Media centers

29/04/2016 07h00 - Atualizado em 29/04/2016 07h00

Vale a pena trocar o Chromecast de primeira geração pelo de segunda?

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

O Chromecast 2, a segunda geração do dongle HDMI do Google, chegou ao Brasil. O aparelho transforma televisores comuns em Smart TVs e tem preço sugerido de R$ 399. O valor foi anunciado com grande diferença em relação a primeira versão do eletrônico, que começou a ser vendido no mercado nacional por R$ 199. 

Novo Chromecast ou nova Apple TV: qual media center vale a pena comprar?

Mas será que a mudança no preço aponta para melhoras significativas no aparelho? Confira o que mudou do Chromecast de primeira geração para o Chromecast 2 e descubra se vale a pena trocar o seu media center. 

Design da segunda versão foi totalmente reformulado (Foto: Caio Bersot/Techtudo)Descubra se vale a pena trocar o primeiro Chromecast pelo novo dongle do Google (Foto: Caio Bersot/Techtudo)

Design renovado

A principal mudança de uma geração para outra é, sem dúvida, o design. A primeira versão do Chromecast, lançada no Brasil em 2014, se parece muito com um pendrive. Já a segunda versão lembra um disco de hóquei. 

O cabo HDMI, que se conecta à TV, é flexível e se encaixa magneticamente na parte traseira do Chromecast 2, o que facilita o transporte.

Se você já tem o Chromecast 1 e nunca encontrou problemas ao conectá-lo à TV, o design da nova versão não é uma justificativa para a troca de equipamento. No entanto, se sua TV ficar em uma posição que dificulta a instalação da primeira geração, o modelo redondo pode ser uma boa opção. 

O Chromecast 2 oferece melhor conectividade (Foto: Caio Bersot/Techtudo)Design da segunda versão foi totalmente reformulado (Foto: Caio Bersot/Techtudo)

Mais antenas e melhor conectividade

Se por fora as mudanças são facilmente perceptíveis, por dentro o novo Chromecast não trouxe grandes novidades. Os componentes internos, no hardware, são praticamente os mesmos do primeiro dongle e a diferença é que agora o aparelho possui três antenas separadas, o que melhora a estabilidade da conexão.

O Chromecast 2 também é dual band, ou seja, pode trabalhar tanto em redes de 2.4 GHz de frequência como em redes de 5 GHz. Além disso, o eletrônico do Google ficou compatível com o padrão de redes Wi-Fi 802.11ac, que é mais rápido e tem uma taxa de transferência maior.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

chromecast (Foto: Caio Bersot/Techtudo)Novo aparelho aceita padrão de redes mais rápido e com maior taxa de transferência (Foto: Caio Bersot/Techtudo)

Um algoritmo especial controla o uso das antenas e decide qual é a melhor frequência para o momento, dependendo de vários fatores. Isso garante que o streaming e o espelhamento de tela ocorra sem lags, delays ou travamentos. Assim a transmissão de conteúdo sempre será fluída e sem interrupções.

Embora tenha chegado com melhorias neste ponto, o Chromecast de primeira geração ainda realiza as funções de conectividade de forma muito satisfatória. É possível que exista um delay de 1 ou 2 segundos ao iniciar um aplicativo ou começar um streaming, mas não é nada que prejudique totalmente a experiência de uso.

Preço

O primeiro Chromecast foi lançado no Brasil com preço inicial de R$ 199. Dois anos depois, a versão aprimorada chegou custando o dobro. Considerando que a primeira versão do dongle ainda funciona perfeitamente, o investimento na troca dos aparelhos pode não valer a pena. 

Para quem o Chromecast 2 é indicado?

chromecast (Foto: Caio Bersot/Techtudo)Segunda geração pode evitar problemas futuros com a primeira versão do Chromecast (Foto: Caio Bersot/Techtudo)

Se você ainda não comprou nenhum Chromecast e achou interessante as possibilidades que o pequeno aparelho oferece, a compra pode trazer vantagens. Mesmo considerando as futuras atualizações, a segunda geração provavelmente vai durar dois anos sem apresentar qualquer tipo de problema.

Porém, ao adquirir a primeira versão do Chromecast agora, após a chegada do novo modelo, logo o dongle ficará obsoleto e você terá que fazer um investimento para atualizar o aparelho. 

