Roteador

27/05/2016 07h00 - Atualizado em 27/05/2016 07h00

Como desabilitar função WPS no roteador

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Quase todos os roteadores têm a função WPS (Wi-Fi Protected Setup). O recurso serve para que o usuário possa configurar o mecanismo de segurança WPA de forma mais fácil, apenas inserindo um nome e senha para a rede. No entanto, nem sempre queremos que o roteador peça a senha. Às vezes você está recebendo visitas que querem acessar a Internet, mas não se sente a vontade de dizer o código de acesso. Neste caso, por exemplo, é possível simplesmente desativar o WPS no roteador e depois voltar a ligá-lo.

Veja dicas para turbinar o seu roteador e melhorar navegação

Confira o passo a passo para desabilitar o WPS. No tutorial usamos o roteador TP-Link TD-W8951ND, mas é possível seguir as dicas em modelos de praticamente todas as fabricantes.

Modelo da TP-Link é o primeiro com tela touch a chegar ao Brasil (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo) (Foto: Modelo da TP-Link é o primeiro com tela touch a chegar ao Brasil (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo))Aprenda a desabilitar função WPS no roteador de maneira fácil e rápida (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Passo 1. Digite o IP do seu roteador no navegador. Caso você não saiba, siga até o passo 3 deste tutorial para descobrir o número. Feito isso, digite o username e password para fazer o login (normalmente é “admin” nos dois campos, mas olhe atrás do roteador ou consulte o site da fabricante caso não entre);

Tela de acesso às configurações do roteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Tela de acesso às configurações do roteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 2. Clique na aba “Interface setup” (ou equivalente) e depois entre na opção “Wireless” (ou sem fio);

Aba de configuração de interface do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Aba de configuração de interface do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Já na seção “Wireless”, localize a opção “Use WPS”, que por padrão fica marcado em “Yes” (sim). Desative o WPS selecionando o “No”, mas deixe o “Broadcast SSID” ativado – caso contrário os dispositivos não conseguirão visualizar sua rede Wi-Fi;

Destaque para opção No, que desativa WPS (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque para opção "No", que desativa WPS (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Ao fazer isso, o roteador irá atualizar e mostrar dois novos campos. Em “SSID”, digite o nome com o qual você quer que sua rede seja identificada; em “Authentication Type”, selecione “Disabled” para eliminar a exigência de senha;

Campos abertos após desativação do WPS (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Campos abertos após desativação do WPS (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Role a barra para baixo até encontrar o botão de salvar. Clique nele e pronto, você já desabilitou a função WPS no roteador.

Botão salvar aplica novas configurações no roteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Botão salvar aplica novas configurações no roteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Qual é o repetidor mais barato? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares