Placas

11/04/2016 07h00 - Atualizado em 11/04/2016 07h00

GeForce ou Quadro: qual a diferença entre as placas da Nvidia?

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A NVIDIA comercializa duas grandes linhas de placas de vídeo: GeForce e Quadro. Apesar de usarem os mesmos processadores, as peças apresentam configurações diferentes, principalmente de performance e aplicações. 

Como identificar uma placa de vídeo falsa e pedir o dinheiro de volta

Confira as principais diferenças entre as placas GeForce e Quadro e veja qual se encaixa melhor no que está procurando. Na ponta do lápis, uma GeForce GTX 980, com o processador GM204, custa por volta de R$ 2.800. A Quadro M5000 sai por R$ 13.800.

GeForce

As Geforce não usam tecnologias e otimizações presentes nas Quadro (Foto: Divulgação/Nvidia)As GeForce não usam tecnologias e otimizações presentes nas Quadro (Foto: Divulgação/Nvidia)

As placas de vídeo da Nvidia com o nome GeForce compõem a família destinada a consumidores domésticos: desde usuários comuns, que procuram uma boa peça para equipar um PC de boa performance em geral, até gamers e entusiastas, que investem um bom dinheiro para ter as melhores placas possíveis.

Na comparação com as Quadro, a grande diferença é o fato de que, na prática, a Nvidia não fabrica placas GeForce. A fabricante vende o processador e o design de referência para que empresas como MSI, EVGA e Asus criem suas versões de determinada placa de vídeo. Isso explica porque uma GeForce GTX 980 da EVGA pode ser bastante diferente da equivalente fabricada pela Asus, por exemplo.

As GeForce também são desenvolvidas e suportadas pela Nvidia de forma a ressaltar suas capacidades nos cenários em que serão tipicamente usadas, no caso em jogos e em programas de edição de imagem e vídeo.

Quadro

As Quadro custam bem mais caro e são destinadas para uso profissional (Foto: Divulgação/Nvidia)As Quadro custam bem mais caro e são destinadas para uso profissional (Foto: Divulgação/Nvidia)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

As placas Quadro são comuns em laboratórios, instituições de pesquisa e grandes empresas. Ao contrário das GeForce, seu uso é profissional, já que uma série de aspectos de design fazem dessas placas muito mais eficientes na hora de renderizar imagens e calcular um enorme volume de dados graças a implementação de driver direcionada a essas realidades.

Se as GeForce são produzidas com um controle relativamente pequeno da fabricante, aqui a situação é completamente diferente: as Quadro são desenvolvidas e fabricadas pela Nvidia, que mantém controle quase total dessa linha, já que a oferta por terceiros é bem menor.

As Quadro usam os processadores gráficos de melhor qualidade fabricados pela Nvidia, o que garante que rodem também com chips que devem garantir vida útil maior. Além disso, tecnologias empregadas na pca e na memória garantem que as peças tenham mecanismos para correção de erros.

Qual GPU é melhor para jogos atuais? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Guto Melo
    2016-06-07T11:06:25  

    Faltou demonstrar as diferenças em termo de hardware? O que fazer ser uma da outra, o que uma tem de melhor que a outra não tem?

    recentes

    populares

    • Guto Melo
      2016-06-07T11:06:25  

      Como dito, ambas utilizam o mesmo chip gráfico, ou seja, são a mesma placa. Quanto ao hardware o que diferencia é a quantidade de memoria de vídeo e leves diferenças nas specs (pode pesquisar, nada relevante). A GRANDE diferença está nos drivers das placas quadro, que são voltados para os mercados profissionais. Esses drivers fazem toda a diferença na utilização de softwares profissionais extremamente pesados. Nesse ponto é onde as Quadro se diferenciam das Geforce. Espero ter ajudado.