Produtividade

09/04/2016 09h00 - Atualizado em 09/04/2016 09h00

Como inserir nota de rodapé no Word

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Como o próprio nome já diz, uma nota de rodapé é um tipo de anotação que é colocada ao pé de uma página. O recurso é usado em documentos impressos para explicar, comentar ou fornecer referências sobre o texto em um documento. Bastante útil em determinados tipos de texto (principalmente em livros), uma nota de rodapé complementa e esclarece, sem atrapalhar o desenrolar do texto, pois fica a parte deste. Se você escreve com frequência e gostaria de usar essa facilidade no Microsoft Word, veja nesse tutorial como inserir nota de rodapé no Word.

Oito dicas imperdíveis para elevar seu nível no Microsoft Word

Word 2016 (Foto: Reprodução)Word 2016 (Foto: Reprodução)

O Word permite adicionar notas de Rodapé (que ficam no rodapé da página) e notas de fim (que ficam no fim do texto). Ambas são praticamente a mesma função, mas são utilizadas em diferentes situações e necessidades. Por causa da maneira como é apresentada, uma nota de rodapé é composta por duas partes que são vinculadas: a marca de referência de nota no texto e o texto da nota correspondente, no final do texto.

Esquema de layout de uma nota de rodapé e de fim no Word (Foto: Divulgação/Microsoft)Esquema de layout de uma nota de rodapé e de fim no Word (Foto: Divulgação/Microsoft)

Embora possa parecer complicado, não se preocupe, pois o Word faz tudo isso para automaticamente, como você verá abaixo:

Passo 1. Execute o Word e abra o arquivo que deseja adicionar uma nota de rodapé ou nota de fim;

Passo 2. Posicione o cursor depois da palavra que você deseja criar uma nota;

Posicionando o cursor do mouse depois da palavra a ser explicada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Posicionando o cursor do mouse depois da palavra a ser explicada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Clique na aba “Inserir”;

Acessando a aba Inserir no Word (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a aba "Inserir" no Word (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Dentro da aba “Inserir”, clique no ícone “Inserir Nota de Rodapé” (ou Nota de Fim”, se for o caso);

Inserindo uma nota de rodapé ou nota de fim no Word (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Inserindo uma nota de rodapé ou nota de fim no Word (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Imediatamente, você será levado para a rodapé (ou para o fim do texto) e já poderá digitar a nota;

Passo 6. Se quiser mudar a fonte e o recuo da nota, clique no botão “Formatar Notas de Rodapé (ou Fim). Faça as modificações e depois confirme ou cancele, para volta a edição da notas;

Escolhendo a formatação da nota de rodapé (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo a formatação da nota de rodapé (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Quando termina de editar a nota, basta clicar fora da área de edição para voltar ao texto.

Sempre que quiser editar alguma nota, clique na opção “Mostrar Notas de Rodapé ou “Mostrar notas de Fim”

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

O Word numera automaticamente as notas de rodapé e notas de fim para você. Mesmo assim, você pode usar um único esquema de numeração em todo o documento, ou se quiser, pode usar diferentes esquemas de numeração dentro de cada seção de um documento.

Pronto! Com o recurso de notas de rodapé ou notas de fim, você poderá explicar melhor seus textos, sem complicar a linha de raciocínio do mesmo.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares