Computadores

13/05/2016 07h00 - Atualizado em 13/05/2016 09h48

Como testar o desempenho da memória RAM do computador

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Uma das melhores maneiras de descobrir como o seu computador está operando, principalmente na memória RAM, é por um benchmark. Esse teste avalia o desempenho de uma máquina, obtendo dados que permitem comparar suas capacidades com outros modelos. Existem vários programas especializados que oferecem este recurso, como o AIDA64, um programa gratuito para realizar o procedimento.

O que é memória RAM e qual é sua função?

Outros programas disponíveis são o PCMark e o SiSoftware Sandra. Você pode ver uma lista com outras opções neste guia do TechTudo. O resultado do benchmark depende de fatores como processador, placa-mãe e outros tipos de hardware. Para aprender como testar a memória do seu PC, confira os passos a seguir.

Veja como recuperar recursos e deixar seu notebook antigo mais potente (Foto: Thiago Barros/TechTudo) (Foto: Veja como recuperar recursos e deixar seu notebook antigo mais potente (Foto: Thiago Barros/TechTudo))Teste o desempenho da memória RAM do seu PC em poucos passos (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Abra o AIDA64 e clique em “Comparações”. Se a sua versão estiver em inglês, o termo usado é “benchmark”;

Programa possui ferramentas de testes para descobrir dados do computador (Foto: Reprodução/AIDA64)Programa possui ferramentas de testes para descobrir dados do computador (Foto: Reprodução/João Kurtz)

Passo 2. O software possui vários tipos de testes relacionados à memória. Escolha aquele que desejar e clique nele – os procedimentos seguintes são iguais para todos;

Aplicativo possui várias opções de testes de memória (Foto: Reprodução/AIDA64)Aplicativo possui várias opções de testes de memória (Foto: Reprodução/João Kurtz)

Passo 3. Será exibida uma lista de resultados relativos a várias combinações de memória, computadores e placas-mãe. Para descobrir onde o seu sistema se encaixa, clique no botão “Iniciar”, no menu superior;

AIDA64 permite comparar desempenho de computador com outros modelos (Foto: Reprodução/AIDA64)AIDA64 permite comparar desempenho de computador com outros modelos (Foto: Reprodução/João Kurtz)

Passo 4. Uma mensagem será exibida, informando que o teste está em andamento. Em seguida, uma nova entrada será adicionada à lista, com outra cor, mostrando o resultado encontrado em sua máquina e permitindo compará-la com outros computadores. Se você estiver usando a versão de testes, não será capaz de visualizar todos os dados.

Programa mostra lista de resultados para vários computadores e permite comparação (Foto: Reprodução/AIDA64)Programa mostra lista de resultados para vários computadores e permite comparação (Foto: Reprodução/João Kurtz)

Qual é o melhor programa para testar erros de memória RAM? Opine no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares