Roteador

23/05/2016 07h00 - Atualizado em 06/06/2016 09h22

Veja dicas para turbinar o seu roteador e melhorar navegação

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Turbinar o roteador pode ser uma alternativa essencial para quem quer melhorar a navegação na Internet. A lentidão e as falhas frequentes na rede, além de irritar o usuário, podem causar transtornos graves e comprometer horas de trabalho.

Repetidor ou roteador mais potente? Veja o que vale mais a pena

Para evitar que você passe por isso, confira seis dicas simples e eficientes para melhorar o funcionamento do seu roteador. As recomendações podem ser aplicadas em qualquer modelo, de qualquer fabricante.

Roteador-home-11 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Seis dicas podem ajudar a turbinar seu roteador; confira (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

1) Altere o DNS

Alterar o DNS impacta diretamente na velocidade da Internet. O ajuste faz a ponte entre o computador e o servidor que hospeda o site, transformando as URLs digitadas na barra de endereço em IPs. Quanto mais descongestionado o servidor DNS estiver, mais rápido a página será carregada.

Você pode descobrir o melhor DNS através de programas como Namebench, disponível para Windows, Linux e Mac OS, conforme explicado neste tutorial. Sabendo o código, você pode alterá-lo direto no roteador. Veja o passo a passo de como realizar o procedimento em aparelhos TP-Link e em roteadores D-Link.

Configuração de servidor DNS no roteador D-Link (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Configuração de servidor DNS no roteador D-Link (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

2) Configure a frequência

Se seu roteador é dual band, alterar a frequência pode ajudar a melhorar o sinal do Wi-Fi. Isso porque a banda de 2,4 GHz, definida por padrão na maioria dos roteadores, é muito congestionada. A configuração é usada por vários aparelhos domésticos além do roteador, como microondas e telefones sem fio, o que faz o sinal ficar mais fraco.

Confira este tutorial sobre como mudar a configuração de frequência do roteador e escolha a banda de 5 GHz, que é mais livre.

3) Altere a largura do canal

Os roteadores trazem uma configuração chamada largura do canal (ou bandwidth), que trazem as opções 20 ou 40 MHz. Os canais são uma fração da banda e determinam a capacidade de transferência de dados. Isso significa que um canal com largura de 20 MHz é mais estreito e, portanto, passa menos informação que um de 40 MHz.

A alteração do bandwidth é feita nas configurações do roteador, conforme explicado neste tutorial. Vale ressaltar, porém, que aparelhos single band (2,4 GHz) tendem a operar melhor com a largura em 20 MHz. Se o seu tiver suporte à faixa de 5 GHz, mude a largura para 40 MHz para obter melhores taxas de transferência.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Alterar largura do canal pode melhorar transferência de dados (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Alterar largura do canal pode melhorar transferência de dados (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

4) Atualize o firmware

As fabricantes estão constantemente desenvolvendo novas versões de software para seus roteadores. Os updates sempre trazem melhorias no desempenho, que se traduzem em maior velocidade de navegação. Cada modelo é atualizado de uma maneira diferente, por isso é importante entrar no site da companhia e buscar orientações detalhadas.

Em todo caso, veja um guia geral de como atualizar o firmware.

5) Troque a antena

Trocar a antena do roteador é outro jeito de turbinar o aparelho. A mudança por uma com maior ganho, valor expresso em dBI, pode ajudar o sinal a chegar mais longe na casa. Neste artigo confira quando é recomendado trocar a peça e quando é preferível adotar outras medidas.

Troque a antena do roteador (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Troque a antena do roteador (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

6) Use o QoS

Quase todos os roteadores atuais têm QoS (Qualidade de Serviço), que consegue tratar o tráfego na rede de diferentes formas. Com a ferramenta, você pode escolher quais são os programas mais importantes, que receberão prioridade na navegação.

