Produtividade

31/05/2016 06h00 - Atualizado em 31/05/2016 06h00

Não gosta do Windows 10? Saiba como fazer queixas diretas a Microsoft

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Feedback Hub é um aplicativo da Microsoft para Windows 10 que reúne novidades sobre o sistema operacional e dá ao usuário a chance de fazer reclamações direto aos desenvolvedores. Nele, o consumidor pode sugerir mudanças para a plataforma, relatar erros em aplicativos ou funções nativas do próprio sistema operacional. Também é possível avaliar e contribuir com opiniões de outras pessoas conectadas ao serviço para aumentar as chances que o tópico seja atendido. 

Microsoft trabalha em ferramenta de instalação limpa do Windows 10

Windows 10 tem aplicativos de Feedback para que usuários enviem reclamações (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 tem aplicativos de Feedback para que usuários enviem reclamações (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Instalação do Hub de Feedback

O Feedback Hub já vem automaticamente instalado nas últimas versões prévias do Windows. Para quem não possui, é necessário fazer parte do programa Windows Insider e baixar as builds de testes do sistema. 

Windows 10 tem aplicativo Feedback Hub para reclamações, mas instalação pode falhar (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 tem aplicativo Feedback Hub para reclamações, mas instalação pode falhar (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A Microsoft disponibilizou o Hub de Feedback na loja de aplicativos do Windows (microsoft.com/pt-br/store/apps/feedback-hub/) e alguns usuários conseguiram baixá-lo na versão estável do sistema.

Como fazer uma reclamação

Atualmente, o Feedback Hub está disponível apenas em Inglês, mas as reclamações podem ser postadas em qualquer língua. 

Passo 1. Na tela inicial do aplicativo, toque no botão Feedback, o segundo da coluna da esquerda;

Feedback Hub tem área específica para fazer reclamações no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Feedback Hub tem área específica para fazer reclamações no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Nessa tela, serão exibidas reclamações feitas por outros usuários. Toque na barra acima e digite sua reclamação;

Usuário deve procurar por reclamações iguais às suas antes de postar (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário deve procurar por reclamações iguais às suas antes de postar (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. O aplicativo vai mostrar reclamações com as mesmas palavras-chave da sua. Caso não encontre uma similar, toque sobre “Add new Feedback”;

Toque no botão para criar uma nova reclamação no Feedback Hub (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Toque no botão para criar uma nova reclamação no Feedback Hub (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Uma nova tela de feedback será aberta com a sua pergunta no campo “Summarize your feedback”. Acima, marque se trata de uma Sugestão (Suggestion) ou de um Problema (Problem);

Usuário deve indicar se Feedback é reclamação ou sugestão e dar um título (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário deve indicar se Feedback é reclamação ou sugestão e dar um título (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. Em “Give us more detail”, você pode descrever a reclamação ou sugestão com até mil palavras. Embora não seja obrigatório, isso ajudará a Microsoft e outros usuários a entenderem seu problema;

Usuários deve adicionar descrição para que Microsoft e outras pessoas entendam melhor (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuários deve adicionar descrição para que Microsoft e outras pessoas entendam melhor (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 6. Após digitar, toque no quadro abaixo de “Select a category and subcategory [...]” para determinar as categorias em que sua reclamação está relacionada. Em nosso exemplo selecionaremos, “Start and Action Center” (Menu Iniciar e Central de ações” e “All apps list” (Lista de todos os aplicativos);

Feedback deve ser adicionado em categorias e subcategorias para facilitar identificação (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Feedback deve ser adicionado em categorias e subcategorias para facilitar identificação (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 7. Se quiser adicionar um print relacionado ao problema, basta tocar em “Attach a screenshot” e selecionar a imagem;

Usuário pode enviar reclamação ou sugestão com print de tela se quiser (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode enviar reclamação ou sugestão com print de tela se quiser (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 8. Quando terminar, toque em “Submit”;

Ao fim de reclamação, usuário poderá submeter o post para o Feedback Hub (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Ao fim de reclamação, usuário poderá submeter o post para o Feedback Hub (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 9. O Window vai agradecer e a questão será disponibilizada para a avaliação de todos os outros usuários do Windows. Toque em “Go Back”.

