Roteador

30/04/2016 07h00 - Atualizado em 30/04/2016 07h00

Como alterar o DNS no roteador D-Link e melhorar sua Internet

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

As operadores de Internet oferecem servidores próprios de DNS, serviço responsável por converter enderenços de IPs dos sites em nomes amigáveis. Entretanto, nem sempre os códigos são as melhores opções, podendo falhar e ou apresentar lentidão. Para contornar esses problemas, algumas alternativas confiáveis, como o OpenDNS e o Google Public DNS podem ajudar.

Trocou a senha do Wi-Fi? Veja como reconectar o computador na rede

Confira a dica e saiba como fazer a configuração do DNS de forma manual em aparelhos da D-Link. Para a mudança, você precisará saber o endereço de IP do seu roteador e o nome de usuário e senha para acesso ao aparelho.

Roteador D-Link AC 750 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) (Foto: Roteador D-Link AC 750 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))Veja como mudar o DNS de um roteador D-Link (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Passo 1. No navegador, digite o endereço de IP do roteador (geralmente 192.168.1.1) e pressione Enter. Feito isso, entre com o nome de usuário e senha do roteador;

Acesse a página de administração do roteador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse a página de administração do roteador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. A página de administração do aparelho será carregada. Nela, abra a aba “Avançado”;

Abra as configurações avançadas (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra as configurações avançadas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Passo 3. Agora, na barra lateral esquerda da página, clique em “DNS”;

Acesse as configurações de DNS (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse as configurações de DNS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Marque a opção “Definir DNS manualmente” e entre com os endereços dos servidores DNS que você quer usar. Por fim, clique em “Aplicar Alterações” para salvar.

Configurando um endereço DNS manual (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Configurando um endereço DNS manual (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto. Dessa forma, você poderá alterar o endereço DNS do seu roteador para resolver problemas relacionados à lentidão para carregar determinados sites ou a falhas de conexão.

Qual é o melhor canal de roteador wireless? Comente no Fórum TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eduardo Khauaja
    2016-04-30T11:49:13  

    Tenho um Dlink, fiz essa alteração sugerida. Funcionou mas perdi o acesso ao endereço do roteador (192.168.1.1). passei a receber msg que outro ip gerenciava esse recurso, ora 192.168.1.2 ora 192.168.1.8, não entendi pq. Entrei por outro dispositivo e restaurei a configuração original. Alguém sabe pq?

    recentes

    populares

    • Eduardo Khauaja
      2016-04-30T11:49:13  

      e cara que chama os outros de "mano" lá tem condição de opinar...

    recentes

    populares

    • Eduardo Khauaja
      2016-04-30T11:49:13  

      Eu fiz a alteração sugerida e melhorou a qualidade da navegação

  • Ivan Girao
    2016-04-30T18:40:27  

    Quer ver seu roteador voar, derrame um Red Bull nele. kkkkkk

    recentes

    populares

    • Ivan Girao
      2016-04-30T18:40:27  

      kkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Ivan Girao
      2016-04-30T18:40:27  

      Deve ser por que estais de luto serás o próximo kkk

  • Cristiano Miceli
    2016-05-01T12:10:26  

    KKKKKKKKKKKKKK...ESSE TECHTUDO É UMA PIADA !!!! SE VC CONSEGUIR VOAR COM ESSA MUDANÇA , TE DOU UM BEIJO NA BOCA . KKKKKKKKKKKKKKK......E OUTRA VAI TENTAR MUDAR O DNS DO ROTEADOR PRA VÊ SE A VIRTUA OU A VELOX ACEITA ?!?!? VAI LÁ !!! VCS DA GROBO TÃO DE BRINKS.

    recentes

    populares

    • Cristiano Miceli
      2016-05-01T12:10:26  

      Aceita sim cara, uso net virtua e uso o dns do google e é mais rápido para resolver os nomes dos sites. Fiz um comparativo usando o dns do net virtua e do google. Enquanto que o dns do net virtua quando digito o site ele apresenta na barra debaixo do navegador "conectando-se" e demora alguns ms a mais, no dns do google é instantâneo, já vai logo abrindo o site. É pouco, mas faz diferença na abertura de sites.

    recentes

    populares

    • Cristiano Miceli
      2016-05-01T12:10:26  

      se eu fosse vcs mudaria o firmware do rotiador , meu rotiador e um tp link 740n , era lento travava a net wifi , caia toda hora . Depois que instalei o firmware da gargoyle , meu rotiador parou de travar e cair , sem fala que nunca mais deu conflito de ip .as vezes tinha que reinicia ele antes .

