Celular

25/05/2016 10h00 - Atualizado em 25/05/2016 10h00

Como digitar com uma mão no teclado do Moto G e Moto X

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Todos os smartphones da Motorola, desde os primeiros Moto G e Moto X, têm uma função no teclado que facilita a digitação com uma mão. Com o recurso, é possível deslocar as teclas virtuais para os lados para diminuir a distância que os dedos precisam percorrer na tela, algo útil especialmente para quem tem aparelhos com tela grande.

O que esperar do Moto G 4: saiba o que pode mudar em relação ao Moto G 2015

A funcionalidade é do app Teclado Google, que vem pré-instalado nos modelos da fabricante e pode ser baixado como alternativa do teclado padrão em aparelho de outras marcas. Saiba como ativar o modo de uso com uma mão do Teclado Google (Google Keyboard) e dê um descanso para os seus dedos ao conversar no WhatsApp e outros mensageiros.

Tela do Moto X Style é de 5,7 polegadas (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo) (Foto: Tela do Moto X Style é de 5,7 polegadas (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo))Digite com uma mão em celulares com tela grande, como o Moto X Style (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Download grátis do app TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Passo 1. Atualize o aplicativo Teclado Google (Google Keyboard) para garantir que receberá a nova função no celular Android.

Passo 2. Abra o teclado em qualquer aplicativo, como o WhatsApp, e pressione o botão de enviar (no canto inferior direito) por um segundo até obter um menu secundário de botões. Arraste o dedo até a opção marcada na imagem abaixo.

Ative o modo de uso com uma mão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative o modo de uso com uma mão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Você verá o teclado posicionado mais à direita da tela, para facilitar o uso com uma só mão. Toque na seta lateral para mover o teclado e usar com a mão esquerda.

Mude o teclado de lado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mude o teclado de lado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Use o teclado com uma mão para alcançar todos os botões e digitar por swipe mais facilmente.

Aproveite a distância menor entre os botões (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Aproveite a distância menor entre os botões (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Para voltar ao layout normal, toque no botão de expansão no canto do teclado.

Volte ao layout normal quando quiser (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Volte ao layout normal quando quiser (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O recurso pode ser de mais utilidade no Moto X Style e sua tela de 5,7 polegadas. O mesmo vale para modelos menores, mas igualmente difíceis de usar com uma mão, como Moto X Play.

Como resolver o problema do Moto G 2 com a tela preta? Descubra no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tadashi Watari
    2016-05-25T18:35:14  

    O título desta matéria está completamente errado! Esta nova funcionalidade do Teclado Google não é exclusiva dos aparelhos Moto X e Moto G. Ela está disponível para qualquer aparelho compatível com a última versão do aplicativo!

    recentes

    populares

    • Tadashi Watari
      2016-05-25T18:35:14  

      Os editores sabem que se especificarem um ou dois aparelhos as chances de ganharem cliques aumentam. A "guerra de audiência" na internet está tão ridícula quanto na televisão.