentes

    populares

    • Arthur Santos
      2016-03-21T19:33:54  

      Fast shop R$ 1.452,23 à vista de 32G dourado, na Cissa magazine Zenfone 2 16GB R$ 1.309,99, e o Laser R$ 1.022,99

    recentes

    populares

    • Arthur Santos
      2016-03-21T19:33:54  

      Paguei 1032 na promoção, recomendo o aparelho se encontrarem nessa faixa

  • Ivaldo Junior
    2016-03-21T19:30:22  

    Vocês poderia colocar os sites que vendem a esse preço, pois é impossível encontrar....

    recentes

    populares

    • Ivaldo Junior
      2016-03-21T19:30:22  

      EU comprei na FAST

    recentes

    populares

    • Ivaldo Junior
      2016-03-21T19:30:22  

      No site da fnac esta com ótimo preço!