  • Carbono14
    2016-04-30T21:59:30  

    Aqui vende TEKPIK ?

    recentes

    populares

    • Carbono14
      2016-04-30T21:59:30  

      melhor solução se possivel almente a velocidade de sua net ai sim,alta velocidade e abertura das pagina em segundos.

    recentes

    populares

    • Carbono14
      2016-04-30T21:59:30  

      kkkkkkkkk

  • Marcelo Dias
    2016-05-01T09:01:47  

    Pra deixar o roteador voando pegue o seu, retire os cabos e tire da tomada, vá até a janela e arremesse bem alto. Mas lembre-se de anotar o endereço que será jogado.

    recentes

    populares

    • Marcelo Dias
      2016-05-01T09:01:47  

      kkkkkkkk

  • Letícia
    2016-04-30T15:27:41  

    -Digi te no Google: cupom des conto agregador net...Tem cupom de 50% das melhores lojas hoje !

    recentes

    populares

    • Letícia
      2016-04-30T15:27:41  

      Enfie esse cupom no ponto de encontro entre suas fezes e o sanitário!

    recentes

    populares

    • Letícia
      2016-04-30T15:27:41  

      pena que aqui não tem caretinha de kkkkkkkkkkk

  • Jorge Junior
    2016-05-01T10:53:15  

    3 Dicas que realmente funcionam para melhorar o WiFi na sua casa: 1 - Compre um roteador melhor 2 - Compre um repetidor 3 - Seja Feliz =)

    recentes

    populares

    • Jorge Junior
      2016-05-01T10:53:15  

      Aí a gente erra alguma coisa, e o roteador não volta mais do mundo dos mortos.

  • Willian Costa
    2016-04-30T11:07:23  

    Da pra por asas na internet ? que maravilha a tecnologia, só pode ser coisa de 'Deus'...

    recentes

    populares

    • Willian Costa
      2016-04-30T11:07:23  

      Qual o melhor?

    recentes

    populares

    • Willian Costa
      2016-04-30T11:07:23  

      Quem entende não fala que entende. Quem acha que entende no fundo não entende nada entendeu? ? ? ?

  • Gislei Pimentel
    2016-05-01T08:55:49

    E só assinar a GVT / VIVO so o tody

  • Vicente Nascimento
    2016-05-01T08:15:51

    vou tentar fazer em casa minha internet tá muito lenta, até chego a pensar que meus arquivos veem de tartarugasnet!.

  • Cassiano Filho
    2016-05-01T08:07:24

    Quem manda na velocidade da Internet se chama operadoras....essa matéria se chama falta do que escrever.

  • Raposão Marrento
    2016-05-01T01:47:38  

    Só entrei pra ver os comentários mesmo

    recentes

    populares

    • Raposão Marrento
      2016-05-01T01:47:38  

      O que achou??

  • Antonio Almeida
    2016-05-01T00:25:44  

    O meu roteador é Cisco, o que eu faço??? Já tentei colocar um bombril na antena mas pouco melhorou. Techtudo, me ajude por favor.

    recentes

    populares

    • Antonio Almeida
      2016-05-01T00:25:44  

      compra outro

  • Caio Costa
    2016-05-01T01:20:35

    Reportagem tosca e inútil, 3 minutos perdidos a toa!!!!

  • Alexandro Justo
    2016-04-30T22:45:39

    por um momento pensei, será que isso é verdade?? não, sei que não.. mas vou lá só pra deixar um comentario..não tenho nada melhor pra fazer do que isso... então está aqui, meu comentario sobre isso.. TOSCO, INUTIL.. e KKKKKK. tchau

  • Bruno Ferreira
    2016-04-30T19:08:19

    Helito Bijora, estudante do quarto ano de engenharia civil e jogador de Team Fortress 2 nas horas vagas. Usuário satisfeito do Windows 7, mas brinca com Linux e Mac OS sempre que pode. Esse é o cérebro por trás dessa matéria magnifica e surpreendente! Parabéms Techtudo por desperdiçar o meu tempo! Obrigado.

  • Felipe Motta
    2016-04-30T20:08:46

    kkkkkkkkkkkkkk q piada de matéria.

  • Souza
    2016-04-30T13:57:17  

    os servidores de DNS servem para converter os endereços que vc digita no navegador em IP e para te dar segurança que os sites que vc está entrando não é fraudulento. Ao meu ver o que pode melhorar é a entrada na pagina inicial do site (um DNS pode fazer essa conversão mais rapido doq outro), mas depois que vc entra no site e está navegando dentro dele o DNS não tem poderes para fazer sua internet ficar mais rapida

    recentes

    populares

    • Souza
      2016-04-30T13:57:17  

      esse manja ......................

    recentes

    populares

    • Souza
      2016-04-30T13:57:17  

      ...dos paranauê!!! kkkkk

  • Roberto Ribeiro
    2016-04-30T18:48:15

    DNS é a sigla em inglês para Domain Name System (Sistema de Nomes e Domínios, em português), responsável por descodificar os nomes dos domínios dos sites que as pessoas digitam nos navegadores web em números IP. não tem anda a haver com aumento de velocidade, matéria sem noção kkkkkk

  • Herbert Felix
    2016-04-30T18:35:34

    Mais uma matéria do TechTudo pra deixar a internet "voando"

  • Kamylo
    2016-04-30T11:16:49

    Tem programas na internet que fazem uma varredura e te indicam os DNSs mais próximos e mais rápidos. Esse do ex. acima é do Google, mas será desativado em breve.