Suponha que você está vendo um vídeo no YouTube e definiu que o serviço é prioritário através do QoS. Mesmo que alguém na sua rede comece a baixar um arquivo grande, a largura de banda usada para essa atividade secundária será tão pequena que não haverá interferência no streaming. Assim, o vídeo não irá travar nem perder qualidade de imagem.

O recurso QoS é encontrado nas configurações do roteador. Geralmente a ferramenta se encontra na aba de funções avançadas, mas há fabricantes que dedicam um guia próprio para o recurso, tornando-o mais fácil de ser encontrado.

Qual é o repetidor mais barato? Comente no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Kamylo
    2016-05-23T14:05:44  

    Não disse nada que eu ainda não soubesse.

    recentes

    populares

    • Kamylo
      2016-05-23T14:05:44  

      Danilo, tem um programinha que vc baixa e instala. Ele vai fazer uma varredura nos DNSs disponíveis, calcular o mais rápido para a sua conexão, e te indicar. Ai é só você mudar e pronto. Não vou dizer que vai ficar 300% melhor, mas, vale a pena tentar.

    recentes

    populares

    • Kamylo
      2016-05-23T14:05:44  

      Não achei bom não, pois em alguns casos o problema é o roteador tipo: D-LINK DIR 615!!! USEI ESSE PROGRAMA RESOLVEU PORCARIA NENHUMA DA QUALIDADE DE CONEXÃO!! QUEM TIVER ROTEADOR BUGADO É MELHOR TROCA OU JOGA FORA!! ROTEADOR D-LINK É HORRIVEL AINDA MAIS O DIR 615!!

  • Danilo Rodrigues
    2016-05-23T20:23:22  

    Trocar DNS melhora mesmo a navegação em sites ? o meu roteador não é o TP link e nem o DLInk ?

    recentes

    populares

    • Danilo Rodrigues
      2016-05-23T20:23:22  

      Qual vcs usam?

    recentes

    populares

    • Danilo Rodrigues
      2016-05-23T20:23:22  

      Eu uso do TP Link

  • Rafael Areu
    2016-05-23T11:41:24  

    Até que enfim uma matéria bacana sobre roteadores. Quase não cliquei no link, pois a maioria das matérias sobre esse assunto são fracas e "velhas" conhecidas.

    recentes

    populares

    • Rafael Areu
      2016-05-23T11:41:24  

      Sergio pelo que entendi da sua pergunta vc esta falando so sina wi fi que não pega em uma determinada parte da sua casa correto? se for isso neste caso vc pode trocar a antena do seu roteador para uma de maior amplitude "antena de 54dbi", ou colocar um repetidor de sinal para aumentar o alcance. Obs: o Repetidor e um aparelho que pega o sinal fraco e amplifica ele para a área que esta instalado.,

    recentes

    populares

    • Rafael Areu
      2016-05-23T11:41:24  

      É só comprar um repetidor que resolve seu problema.

  • Verdão Rs
    2016-05-23T19:01:33  

    Dizer que trocar a frequência de 2.4 pra 5 GHz melhora a velocidade pois "é mais livre" é de uma falta de conhecimento tão grande que chega a dar pena.

    recentes

    populares

    • Verdão Rs
      2016-05-23T19:01:33  

      Olha ,,,,,,Amigos, esse negócio de trocar o DNS realmente melhora a navegação em sites ? o meu roteador é da vivo e não é nem o TP link e nem o DLINK. Acho que minha internet poderia tá melhor, porque ela tem 8 Mbps.

    recentes

    populares

    • Verdão Rs
      2016-05-23T19:01:33  

      A frequência de 5 GHZ é muito mais livre que a 2.4, que tem a concorrência de vários aparelhos (a maioria telefone sem fio). Com essa concorrência há interferência entre os sinais, ocorrendo a diminuição da velocidade.

  • Rhonei Bergamin
    2016-05-24T09:30:00  

    Galera não mexe em nada não. Liga para o provedor antes de fazer qualquer modificação. Se o roteador vem com um tamanho de antena especifica é porque uma equipe de engenheiros fizeram vários cálculos pra chegar naquela antena. Um roteador é fabricado em cima de cálculos , lembre disso .

    recentes

    populares

    • Rhonei Bergamin
      2016-05-24T09:30:00  

      Tu deve ser um baita Noob. Vai fazer cálculos, lembre disso.

