Diagnósticos e melhorias

14/04/2016 09h00 - Atualizado em 14/04/2016 09h00

Como usar o Speed Fan e descobrir se seu PC está quente ou lento

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Speed Fan é um programa gratuito e leve que ajuda o usuário a descobrir a temperatura do computador, a porcentagem de uso da CPU e outros detalhes. Além disso, faz monitoramento de hardware no computador e personaliza as informações que você deseja visualizar. O escaneamento do sistema é automático: basta rodar o recurso para acessar os dados. Vale lembrar que o super aquecimento no PC pode travar o sistema, causar lentidão e falhas no processamento. Confira como instalar e usar o Speed Fan.

Como usar o Clean Master para limpar e deixar o PC mais rápido

Como instalar o Speed Fan

Passo 1. Faça o download do Speed Fan no computador, clicando no botão de “Baixar”. Quando terminar, clique duas vezes no arquivo baixado para executar;

Baixe o Speed Fan no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Baixe o Speed Fan no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Selecione o botão de “I Agree” para iniciar a instalação. Depois, confirme em “Next”;

Concorde com os termos e inicie a instalação do programa no PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Concorde com os termos e inicie a instalação do programa no PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Aperte o botão “Install” e aguarde o processo de instalação ser concluído. Clique em “Close” para fechar.

Conclua a instalação do Speed Fan no PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Conclua a instalação do Speed Fan no PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como usar o Speed Fan

Passo 1. Ao terminar a instalação, abra o programa, clicando duas vezes no ícone que aparecerá na Área de Trabalho. Na aba “Readings” aparece a análise de hardware do PC. Em CPU Usage, a porcentagem de uso em tempo real. Logo abaixo está o dado de RPM (rotação por minuto). Um alto uso constante pode indicar que algo está forçando sua máquina e pode causar lentidões;

Confira a porcentagem de uso da CPU e dado de rotação por minuto (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Confira a porcentagem de uso da CPU e dado de rotação por minuto (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Já na lateral direita da mesma aba estão as temperaturas dos componentes. Note que há um símbolo de “check” para os quesitos que estão normais, de “seta azul pra baixo" para os que estão com temperatura reduzida, de “seta vermelha pra cima” para os itens que estão aquecendo e de “chama” para os que já estão com temperatura elevada. Alta temperatura pode travar ou causar falhas no sistema;

Confira a temperatura em Celsius de cada componente no PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Confira a temperatura em Celsius de cada componente no PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Em “Configure” personalize quais itens deseja visualizar na análise de hardware, na aba “Temperatures”. Marque o que preferir, inclusive em cada Core do processador, e confirme em “Ok”;

Configure os dados que deseja visualizar na análise do PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Configure os dados que deseja visualizar na análise do PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Na aba “Exotics” o usuário vê um panorama expandido das informações, com temperatura dos componentes (com ícone e Celsius), tempo no qual o PC esteve ligado, frequência, porcentagem da bateria do notebook, uso de cada Core do processador (porcentagem em tempo real) e RPM da CPU. Para mostrar as informações, clique no botão “Show the Magic”;

Veja um panorama com informações de hardware do computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Veja um panorama com informações de hardware do computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Em “Smart” o usuário pode analisar a performance do Hard Disk (HD interno), para ver se há erros em “Status” e fazer testes completos no botão “Extended test” ou mais rápidos no “Short test”. O resultado aparece na listagem. A barra de performance fica na base da tela;

Analise o Hard Disk do seu computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Analise o Hard Disk do seu computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Por último, visualize gráficos em tempo real na aba “Charts”. Marque os componentes de hardware que deseja visualizar no gráfico, selecione o item de análise, como “temperatura” e aguarde. A imagem é atualizada a cada 3 segundos.

Veja os gráficos com as análises de hardware do PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Veja os gráficos com as análises de hardware do PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Os testes foram feitos em um computador com Windows 10. Se o seu notebook ou PC está esquentando demais, confira outras dicas

Meu computador está muito lento, como resolver? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares