Roteador

28/04/2016 06h00 - Atualizado em 28/04/2016 12h01

Como alterar o DNS no roteador TP-Link e melhorar sua Internet

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Mudar de servidor DNS (Sistema de Nome de Domínios, em tradução livre) pode melhorar a velocidade no carregamento de páginas na internet. O servidor é o responsável por fazer a conversão da URL em IP. É graças a ele que você digita no navegador www.techtudo.com.br no lugar de 186.192.82.155.

Como descobrir a senha do seu próprio Wi-Fi no Windows 10

Alterar o DNS direto no roteador tem suas vantagens. Todos os dispositivos conectados na rede vão utilizar o servidor configurado e você pode descobrir qual é o melhor de acordo com a sua conexão. Neste tutorial, aprenda como trocar o servidor DNS em roteadores TP-Link. O modelo utilizado foi o TL-WR841N.

Modelo usado no tutorial foi o TP-Link WRN841N (Foto: Divulgação/TP-Link)Modelo usado no tutorial foi o TP-Link WRN841N (Foto: Divulgação/TP-Link)

Passo 1. No navegador digite o IP do roteador, o padrão é 192.168.0.1, e o login e senha é admin/admin;

Acesse o roteador no browser (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)Acesse o roteador no browser (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 2. Vá no menu Interfaces LAN/WAN e entre nas configurações WAN;

Acesse as configurações WAN (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)Acesse as configurações WAN (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

Passo 3. Nas configurações WAN marque a opção “Usar estes servidores DNS”;

Marque a opção para configurar o uso de outros servidores DNS (Foto: Reprodução/Gabriel RIbeiro)Marque a opção para configurar o uso de outros servidores DNS (Foto: Reprodução/Gabriel RIbeiro)

Passo 4. Agora digite o IP dos servidores DNS primário e secundário. Clique em Salvar.

Digite o ip do servidor DNS e clique em Salvar (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)Digite o ip do servidor DNS e clique em Salvar (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

Pronto, agora todos os dispositivos da rede que estiverem usando servidor DNS automático vão utilizar o servidor configurado direto no roteador. 

Qual é o melhor canal de roteador wireless? Comente no Fórum TechTudo 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rudney Silva
    2017-04-14T10:40:38  

    Procurei algo a respeito para saber se havia alguma forma de melhorar minha conexão da NET e acabei caindo nessa matéria. Fiz a alteração do DNS e piorou totalmente. Voltei às configurações originais, que atendem bem...

    recentes

    populares

    • Rudney Silva
      2017-04-14T10:40:38  

      Coloquei DNS 208.67.222.123 e no segundo coloquei 208.67.220.123 que é mais seguro

  • Fernando Gomes
    2016-04-28T18:55:07  

    faltou dizer que esses DNS são do google. Já faz algum tempo que eu uso e posso dizer que funciona bem melhor que o DNS do provedor especialmente no streaming de video,. caso do Youtube e Netflix. ANTES DE SAÍREM FALANDO QUE É BESTEIRA PROCUREM SE INFORMAR

    recentes

    populares

    • Fernando Gomes
      2016-04-28T18:55:07  

      Passa o número do primário e secundário do DNS do Google aí, please!

    recentes

    populares

    • Fernando Gomes
      2016-04-28T18:55:07  

      O meu n ta salvando :c

  • Nícolas Corrêa
    2016-07-15T18:00:50  

    Quer melhorar teu roteador? Só atualizar o firmware do router para OpenWRT ou DD-WRT. Melhora em 300%. E sobre o DNS, estes firmwares fazem cache de dns para que deixe a internet um pouco mais rápida. Mas mudar os DNS não é a solução de uma internet rápida não...

    recentes

    populares

    • Nícolas Corrêa
      2016-07-15T18:00:50  

      O cache de DNS no roteador pode também causar problemas, pois aumenta o processamento o equipamento, causando quedas. O Ideal é usar o DNS da operadora de internet. Já que ela possui um servidor específico para o DNS.

  • Bruno Rodrigues
    2016-07-15T22:23:55

    Faltou dizer que a velocidade da internet não muda, o que muda é o tempo de resposta da navegação, também faltou mencionar que nem sempre o DNS do Google é o mais rápido, tbem faltou citar algum aplicativo para medir qual seria o melhor DNS pra cada caso (dnsbench), enfim, muita gente vai mudar o DNS e não vai sentir diferença nenhuma, internet de 2 mb vai continuar 2 mb

  • Atanagildo Hora
    2016-04-29T07:43:01  

    Alguns que comentam aqui é o chato do saco do chato! Se acham a bala que matou o Kennedy em informática! kkkkk

    recentes

    populares

    • Atanagildo Hora
      2016-04-29T07:43:01  

      CONTINUEM COM O SEU GALERA...... TIME QUE ESTA GANHANDO......BLA BLA BLA.....

    recentes

    populares

    • Atanagildo Hora
      2016-04-29T07:43:01  

      Qual é o DNS alternativo

  • Thiarles Rocha
    2016-07-15T22:43:41  

    Posso estar enganado!! Mas esse DNS do google já não foi desabilitado no Brasil?

    recentes

    populares

    • Thiarles Rocha
      2016-07-15T22:43:41  

      Não

  • Bruno Rodrigues
    2016-07-25T17:41:46

    Sério que ainda não tiraram essa matéria absurda do ar!?

  • Edivaldo Silva
    2016-04-28T22:13:54  

    O pior é que alguns criticam, mas se esquecem que muitas pessoas não conhecem muito de informática e configurações diversas...o que pode ser fácil para você pode ser uma grande ajuda a outros! Boa TechTudo

    recentes

    populares

    • Edivaldo Silva
      2016-04-28T22:13:54  

      joga ele pela janela voa que e uma beleza

  • Magrelo Pokokilo
    2016-04-28T20:31:27

    e so baixa o programa nanebech , ele procura o melhor servidor , ai e so colocao melhor ue eles indica , esse 8.8.8.8 e furada .

  • Fabio Nasareth
    2016-04-28T16:45:08  

    Isso fará minha internet ser ilimitada no futuro?? kkk patético demais este post... Dns do google deixa mais rapido? pelo amor neh? Conf o DNS do provedor ficará com certeza mais rapido!

    recentes

    populares

    • Fabio Nasareth
      2016-04-28T16:45:08  

      O do Google é mais rapido que o do provedor. Alias, o DNS de provedor é bem lento para atualizar mudanças de IPs dos servidores da Internet, eles utilizam caches de até 2 dias atrás... Forá que até o ping para 8.8.8.8 e 8.8.4.4 com certeza é mais baixo que o ping para o DNS padrão de qualquer provedor BR.

  • Alguém
    2016-04-29T10:12:25  

    Quer uma internet voando? Mude de país kk

    recentes

    populares

    • Alguém
      2016-04-29T10:12:25  

      Noooosssa que bom motivo para se escolher um país para mudar! Brasileiros, piada pronta.

    recentes

    populares

    • Alguém
      2016-04-29T10:12:25  

      País piada, povo piada índio.

  • Fabricio Vedana
    2016-05-03T23:23:07

    Por experiência própria. Tenho conexão da Net, deixaram o dns deles ou sei la de onde, e apareciam propagandas e sites do nada, bastava abrir o navegador. Troquei o dns pelos da google e resolvel, nunca mais paginas fantasmas, porem conexão ficou um pouco mais lenta.

  • Dj Maya
    2016-04-29T09:42:50  

    Muita gente se achando aí, criticando sem nem sequer saber o que significa o "truque". O melhor, no entanto, seria ter uma pequena máquina na sua rede que tivesse Linux instalado juntamente com o BIND e, porquê não, o SQUID. Montar um servidor Proxy e somar a ele um servidor de DNS para sua rede local é uma pedida excelente. Qualquer hora eu faço um tutorial disso aqui.

    recentes

    populares

    • Dj Maya
      2016-04-29T09:42:50  

      no meu roteador nao funcionou esses numeros

    recentes

    populares

    • Dj Maya
      2016-04-29T09:42:50  

      Pois é, e sem falar que o mais recomendado é mudar o DNS localmente, no próprio sistema operacional (No Windows, Propriedades de Redes). Além disso, nesse mesmo roteador (que eu também uso) tem uma opção de fornecer o DNS via DHCP, que é muito mais seguro do que alterar via conexão WAN.

