Video game

29/06/2016 06h00 - Atualizado em 29/06/2016 14h06

Como criar seu próprio console retrô por menos de R$ 300

Paulo Vasconcellos
por
Para o TechTudo

Que tal aprender a configurar seu próprio videogame retrô para se divertir por horas em consoles como Super Nintendo, Mega Drive, Game Boy, Nintendo 64 e até Playstation? O TechTudo te ensina a criar sozinho seu próprio console por menos de 300 reais usando o Raspberry Pi. Confira:

Arduino ou Raspberry Pi? Saiba qual micro PC é melhor para seu projeto

Os ingredientes do bolo

Serão necessários alguns componente e itens especiais para criar o console retrô. A boa notícia é que todos os materiais são facilmente encontrados no mercado brasileiro. Confira a lista:

Aprenda a fazer seu próprio console retro (Foto: Divulgação/Recalbox)Aprenda a fazer seu próprio console retro (Foto: Divulgação/Recalbox)

Um Raspberry Pi 2 ou superior

O Raspberry Pi é, resumidamente, um micro computador do tamanho de um cartão de crédito. Caso deseje saber maiores detalhes sobre esse item, leia a matéria que explica o que é e para que serve o Raspberry Pi. Aqui, ele será responsável por fazer o trabalho duro do console. Ele lê o cartão de memória, realiza o processamento do videogame, recebe comandos do controle e envia as imagens para sua TV ou monitor. No Brasil, o item custa em média R$ 210.

Raspberry Pi (Foto: Divulgação)Raspberry Pi (Foto: Divulgação)

Um cartão MicroSD de 16 GB ou maior

O cartão de memória será o HD do console. Nele serão armazenados os arquivos de configuração e os games que você desejar jogar. Um cartão de 16 GB será mais do que suficiente para armazená-lo, mas caso queira mais espaço, compre um de 32 GB.

Cartão de memória: embora o mínimo seja de 16 GB, você pode escolher uma capacidade maior (Foto: Reprodução/Makemoneydigitals)Cartão de memória: embora o mínimo seja de 16 GB, você pode escolher uma capacidade maior (Foto: Reprodução/Makemoneydigitals)

Uma fonte micro USB de 1.5 AMP ou maior

Sabe aquela fonte igual a do carregador do seu celular ou tablet? Esta é muito parecida. A função dela será enviar energia para o Raspberry Pi. Fique atento na amperagem e se o conector é micro USB.

Atente-se a amperagem de sua fonte de alimentação (Foto: Reprodução/ONline Home)Atente-se a amperagem de sua fonte de alimentação (Foto: Reprodução/ONline Home)

Um cabo HDMI

Ele irá conectar sua TV ou monitor ao videogame. Se a distância que o console ficará da TV for grande, escolha um cabo de comprimento maior.

Cabo HDMI com filtro anti ruído (Foto: Divulgação/Lite) (Foto: Cabo HDMI com filtro anti ruído (Foto: Divulgação/Lite))Cabo HDMI com filtro anti ruído (Foto: Divulgação/Lite)

Um Joystick USB ou Bluetooth

O videogame terá suporte a uma série de joysticks. O USB terá um tempo de resposta menor que o Bluetooth, mas tem a limitação do comprimento do fio, fator vantajoso nos controles wireless. Contudo, se preferir usar um joystick Bluetooth, preste atenção na distância para não ter tanto lag. Uma boa sugestão para que o problema de fio curto seja resolvido é utilizar um extensor USB.

Um adaptador Bluetooth

Servirá para recepcionar os sinais do seu controle sem fio. Ele será necessário apenas se você utilizar um joystick Bluetooth.