Windows 10 confirmará o envio de reclamação no Feedback Hub (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 confirmará o envio de reclamação no Feedback Hub (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Como apoiar a reclamação de outras pessoas

Passo 1. Caso tenha encontrado uma reclamação semelhante à sua, clique no número ao lado dela para dar uma “Curtida”. Quanto mais curtidas tiver, maiores são as chances da Microsoft avaliar a reclamação;

Feedback Hub permite que usuário vote em reclamação de outros usuários (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Feedback Hub permite que usuário vote em reclamação de outros usuários (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Se quiser contribuir com mais detalhes sobre o problema ou sugestão, toque no post. Na tela seguinte, clique em “Add feedback details” para enviar uma print com o mesmo assunto;

Feedback Hub permite que usuário adicione prints a reclamações de outras pessoas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Feedback Hub permite que usuário adicione prints a reclamações de outras pessoas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. É possível comentar a reclamação. Basta tocar no campo indicado e escrever a sua opinião sobre isso. Ao fim, toque em “Submit” para enviar o comentário.

Feedback Hub permite comentários em reclamações e sugestões de outros usuários (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Feedback Hub permite comentários em reclamações e sugestões de outros usuários (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Quais placas de vídeo podem ser usadas com Windows 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Como fazer reclamações com o Windows Feedback (versão antiga)

Caso tenha a versão estável do Windows 10 e não conseguiu instalar o Feedback Hub, é possível fazer reclamações com a Microsoft a partir do “Feedback do Windows”. O app é a versão mais antiga e que deve ser substituída pelo Feedback Hub no Anniversary Update, prevista para julho.

Passo 1. Abra a caixa de pesquisa do sistema e digite “Windows Feedback” ou “Feedback do Windows”. Toque no aplicativo indicado;

Windows Feedback pode ser usado para reclamações no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Feedback pode ser usado para reclamações no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Na tela inicial, é possível navegar por categorias para reclamações na parte esquerda da tela ou digitar o seu feedback no quadro indicado para procurar por sugestões semelhantes;

Windows Feedback também permite que pessoas façam pesquisas por tópicos similares (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Feedback também permite que pessoas façam pesquisas por tópicos similares (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Caso não ache nenhuma reclamação semelhante à sua, toque sobre o botão “Add new Feedback”;

Windows Feedback poderá ter nova reclamação criada se não houver similares (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Feedback poderá ter nova reclamação criada se não houver similares (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. O preenchimento das reclamações é exatamente o mesmo do Feedback Hub. Indique primeiro se é uma sugestão ou problema. Abaixo, é preciso digitar o título junto com a descrição, já que essa versão do app não faz a separação;

Windows Feedback tem título de reclamação e descrição no mesmo campo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Feedback tem título de reclamação e descrição no mesmo campo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. Selecione a categoria, subcategoria e, se quiser, envie um print para deixar a reclamação mais completa;

Windows Feedback tem categorias de reclamações e espaço para prints (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Feedback tem categorias de reclamações e espaço para prints (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 6. Quando finalizar, toque em “Post Feedback” para publicar reclamação;

Windows Feedback postará a reclamação do usuário para avaliação da Microsoft (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Feedback postará a reclamação do usuário para avaliação da Microsoft (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 7. Assim como no Feedback Hub, também é possível curtir uma reclamação com um “upvote”, enviar comentários e postar um print. Com isso, o usuário poderá ajudar que o seu problema seja avaliado mais rápido pela Microsoft.

Windows Feedback permite que usuário interaja com reclamações de outras pessoas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Feedback permite que usuário interaja com reclamações de outras pessoas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares