Sistemas Operacionais

12/05/2016 13h55 - Atualizado em 12/05/2016 13h55

Canonical corrige 15 falhas no núcleo no Ubuntu; saiba atualizar kernel

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Uma série de 15 falhas de segurança graves foram descobertas no kernel (núcleo) do Ubuntu, distro Linux desenvolvida pela Canonical. Os problemas, que acabam afetando diretamente as edições 12.04, 14.04 e 15.10 do sistema operacional, podem ser corrigidos com uma atualização do componente. Os problemas foram listados em avisos de segurança do Ubuntu, que esclarecem mais a fundo os riscos envolvidos em continuar usando o computador com o sistema operacional desatualizado. As falhas foram descobertas por desenvolvedores e hackers de Linux.

Windows 10 ganha build 14342 com mais extensões para Microsoft Edge

No total, são 15 problemas apontados e prontamente corrigidos, todos de alguma gravidade: o CVE-2015-8767, talvez o mais sério de todos eles, permite que um computador seja invadido remotamente, dando ao invasor a chance de causar travamentos no sistema. Outras brechas graves da lista não servem de porta para intrusos, mas permitem que informações sejam obtidas por invasores.

Canonical libera atualizações de segurança importantes para o kernel das versões 12.04, 14.04 e 15.10 do Ubuntu (Foto: Divulgação/Canonical)Canonical libera atualizações de segurança importantes para o kernel das versões 12.04, 14.04 e 15.10 do Ubuntu (Foto: Divulgação/Canonical)

Como corrigir o problema?

De acordo com a Canonical, a atualização do sistema é altamente recomendável para usuários das edições Ubuntu 12.04 LTS, Ubuntu 14.04 LTS, e Ubuntu 15.10. O processo de atualização é simples, bastando que seja usado um comando dentro do Terminal para dar a ordem de fazer o update:

sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade

Esse comando vai desencadear o processo de atualização do seu Ubuntu. O sistema operacional irá buscar pacotes atualizados em repositórios de confiança para uma série de aplicativos e recursos, além de aplicar modificações oficiais do kernel realizadas pela própria Canonical.

O que é kernel?

Processo de atualização pode ser realizado com comando simples no Terminal (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Processo de atualização pode ser realizado com comando simples no Terminal (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Kernel é um dos componentes que perfazem um sistema operacional, seja ele Linux, Windows, Mac OS e etc. Para entender melhor sua importância, basta compreendê-lo como uma camada básica do software operativo (kernel, em inglês, significa núcleo), responsável por estabelecer a comunicação entre o sistema e o hardware. Nessa analogia, em que o kernel é o núcleo, e a interface gráfica com que interagimos é uma camada que reveste o kernel, fica fácil entender por que ele é tão importante.

Como atualizar o kernel

É possível consultar a versão do kernel com o comando uname -r, sem as aspas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)É possível consultar a versão do kernel com o comando "uname -r", sem as aspas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

No Linux, há a possibilidade de atualização manual do kernel. Um usuário pode, por exemplo, substituir o kernel liberado pela Canonical por outro personalizado, com outros recursos habilitados, ou simplesmente mais recente.

A grande questão é que esse procedimento é bastante avançado, requer conhecimento mais aprofundado do Linux e não é livre de riscos: um processo de atualização mal sucedido, ou a aplicação de um kernel incompatível com a versão do sistema operacional e com o computador em si pode provocar uma série de erros, que vão desde instabilidades do sistema a travamentos constantes.

Para evitar traumas, a melhor maneira de garantir um kernel atualizado e um computador seguro é atualizando o sistema a partir do comando sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade. Isso garante que seu computador estará rodando a versão mais atual e oficial do kernel para Ubuntu.

Netflix não abre no Ubuntu (Linux), como resolver o problema? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Homem Negativo
    2016-05-12T22:34:17  

    Por isso que eu só uso Debian, Ubuntu é um sub sistema para cabeças de bagre. FORA PT!

    recentes

    populares

    • Homem Negativo
      2016-05-12T22:34:17  

      Tem que instalar pelo pendrive ou é pelo DVD

  • Wilber Barra
    2016-06-19T04:42:06

    ngm usa isso

  • Délio Monteiro
    2016-05-13T10:38:42

    Para atualizar: sudo apt-get update sudo apt-get dist-upgrade