  • Katy Mahoney
    2016-05-24T09:37:48

    Só acho que as pessoas ao invés de perder tempo fazendo textão em redes sociais e que não vai levar a nada, deveriam agir na hora acontecesse o fato e se impor, dizer não, questionar. Se fazer de vitima não vai adiantar nada.

  • Ramirez Tavares
    2016-05-24T09:26:33

    SHOW

  • Cleiton Martins
    2016-05-24T09:08:57

    Bom mesmo pro roteador é o latão de cerva aberto atrás da antena. Bom e barato!!

  • Luiz Ricardo
    2016-05-23T12:42:11

    Meu deus tem q desativar esse techtudo.

  • Helio Brito
    2016-05-23T19:36:52  

    O bom dessa explicação é q todo mundo sabe fazer! É muito simples.

    recentes

    populares

    • Helio Brito
      2016-05-23T19:36:52  

      se eu trocar o DNS melhora o desempenho em sites ?

    recentes

    populares

    • Helio Brito
      2016-05-23T19:36:52  

      Danilo Melhora sim, porém tem vários DNS's diferentes e sempre vai ter um que funciona melhor para VC. Pesquisa no youtube o canal gyndisturbed

  • Weliton Menezes
    2016-05-23T20:46:59

    SGVX

  • Sinto Autorizado
    2016-05-23T18:45:34  

    Adianta muito usar QoS se a sua operadora está proibida kkk Bate palma pro marco civil bobalhão

    recentes

    populares

    • Sinto Autorizado
      2016-05-23T18:45:34  

      Amigo, esse negócio de trocar o DNS realmente melhora a navegação em sites ? o meu roteador é da Vivo e não é nem o TP link e nem o DLINK. Acho que minha internet poderia tá melhor, porque ele tem 8 Mbps.

  • Lucas Doido
    2016-05-23T19:55:52

    O bom daqui é que quando as agências reguladoras souberem disso, vão fazer com que os valores aumentem sob algum argumento qualquer.

  • Marcelo Vatanabe
    2016-05-23T19:36:30

    Temos a pior Internet pior do mundo e a mais caro ...

  • Gustavo Stamberg
    2016-05-23T17:17:14  

    É simples, aumente os megas de sua internet.

    recentes

    populares

    • Gustavo Stamberg
      2016-05-23T17:17:14  

      esse deve trabalhar pra essas empresas ladronas de internet kkk

  • Carlos Madruga
    2016-05-23T12:07:26  

    isso de nada adianta neste país de usuravéis que nos empurra guela abaixo uma internete de péssima qualidade e cara...

    recentes

    populares

    • Carlos Madruga
      2016-05-23T12:07:26  

      falou tudo

  • Expedito Santos
    2016-05-23T11:46:18  

    Turbinam, Mágico e Baratinho são as 3 palavras chave das matérias do TechTudo.

    recentes

    populares

    • Expedito Santos
      2016-05-23T11:46:18  

      KKKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Expedito Santos
      2016-05-23T11:46:18  

      Aliás *Sidney Silva e Daniel Carlos.

  • Jonatas Ramos
    2016-05-23T14:07:35

    Eu nem arrisco fazer isso, pode até ser que melhore, mas tem sites que me bloquearão só por eu definir o DNS. A Porto Seguro mesmo é uma.

  • Eduardo Long
    2016-05-23T12:50:06

    Legal.

  • Marcus Silva
    2016-05-23T10:58:40  

    Ótima propaganda !

    recentes

    populares

    • Marcus Silva
      2016-05-23T10:58:40  

      Parece o filme "show de truman"..............

    recentes

    populares

    • Marcus Silva
      2016-05-23T10:58:40  

      Para leigos é uma boa informação ! A propaganda é a alma do negócio :)