Escolha um adaptador Bluetooth que atenda a distância entre o console e você (Foto: Reprodução/Ali Express)Escolha um adaptador Bluetooth que atenda a distância entre o console e você (Foto: Reprodução/Ali Express)

Um case para o Raspberry Pi

O Raspberry Pi além de ser uma placa não muito barata, é muito sensível a quedas e outros fatores que podem inutilizá-lo. Embora a case de proteção não seja um item obrigatório para a configuração do seu console, ela é extremamente recomendável para uma melhor manutenção do seu videogame. Cases podem ser encontrados a preços baixos no mercado, todavia, se você desejar um console retro mais estiloso, há dezenas de sites especializados em cases personalizadas para Raspberry Pi.

Diversos sites oferecem cases personalizadas para seu Raspberry Pi (Foto: Reprodução/Alll3dp)Diversos sites oferecem cases personalizadas para seu Raspberry Pi (Foto: Reprodução/Alll3dp)

Um teclado USB

O teclado do seu computador poderá ser usado aqui. Ele servirá para fazer alguns ajustes iniciais no Raspberry Pi

Mãos a obra!

Passo 1. Com todos os materiais a mão, vamos começar a configurar o seu console. Primeiro, acesse o site da Recalbox e realize o download de sua última versão. O Recalbox é uma distribuição Linux especialmente criada para configuração de consoles retro.;

Console Retro: role a página e baixe a última versão do Recalbox (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Console Retro: role a página e baixe a última versão do Recalbox (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Passo 2. Plugue seu cartão SD em um computador e realize a formatação dele. O Recalbox pode ser instalado em partições FAT32. Se não souber como formatar seu cartão, clique aqui e leia nossa matéria sobre como formatar cartões de memória;

Passo 3. Descompacte o arquivo ZIP do Recalbox que você baixou no passo 1 e copie todo o seu conteúdo para o cartão SD formatado;

Console Retro: conecte o cartão micro SD no seu Raspberry Pi (Foto: Reprodução/PC World)Console Retro: conecte o cartão micro SD no seu Raspberry Pi (Foto: Reprodução/PC World)

Passo 4. Retire o cartão SD com segurança do computador e conecte ele a placa do Raspberry Pi;

Passo 5. Feito isso, insira o cabo HDMI no Raspberry Pi e na sua TV juntamente com o teclado USB e a fonte de alimentação. Logo seu Raspberry Pi irá iniciar e instalar os arquivos do RecalBox. E pronto, você tem agora um console retro!

Configurando seu controle

Para configurar seu controle em seu novo videogame, atente-se a alguns comandos:

Se você possui um controle de PS3 e o adaptador Bluetooth, conecte um cabo micro USB em seu videogame e no joystick e aguarde 10 segundos. Feito isso retire o cabo e aperte o botão HOME no controle.

Console Retro: caso tenha um controle de Xbox 360, basta plugá-lo e começar a jogar (Foto: Divulgação)Console Retro: caso tenha um controle de Xbox 360, basta plugá-lo e começar a jogar (Foto: Divulgação)

Caso possua um controle USB de Xbox 360, tudo que você precisa fazer é conectá-lo ao Raspberry Pi.

E por último: se você usar um joystick USB que não se encaixa nas opções anteriores, conecte ele e o teclado USB no videogame e aperte a tecla ENTER na tela principal. Surgirá um menu com diversas opções, mas você deverá selecionar “Configure Input” – Configurar Controle, em tradução livre. Após isso, escolha “Configure a controller”  - Configure um controle – e aperte e segure qualquer botão do seu Joystick. Por fim, mapeie os comandos de acordo com seu gosto e aproveite seu novo console.

Instalando jogos

Passo 1. Para acessar as pastas dos jogos do seu console, você precisa conectá-lo a sua rede. Embora possua uma interface Wi-Fi, recomendamos que você o conecte ao seu roteador por meio de um cabo de rede. Feito isto, abra o Windows Explorer apertando as teclas Winkey + E (tecla com o logotipo do Windows + tecla ‘E’);

Acesse o diretório do Recalbox na rede para localizar a pasta de jogos (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)Acesse o diretório do Recalbox na rede para localizar a pasta de jogos (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Passo 2. Clique na barra de endereços – local onde você digita o nome do site em seu navegador -, escreva \\RECALBOX e pressione ENTER;

Passo 3. Você provavelmente visualizará apenas uma pasta chamada “Share”. Abra-a e logo em seguida abra a pasta “Roms”;

Passo 4. Por fim, você verá várias outras pastas, uma para cada emulador disponível em seu novo console. Agora, tudo que tem a fazer é colocar seus jogos dentro da pasta do seu respectivo emulador. Divirta-se!

