Sistemas Operacionais

12/05/2016 11h00 - Atualizado em 12/05/2016 11h00

Como atualizar do Windows 7 para Windows 10

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Mesmo com a chegada do Windows 8 e Windows 8.1, o Windows 7 continuou sendo uma das versões do Windows mais usadas. Mas com a chegada do Windows 10, os usuários vão precisar mudar para esse novo sistema. A Microsoft até está distribuindo o sistema gratuitamente para que todos façam a atualização. Se ainda possui alguma dúvida sobre o Windows 10, veja algumas dicas. E, antes de atualizar o seu sistema, verifique se PC está preparado para suportá-lo.

Como atualizar do Windows 8 para Windows 10

Descubra o que é preciso para migrar do Windows 7 para o 10 (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)Descubra o que é preciso para migrar do Windows 7 para o 10 (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)


Verifique se o PC tem o hardware necessário

Se você está interessado em instalar o Windows 10, precisa verificar se o seu PC possui o hardware mínimo recomendado pela Microsoft. Atualmente, a configuração exigida é:

Processador
1 gigahertz (GHz) ou mais rápido ou SoC
Memória
1 gigabyte (GB) de RAM para a versão de 32 bits ou 2 GB para a de 64 bits
Espaço em disco
16 GB para a versão de 32 bits e 20 GB para a de 64 bits
Placa gráfica
DirectX 9 ou posterior com driver WDDM 1.0
Tela
800x600 pixels de resolução




As informações acima são uma recomendação mínima. Para usufruir de todos os recursos, o ideal é usar o hardware um pouco acima das indicações, de fabricação mais recente. Você pode ver as informações do hardware do seu PC consultando o manual dele ou conferindo as propriedade de sistema do Windows 7.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Verifique se seu PC tem o software necessário

De acordo com a página de especificações da Microsoft, para atualizar o Windows 7 para Windows 10, o computador precisa estar com a última versão do Windows 7 até o Service Pack 1 (SP1). O SP1 é um update que inclui atualizações de segurança, desempenho e estabilidade já lançadas para o sistema. Para verificar se está com a atualização, use o mesmo procedimento de verificação do hardware citado acima.

Se o Windows 7 ainda não têm essa atualização, o jeito mais fácil de obter o SP1 é ativar as atualizações automáticas no Windows Update, no Painel de Controle. Depois, é só esperar até o Windows 7 notificar que o SP1 está pronto para ser instalado. Demora cerca de 30 minutos e você precisará reiniciar o computador quando o processo estiver na metade.

Windows 7 atualizado e com o SP1 (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Windows 7 atualizado e com o SP1 (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)



Cuidados com o update

Os programas que funcionam bem no Windows 7 podem não se comportar do mesmo modo na versão 10. Para evitar surpresas, antes de atualizar, teste no Windows 10 aqueles programas que são importantes para você. É possível fazer isso instalando o Windows 10 em um virtualizador (como o VirtualBox ou VMWare Player) ou simplesmente instalando o programa em um computador que já esteja na versão.

Se puder, cheque também a compatibilidade dos periféricos do seu PC com o Windows 10. Neste caso, a verificação só será possível instalando em uma máquina com a nova versão do sistema. Pode ser complicado, mas vale a pena ser feito.

Ainda que o processo de atualização do Windows seja tranquilo, faça uma cópia de segurança dos seus arquivos pessoais. Depois disso, guarde-os em um local seguro, para o caso de precisar recuperar algo depois. Se preferir, deixe o seu computador preparado para receber o Windows 10.

Windows 10 tem updates em horas inconvenientes e causa polêmica na Internet (Foto: Divulgação/Microsoft)Atualize o sistema para o Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)


Opções de atualização

Depois de avaliar cada pré requisito e tomar todos os cuidados necessários, é hora de atualizar o sistema. Para fazer isso, você tem duas opções: usar o aplicativo que permite a migração (Obtenha o Windows 10 ou Get Windows 10) ou usar uma mídia de instalação.

O aplicativo de migração seria a opção natural para a maioria dos usuários do Windows 7, mas têm prazo de validade, que termina no dia 29 de julho. Após esta data, o aplicativo será removido e quem estiver interessado em baixar a nova edição precisa pagar. O preço anunciado pela desenvolvedora é de US$ 119 (cerca de R$ 420, sem taxas), mas o valor final nacional ainda não foi revelado pela Microsoft Brasil

Embora não seja o método recomendado pela Microsoft, quem optar por atualizar o sistema utilizando uma mídia de instalação, terá a comodidade de não depender da conexão de Internet. Quem fizer isso também não estará sujeito aos erros comuns em instalações online, como quedas de conexão e suas consequências.

Existe uma terceira opção mais radical, que só pode ser usada por quem não deseja manter arquivos ou aproveitar a atualização gratuita: fazer uma instalação limpa do Windows 10

Atualizando diretamente no windows 7

Para iniciar a atualização direta do Windows 7 para o Windows 10, basta atualizar o sistema e ficar atento na chegada da notificação do aplicativo Obtenha o Windows 10. Quando a notificação aparecer, você poderá atualizar imediatamente ou escolher um momento mais conveniente. Se isso não acontecer, reserve a sua atualização do Windows 10 ou force o download e a instalação do Windows 10.

Aplicativo Get Windows 10 no Windows 7 (Foto: Divulgação/Microsoft)Aplicativo Get Windows 10 no Windows 7 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Atualizando usando o instalador

Se optou por atualizar usando o instalador do sistema, você pode instalar o Windows 10 a partir de um pendrive bootávelMas se prefere usar um disco/DVD, também é possível. Quando usar o instalador, fique atento ao processo para utilizar a opção “Atualização” quando for solicitado e não mexa em nenhuma opção de formatação (apenas escolha a atual partição do Windows 7). Depois de atualizar o sistema, fique atento nas atualizações dos seus drivers no Windows 10.

Selecionando a opção Atualizar no instalador do Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Selecionando a opção "Atualizar" no instalador do Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)


Como recuperar apps removidos pela instalação do Windows 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Frederico Nakashima
    2017-04-24T17:41:55  

    tenho note com win7 de fabrica. Samsung nao recomenda atualizacao win10. Mas nao e mais seguro e agil?

    recentes

    populares

    • Frederico Nakashima
      2017-04-24T17:41:55  

      Pode até ser mais seguro e ágil, porém ainda é um sistema um pouco instável, não é suportado por todos os hardwares, por exemplo, eu tenho um notebook intel core i5, 4 gb de ram, que fica apitando cerca de 5 minutos antes de iniciar o windows 10, isto, por incompatibilidade com o S.O