Assim, se você já tem o dongle 1, continue com o eletrônico e economize o seu dinheiro. Mas, se você ainda não tem nenhum media center do Google e deseja desfrutar de todas as funcionalidades, a segunda geração é uma escolha.

O que levar em conta na hora de comprar um Chromecast? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Henrique Garcia
    2016-07-30T14:29:21

    Eu tenho os dois . O 1 para quem tem internet abaixo de 2 mb é o idealo. O 2 pela transmissão ser feita em 1920x1080 enquanto no 1 a transmissão é feita em 1080x720 é para quem tem uma internet acima de 5 mb aí roda legal e a diferença nas imagens entre eles são notaveis

  • Flaviano Soares
    2016-04-30T06:45:52  

    Gente alguem pode dizer onde posso comprar esse aparelho

    recentes

    populares

    • Flaviano Soares
      2016-04-30T06:45:52  

      Flavio que loja você comprou o seu? poderia me informar?

    recentes

    populares

    • Flaviano Soares
      2016-04-30T06:45:52  

      Gente procurem no Mercado Livre que lá encontram até por 180R$!

  • Victor Ortega
    2016-07-26T12:35:02  

    Se eu comprar um chromecast 2 nos states funciona de boa aqui?

    recentes

    populares

    • Victor Ortega
      2016-07-26T12:35:02  

      Sim! Perfeitamente!

  • Bruno Andrade
    2016-07-25T23:59:22

    Tenho a primeira geração. Nunca me deu problemas, sempre vejo filmes online nele. Comprei na Black Friday por 120 no ano passado. Creio que se for pra ter os mesmos apps compatíveis, eu prefiro ficar com o meu mesmo, pelo preço desse ai, por mim, não vale a pena o "upgrade".

  • Lazaro Neto
    2016-04-29T17:53:26  

    COMPREI ISTO TEM UNS 4 MESES.. BRASIL ATRASADO MESMO !

    recentes

    populares

    • Lazaro Neto
      2016-04-29T17:53:26  

      Valeu Suquinho Rico.

    recentes

    populares

    • Lazaro Neto
      2016-04-29T17:53:26  

      Valeu Riquinho Rico

  • Fábio Dougherty
    2016-05-01T12:23:33  

    "Investimento" é o que se aplica, esperando um retorno financeiro... A palavra que vcs deveriam usar é CUSTO!

    recentes

    populares

    • Fábio Dougherty
      2016-05-01T12:23:33  

      Não necessariamente um retorno financeiro.

    recentes

    populares

    • Fábio Dougherty
      2016-05-01T12:23:33  

      Exato Gustavo, investimento é a aplicação de algo (novamente não necessariamente dinheiro) visando obter um retorno, seja financeiro, conhecimento, qualidade de vida. No caso com certeza a intenção é a qualidade de vida/lazer e não retorno financeiro.

  • Loubot
    2016-06-09T11:46:40

    Nos EUA custa $35. Vale a pena mesmo com Smart TV porque transmite de qualquer site da web a partir de qualquer computador, o que permite o uso de proxys e uma experiència de navegação melhor do que o browser da TV

  • Elso Ferreira
    2016-05-18T17:29:10

    muito bom esse aparelho! tenho um e nunca deu problema.

  • Celso Matsuda
    2016-04-29T14:25:33  

    compra uma smart tv seus pobres...!!!!!!!!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Celso Matsuda
      2016-04-29T14:25:33  

      Tem smartv que é muito pior que o chrome cast

    recentes

    populares

    • Celso Matsuda
      2016-04-29T14:25:33  

      rss

  • Geraldo Andrade
    2016-04-29T12:31:13  

    matéria , tipo, jabá! Tentando influenciar o consumidor!!! Comprei no Mercado Livre, faz 10 dias por R$ 165.90 com Nota Fiscal e frete grátis!!! Lá tem centenas de vendedores nessa faixa de preço. Porque pagar esse absurdo de R$ 399,00???

    recentes

    populares

    • Geraldo Andrade
      2016-04-29T12:31:13  

      Sim, muito bom. Melhor que as TVs Smarts, e olha que eu tenho TV 4K

    recentes

    populares

    • Geraldo Andrade
      2016-04-29T12:31:13  

      Geraldo, Muito obrigado.