Onde comprar peças de computador baratas aqui no Brasil? Opine no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Rodrigues
    2016-07-05T16:17:18  

    Muito investimento por algo que eu já faço hoje no meu PC conectado à minha TV por HDMI. Não vale o esforço nem o custo. Se preocupem em entregar conteúdo relevante, não apenas banalidades para riquinhos.

    recentes

    populares

    • Daniel Rodrigues
      2016-07-05T16:17:18  

      Povo enjoado!

    recentes

    populares

    • Daniel Rodrigues
      2016-07-05T16:17:18  

      eu vendo 10 mil jogos por 70,00 e ainda vai com controle usb de super nintendo, enquanto isso tem malandro querendo ficar rico vendendo esse video game ai por 600 mangos kkkkkkkk só no Brasil mesmo que esse tipo de coisa acontece! Voce ta super certo, um cabo hdmi de 10 reais resolve isso com uma tv, acho bizarro nego vender por 600 reais um video game pocket desses querendo ficar rico e ter mais de 100% de lucro. Tem que ser muito trouxa pra gastar 600 pilas num video game desses podendo gastar isso com um notebook basicão onde vai rodar até melhor esses jogos e um cabo hdmi!

  • Henrique Tkacz
    2016-06-29T11:17:08  

    esta brincadeira não fica por menos de 400,00

    recentes

    populares

    • Henrique Tkacz
      2016-06-29T11:17:08  

      um emulador e um controle usb de 15 conto resolveria isso

    recentes

    populares

    • Henrique Tkacz
      2016-06-29T11:17:08  

      eu vendo 10 mil jogos por 70,00 e ainda vai com controle usb de super nintendo, enquanto isso tem malandro querendo ficar rico vendendo esse video game ai por 600 mangos kkkkkkkk só no Brasil mesmo que esse tipo de coisa acontece!

  • Rasputin
    2016-06-29T13:51:59  

    Hoje com 40 anos, posso dizer que passei por todas as gerações dos video-games. Estamos numa era de jogos com alta qualidade gráfica e jogabilidade, porém está havendo uma carência absurda por jogos antigos por parte dos gamers e vocês sabem o por quê? porque eram jogos feitos com muito capricho mesmo com uma capacidade específica de tamanho. Saudades

    recentes

    populares

    • Rasputin
      2016-06-29T13:51:59  

      passava as madrugadas jogando Donkeykong, Mario Word, Top Gear, International super star soccer, sunset riders... hoje, quero mostrar isso para meus filhos...

    recentes

    populares

    • Rasputin
      2016-06-29T13:51:59  

      Tenho 53 anos e comecei jogando pong no tele jogo. Nunca mais parei. Passava horas naqueles fliperamas escuros de Osasco. Já tive um odissey, Atari, nes, super nes, megadrive, ultra64, ps2, ps3 e atualmente um ps4. Quase não tenho tempo de jogar, mas nunca perco o hábito. No momento aguardando ancioso o jogo the last of us 2.

  • Eduardo Henrique
    2017-08-30T14:47:48  

    Tenho um pc velho funcionando.. da pra fazer algo do tipo com ele ?

    recentes

    populares

    • Eduardo Henrique
      2017-08-30T14:47:48  

      Sim

  • Wilker Almeida
    2016-06-29T17:42:33

    PSP desbloqueado faz mais que isso e por menos de 300 ! Comprei um por 250 e jogo emuladores de snes, neo geo, master sistem, mega drive e por aí vai !!!!

