Armazenamentos

01/05/2016 07h00 - Atualizado em 01/05/2016 07h00

Como recuperar arquivos corrompidos de um HD externo

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Perder arquivos armazenados no HD externo é desesperador, porém muito comum. O recomendado é ter backup dos dados mais importantes, mas, como não vivemos no mundo ideal, nem sempre salvamos os arquivos em mais de um lugar.

Como fazer backup no HD externo

Felizmente, nem tudo está perdido caso algum arquivo foi apagado ou corrompido. Há alguns ótimos programas que recuperam esses dados, como o EaseUS Data Recovery Wizard, que é gratuito e disponível para Windows e Mac. Neste tutorial, ensinamos a usar o software para restaurar arquivos corrompidos de um HD externo. Confira.

Veja como realizar backup do seu HD externo (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)Saiba como recuperar arquivos corrompidos de um HD externo (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)

Passo 1. Instale o EaseUS Data Recovery Wizard e abra o programa. Na tela inicial, selecione o tipo do arquivo que foi corrompido no seu HD externo, podem ser selecionados mais de um tipo. Clique no botão “Próximo”;

Tela de seleção do tipo de arquivo corrompido (Foto: Divulgação/Raquel Freire)Tela de seleção do tipo de arquivo corrompido (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Com o HD externo conectado ao PC, selecione a unidade correspondente ao dispositivo (neste exemplo, a unidade “G:”) e pressione o botão “Digitalizar”;

Seleção da unidade correspondente ao HD externo (Foto: Divulgação/Raquel Freire)Seleção da unidade correspondente ao HD externo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. O EaseUS Data Recovery fará a leitura de todos os arquivos do tipo selecionado no HD externo. Dependendo da quantidade de arquivos, o processo pode demorar horas. Se o arquivo desejado já tiver sido listado, você pode interromper a digitalização clicando nos botões “Pausar” ou “Parar”;

Destaque para botões de pausa na digitalização (Foto: Divulgação/Raquel Freire)Destaque para botões de pausa na digitalização (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Passo 4. Abra o diretório onde está o(s) arquivo(s) que deseja recuperar e selecione-o(s). Após selecionar todos os arquivos, aperte o botão “Recuperar”;

Seleção dos arquivos corrompidos para restauração (Foto: Divulgação/Raquel Freire)Seleção dos arquivos corrompidos para restauração (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Será aberta uma janela para escolha da pasta onde os arquivos recuperados serão salvos. Selecione um diretório ou crie uma nova pasta e pressione “OK”;

Escolha da pasta onde arquivos restaurados serão salvos (Foto: Divulgação/Raquel Freire)Escolha da pasta onde arquivos restaurados serão salvos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Como recuperar dados de um HD externo danificado? Participe do Fórum do TechTudo

Passo 6. Pronto, seus arquivos foram recuperados. O EaseUS Data Recovery criará uma pasta dentro do diretório selecionado com nome “Recovered data <data e hora da recuperação>”. Todos os arquivos recuperados estarão dentro dela.

Diretório com arquivos recuperados (Foto: Divulgação/Raquel Freire)Diretório com arquivos recuperados (Foto: Reprodução/Raquel Freire)






Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thales Lopes
    2019-01-17T16:03:06

    Boa tarde galera. Há dias estou pesquisando sobre um tema q não encontro soluções. Se alguém puder me ajudar, seria muito grato. HD externo NTFS que utilizei os melhores programas para recuperação dos dados e importei com sucesso (95gb). Os arquivos aparecem na pasta iguais aos que tinha no HD, tbm em formatos, tamanhos, tipo entre outras coisas, porém, quando peço para abrir qualquer arquivo que seja, recebo uma informação: (não há suporte para este formato de arquivo). Se alguém souber o que fazer, por favor!! Vlww

  • Gabriel Figueiroa
    2018-09-11T01:44:52

    Muito cuidado com "truques" se seus dados são importantes, confie seu HD apenas a um profissional de recuperação de dados, Doutor Do HD.

  • Israel Paz
    2016-05-02T01:13:18  

    Meu HD passou do formato FAT32 para RAW, já instalei vários programas para recuperar pelo menos o HD, mas não obtive sucesso com nenhum, já estou perdendo as esperanças, até tutoriais com Promp de comando já tentei e nada, se alguém souber me dá uma ajuda.

    recentes

    populares

    • Israel Paz
      2016-05-02T01:13:18  

      Israel Paz....arquivos raw é facial

    recentes

    populares

    • Israel Paz
      2016-05-02T01:13:18  

      Bruno onde vc pediu pra recuperar?

  • Claudio Pedreira
    2018-05-16T23:35:06

    Favor atualizar o artigo. Gratuito, só recupera até 2 Gb. Não é o melhor aplicativo disponível para windows.

  • Eleonai Vieira
    2018-04-12T08:59:51

    O programa é pago diz ser free , é uma mentira recupera 500 mbs e pede para pagar, uma propaganda enganosa não é free , perdi meu tempo para na hora de recuperar dizer que tenho que pagar, deve estar escrito que é trial e não free

  • Bruno Rodrigues
    2016-05-03T09:34:21  

    paguei 2 mil reais pra recuperar meus dados ... tentei todos os tipos de programa nada resolvia !

    recentes

    populares

    • Bruno Rodrigues
      2016-05-03T09:34:21  

      Gente, o meu problema é com meu HD de backup, eu uso um HD normal sem windows aonde salvo todos os meus backup's. Certo dia fui formatar meu computador e na hora da formatação acabei formatando meu HD de backup, pelos dados serem gravados em disco rígido espero que tenha uma forma de salvar esses dados, com esse programa é possivel recuperalos? Há alguma forma de faze-lo?

    recentes

    populares

    • Bruno Rodrigues
      2016-05-03T09:34:21  

      amigo tbm estou com esse problema

  • Walter Marques
    2017-09-24T22:41:45

    Esse programa é PAGO! E muito, mas muito básico mesmo, ele trava ao primeiro sinal de dificuldade, ele é extremamente pobre em recursos para recuperação efetiva de dados. Dica furada.

  • Matheus Willames
    2017-05-04T10:49:42

    Serve para HDs normais, do próprio PC?

  • Breno Ito
    2017-04-21T18:47:47

    Obrigado equipe Tech Tudo!!!