  • Andre
    2016-04-29T10:21:08  

    Continua com os mesmos problemas. Eu tenho os 2 modelos e não minimizou as oscilações e quedas de sincronismo entre os dispositivos usados na conexão. O novo Chromecast é mas caro à toa.

    recentes

    populares

    • Andre
      2016-04-29T10:21:08  

      Ligia, a resolução de videos é a mesma, a única coisa que difere os dois é a questão de buffering, que a versão 2 possui mais poder de processamento do que a primeira

    recentes

    populares

    • Andre
      2016-04-29T10:21:08  

      diferença de buffering quase imperceptivo

  • Helio Bueno
    2016-05-01T10:39:38

    Vocês aí no Brasil, são mais que explorados, são assaltados...

  • Wenderson Bini
    2016-05-01T13:19:35

    Por 400 vale mais. Coloca um pouco de dinheiro e compra um ps3 usado.

  • Thinpúrro Asbola
    2016-04-29T16:21:52  

    Trouxe de Miami por USD 25,00.... Uma roubalheira e tanta!

    recentes

    populares

    • Thinpúrro Asbola
      2016-04-29T16:21:52  

      Bem baratinho em Miami, vou lá comprar então.

    recentes

    populares

    • Thinpúrro Asbola
      2016-04-29T16:21:52  

      Custa 25 dólares o antigo e "refurbished". O novo custa 35 dólares nos EUA. É só ver o site da Best Buy. A internet não te deixa mentir mais. shuahsuhauhsuahushas

  • Luis Pereira
    2016-04-30T10:41:43

    R$ 400 nisso? pelo amor de deus né...comprei o meu ano passado por 170 reais

  • Adilson Carvalho
    2016-04-30T10:19:35

    Quanto receberam do Google pra dizer "equipamento mágico" em pleno século XXI essas propagandas disfarçadas de notícia!

  • Eclair Maximiano
    2016-04-30T09:47:06  

    O que esse trem faz ?

    recentes

    populares

    • Eclair Maximiano
      2016-04-30T09:47:06  

      Trens foram fabricados para fazerem uma coisa só.

  • Carlos Rodrigues
    2016-04-30T10:07:55

    chromecast 1, 2, todos muito ruins. Prefiro apple tv tem a conexão mais estavel

  • Nara Martins
    2016-04-29T16:22:43  

    Será que funciona na minha TV Telefunken Preta&Branca de tubo arredondado fabricado em 1962?

    recentes

    populares

    • Nara Martins
      2016-04-29T16:22:43  

      Quer vender?

    recentes

    populares

    • Nara Martins
      2016-04-29T16:22:43  

      Paguei 250 dólares nas válvulas da minha Telefunken TTV36L 19" modelo T434. Era dos meus avós. Ela tá restaurada e avaliada em 1.200 dólares. Queria passar filmes antigos. Ela pega canais abertos.

  • Leandro Moreira
    2016-04-30T08:56:42

    As legendas no Netflix utilizando meu chromecast 1 ficavam atrasadas e às vezes nem apareciam. Não comprem se for utilizar o Netflix.

  • Moacir
    2016-04-29T22:20:44  

    No brasil nao existe nem definiçao para tamanho roubo, 30 dollares um aparelho desse aqui no EUA!!

    recentes

    populares

    • Moacir
      2016-04-29T22:20:44  

      Breno

    recentes

    populares

    • Moacir
      2016-04-29T22:20:44  

      O de primeira geração comprei em lojas de informática......o segunda pode ver na internet ou na Santa Ifigênia em sampa

  • Antonio Carlos
    2016-04-30T07:00:57

    O que existe de mágico nisto.somente? Rsss santa incompetência para descrever um equipamento

  • Andre Coelho
    2016-04-29T22:47:23

    Não tem diferença nenhuma para usuário doméstico comum., alias, tem sim, o preço. Não vale a pena a troca, muito menos a procura pelo novo. A não ser que queira ostentar.. aí é outra história.

  • Rodrigo Silva
    2016-04-29T20:48:50  

    399,00 reais não vale a pena esta muito caro

    recentes

    populares

    • Rodrigo Silva
      2016-04-29T20:48:50  

      Custa na verdade de 160 a 220

  • Long Silver
    2016-04-29T20:16:47

    Neste TechTudo tudo é mágico ou bizarro. Bizarro é usar estas expressões para definir tecnologia.