  • Juliano Neves
    2016-07-02T13:00:19  

    Ótima matéria, tenho uma dúvida, ele ira rodar iguais aqueles emuladores que você coloca no PC? de Snes, Play 1?

    recentes

    populares

    • Juliano Neves
      2016-07-02T13:00:19  

      roda melhor que o emulador pra pc. pelo menos melhor q o znes, q eh oq eu mais usava

    recentes

    populares

    • Juliano Neves
      2016-07-02T13:00:19  

      Sim, roda igual

  • Tony Leite
    2017-05-18T11:41:30

    "Amperagem"??? O que é isso? Conheço corrente, que é medido em amperes, unidade "A" (e não AMP).

  • Benjamin Arrola
    2016-07-04T21:45:45  

    tenho um ahtlon xp 2000 com 2gb de memória com um win xp que roda de atari até 64, numa pesquisa rápida dessa matéria ia sair tudo por 700 reais, tá louco

    recentes

    populares

    • Benjamin Arrola
      2016-07-04T21:45:45  

      se der uma volta pela rua Andradas, você sai com um notebook usado com garantia, por menos que isso, roda qualquer emulador, e pode ser usado pra outras coisas.

    recentes

    populares

    • Benjamin Arrola
      2016-07-04T21:45:45  

      Infelizmente nada disso pode ser carregado dentro do seu bolso, já o rasp...

  • Macedo Gcm
    2016-09-10T20:24:41  

    É só comprar um na Hercoles Games, já vem completo com mais de 7000 jogos. Se quiser vem em um case de super Nintendo... um pouquinho mais caro que isso, mas acho que vale a pena que já vem tudo configurado e só 5 anos de garantia.

    recentes

    populares

    • Macedo Gcm
      2016-09-10T20:24:41  

      "É que quero evitar a fadiga."

  • André Santos
    2016-08-16T20:10:12  

    Tô vendo muita gente falando "ah, mas o emulador resolve e é mais barato"... gente, não se trata de ter uma alternativa mais barata, somente. É mais que isso, é a experiência de montar o equipamento, de ter um console dedicado. Eu, por exemplo, paguei duzentos reais num Ouya e pronto, resolvi a questão, tenho todos os emuladores que me interessavam, etc, etc... PC? Aqui em casa mal cabe um notebook, hehehe... Cada um vai no que lhe convém, cada caso é um caso, simples assim!

    recentes

    populares

    • André Santos
      2016-08-16T20:10:12  

      opa André, em que loja (site) você comprou o Ouya ? Valeu

    recentes

    populares

    • André Santos
      2016-08-16T20:10:12  

      Eu comprei a algum tempo o Ouya, mas também tenho uma raspberry, emulação o Ouya é excelente mesmo comprei no ML.

  • Carlos Filho
    2016-07-15T11:00:40  

    O cartão TEM que ser de classe 10? Pode ser de classe 4?

    recentes

    populares

    • Carlos Filho
      2016-07-15T11:00:40  

      a performance do sistema pode degradar, é aconselhável classe 10, o classe 4 funciona, mas pode dar leg.

    recentes

    populares

    • Carlos Filho
      2016-07-15T11:00:40  

      Faz sentido. Muito obrigado, Jefferson.

  • The Rocketeer
    2016-06-29T16:06:15  

    Eu prefiro continuar dedicando meu tempo a comer mulher! Boa sorte aos demais...

    recentes

    populares

    • The Rocketeer
      2016-06-29T16:06:15  

      ENTAO ME PAGA UM ROCKETEER E PARA DE SE FAZER DE MACHO.. baita mangolao achando que nos engana kkkkkk

    recentes

    populares

    • The Rocketeer
      2016-06-29T16:06:15  

      Pelo comentário isso deve ser Malakoi

  • Mariolando Santos
    2016-07-01T12:01:41  

    Já montei antes de ver a matéria e hoje tenho em torno de 2000 jogos entre SNES PS1 N64 MAME e outros, dá pra brincar com os amigos no final de semana, e matar a saudade do tempo de infância. Excelente matéria.

    recentes

    populares

    • Mariolando Santos
      2016-07-01T12:01:41  

      rodou PS1 nele??