  • Tiago Oliveira
    2016-05-01T11:58:03

    dessa forma você abre as portas para clonarem seu DNS, fazendo seus roteadores se tornarem potencialmente formadores de maquinas zumbis.

  • Alexandre Prazeres
    2016-04-28T23:43:14  

    Renomeia ai para : Truque simples no seu provedor deixa internet 'voando'; aprenda a fazer: pegue o telefone, ligue para seu provedor e peça um plano de maior velocidade. FUNCIONA 100% TESTADO E APROVADO

    recentes

    populares

    • Alexandre Prazeres
      2016-04-28T23:43:14  

      Kkkkk, Alexandre. Tô rindo até agora do seu comentário. Amei.

    recentes

    populares

    • Alexandre Prazeres
      2016-04-28T23:43:14  

      Não se teu provedor sacaneia e fica em 40% da velocidade prometida.

  • Eduardo Pszczol
    2016-04-29T10:26:25

    Isso é uma potencial grande besteira. Primeiro que estes DNS são do Google, sim eles podem ser rápidos, provavelmente mais rápidos e confiáveis do que os BIND da NET, porém as outras grande operadoras, Oi, Tim, Vivo (GVT) não utilizam BIND, e sim um DNS Carrier Class, aproximadamente 7 vezes mais rápido do que o BIND, e ainda tem a questão que é SEMPRE melhor utilizar um DNS o mais próximo possível para diminuir a latência da resposta, então, se o Google é rápido, mas o servidor está longe, fica tão ruim quanto.

  • Vitto Breno
    2016-04-30T21:57:53

    so funciona com essa marca de roteador?

  • Marcio Alves
    2016-04-30T20:41:01

    eu sou do tempo do modem para acesso discado da Us Robotics, a garotada aqui era tudo bebe rs

  • Eduardo Pszczol
    2016-04-29T11:06:14

    O problema de usar o DNS do google, é que se eles já te espionam com as buscas que você faz, utilizando o DNS deles, 100% do que você usa na internet passa por eles, pelo menos o endereço, então eles REALMENTE sabem de tudo que você faz na internet... pois para eles não tem marco civil!!!

  • Oswaldo Silva
    2016-04-28T12:21:00  

    Se você colocar o DNS errado, vai é piorar, e muito a sua internet. Até mesmo parar de navegar. O DNS costuma vir automaticamente da sua operadora, consulte antes os melhores endereços ou não faça nenhuma alteração.

    recentes

    populares

    • Oswaldo Silva
      2016-04-28T12:21:00  

      negativo ronan

    recentes

    populares

    • Oswaldo Silva
      2016-04-28T12:21:00  

      pra configurar vc precisa colocar um numero de dns fixo, e nao apenas deixar em branco

  • Ademir Gomes
    2016-04-29T10:26:18

    o meu roteador nossa voa mesmo eu joguei ele pela janela , caiu em uma velocidade impressionante, nem precisou de Red BUL

  • Léo Maia
    2016-04-29T07:53:39  

    Esse passo a passo tb dá certo com o roteador da Asus modelo RT-N10+?

    recentes

    populares

    • Léo Maia
      2016-04-29T07:53:39  

      Dá com qualquer roteador. Só você configurar um DNS fixo.

  • Pierre Barbosa
    2016-04-29T09:27:22

    Ótima dica mas as vezes estes DNS não funcionam em alguns sites , impedindo de abri-los.Fica a dica.

  • Rodrigo
    2016-04-28T14:21:45  

    Pessoal também pegou uma implicância com o Techtudo....tudo criticam... tem que ver que o publico alvo do site são pessoas com baixo conhecimento em informática, são sempre dicas simples...

    recentes

    populares

    • Rodrigo
      2016-04-28T14:21:45  

      Eu entro aqui só pra ler os comentários e RIR, mas nada contra, todo tipo de informação por mais simples que seja, é válido. Obrogado TÉKIMUNDO pelo stand-up diário de internetvideocasseteeoscarroloko!!!

  • Josh Dilson
    2016-04-29T08:02:01

    Simples dica? Imaginem se não fosse?