  • Marcos
    2016-07-05T15:08:44

    O que mais tem hoje em dia são emuladores de super nintendo e Nintendo 64 na internet, não precisa fazer isso tudo.

  • Fabio Bail
    2016-07-02T12:56:14

    Rodou 64?

  • Renan
    2016-06-29T23:40:49  

    Finalmente uma matéria interessante. Parabéns.

    recentes

    populares

    • Renan
      2016-06-29T23:40:49  

      olha que nao tem "bizarro" no enunciado kkk

    recentes

    populares

    • Renan
      2016-06-29T23:40:49  

      Se no final não ficar um console 'TOP" eu não quero.

  • Marcelo Guedes
    2016-07-01T07:56:35

    Me tirem uma duvida... Da pra fazer isso com um cartão menos e um Hd externo?

  • Grande Amigo
    2016-06-30T11:54:28  

    The Rocketeer, continue comendo mulher nos xxx da vida. Desse jeito seu braço direito vai ficar meio desproporcional, igual ao tamanho do seu celebro.

    recentes

    populares

    • Grande Amigo
      2016-06-30T11:54:28  

      "celebro" kkkkkk

    recentes

    populares

    • Grande Amigo
      2016-06-30T11:54:28  

      pelo jeito seu celebro ja ficou...

  • Andrey Souza
    2016-06-30T11:56:03

    Show de bola! Parabéns!!

  • Danilo Araujo
    2016-06-30T10:43:33

    desculpe prefiro comprar um controle por menos de 100. que e menos tempo e dinheiro,

  • Joao Santos
    2016-06-30T07:04:58  

    Seria esse o esquema de montar essas máquinas antigas de fliper? Vejo pessoal vendendo por 1500 a 2000 máquinas com jogos antigos. É assim que montam a parte lógica?

    recentes

    populares

    • Joao Santos
      2016-06-30T07:04:58  

      Rapaz se é assim eu não sei mas que dá pra bolar uma daquelas com isso ai eu tenho certeza que dá.

    recentes

    populares

    • Joao Santos
      2016-06-30T07:04:58  

      Sim, você consegue Montar a parte Física e sistemica.. também pode ser utilizado para usar usar o XBMC "TV A GATO". para controlar as Luzes da sua residência. lembrando que para cada uma dessas funcões, você terá que ter um Raspberry dedicado.

  • Júnior
    2016-06-30T09:19:41

    Até que a matéria é boa, finalmente! Achei que este dia não fosse chegar nunca...

  • Carlos Todeschini
    2016-06-30T08:21:08  

    É possível salvar o progresso do jogo?

    recentes

    populares

    • Carlos Todeschini
      2016-06-30T08:21:08  

      sim

  • Gustavo Snowden
    2016-06-29T20:46:28  

    tem demente que não entende que não é pra ser eficiente,é pelo puro prazer de ter algo que vc fez

    recentes

    populares

    • Gustavo Snowden
      2016-06-29T20:46:28  

      Exatamente isso.

    recentes

    populares

    • Gustavo Snowden
      2016-06-29T20:46:28  

      Ah cara eu nem perco mais meu tempo tentando explicar isso pra esses inúteis.

  • Marken Lima
    2016-06-29T17:07:29  

    Realmente espero que essa dica funcione, vou arriscar comprar as peças para montar esse game retrô para minha mãe que curte clássicos, espero que rode PS1 de boa pois é o favorito dela

    recentes

    populares

    • Marken Lima
      2016-06-29T17:07:29  

      Pena q um ps2 ta mais barato kkk

    recentes

    populares

    • Marken Lima
      2016-06-29T17:07:29  

      Funciona perfeitamente amigo, já tenho todas as peças e inclusive as de montar um fliper, vou concluir o trabalho ainda esse mês e fazer um arcade retro.