Media centers

09/06/2016 06h00 - Atualizado em 09/06/2016 10h43

Saiba como instalar e configurar o Chromecast 2; novo dongle do Google

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Chromecast 2 é a segunda geração do aparelho que transforma a TV em Smart. Fabricado pela Google, o dongle já chegou ao Brasil e traz um novo design que o torna mais versátil e fácil de instalar em qualquer televisão minimamente moderna – a única exigência é que o aparelho tenha entrada HDMI.

Vale a pena trocar o Chromecast de primeira geração pelo de segunda? Descubra

O novo modelo ainda está mais rápido e com uma conexão mais estável, para garantir que os vídeos rodem com leveza na tela grande. Para aproveitar o media center, confira o passo a passo de como instalar e configurar o Chromecast 2 na sua TV.

Google Chromecast 2 (Foto: Caio Bersot/TechTudo) (Foto: Google Chromecast 2 (Foto: Caio Bersot/TechTudo))Aprenda a configurar seu Chromecast 2 (Foto: Caio Bersot/TechTudo)

Passo 1. Conecte o Chromecast 2 em uma entrada HDMI da sua TV. Esteja certo de que a TV está exibindo a imagem do HDMI selecionado e que tenha sinal Wi-Fi;

Conecte o Chromecast 2 ao televisor via HDMI (Foto: Paulo Alves/TechTudo )Conecte o Chromecast 2 ao televisor via HDMI (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo 2. Se a televisão possuir também entrada USB, use o cabo que acompanha o Chromecast e conecte-o também nessa porta – ele será usado unicamente como fonte de energia;

Use o USB como alimentação (Foto: Paulo Alves/TechTudo )Use o USB como alimentação (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 3. Caso o aparelho de TV não tenha entrada USB, você tem opção de usar o adaptador de energia que acompanha o pacote para conectar o Chromecast 2 diretamente à tomada;

Se a TV não tiver USB, use a tomada (Foto: Paulo Alves/TechTudo )Se a TV não tiver USB, use a tomada (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo 4. Agora baixe o aplicativo Google Cast no celular e mantenha-se conectado ao mesmo Wi-Fi acessível ao Chromecast 2. Ao abrir o app, toque em “Configurar” e aguarde a conexão;

Conecte o celular ao Chromecast (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Conecte o celular ao Chromecast (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Toque em “Estou vendo o código” e defina um nome para seu Chromecast 2 – se você tiver mais de um, vale usar “TV da Sala” ou “TV do Quarto”, por exemplo;

Nomeie seu Chromecast (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Nomeie seu Chromecast (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Em seguida, insira a senha do seu Wi-Fi no aplicativo – na prática, você estará conectando o próprio Chromecast à Internet;

Conecte o Chromecast 2 à rede Wi-Fi (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Conecte o Chromecast 2 à rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Ao final, a TV irá mostrar a mensagem “Pronto para transmitir”, indicando que o Chromecast 2 está devidamente configurado.

TV avisa quando configuração termina (Foto: Paulo Alves/TechTudo )TV avisa quando configuração termina (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

A partir daí basta abrir apps como Netflix, YouTube e Globo Play no celular para assistir os vídeos na TV. Com o Chromecast, o smartphone é o controle remoto.

O que levar em conta na hora de comprar um Chromecast? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Augusto Campos
    2016-06-09T16:10:50  

    Voltei domingo do Estados Unidos e comprei por Usd 35,00 na Best Buy. Aqui no Brasil o valor é R$ 399,00.

    recentes

    populares

    • Augusto Campos
      2016-06-09T16:10:50  

      Augusto Campos - Cara eu comprei o meu no Estados Unidos tb... porem quando eu configuro o wifi ele fala que não aceita nesse Pais... o seu está assim tb ???

    recentes

    populares

    • Augusto Campos
      2016-06-09T16:10:50  

      Acesse as configurações do seu roteador wifi e mude a opção do ''canal'', o seu canal deve estar em numeral ou nome do País, mude para ''EUA'' ou canal ''1'', salve as conf e reinicie o roteador, desconecte o dispositivo da TV e a desligue, depois de alguns segundos inicie o processo novamente.

  • Elaine Lima
    2017-10-16T10:56:50

    BOM DIA! COMPREI O CHROMECAST2, INSTALEI ATÉ AÍ BLZ, APARECE A SEGUINTE MSG: RECONECTAR A TV SE CONECTOU A REDE, MAS MÃO CONSEGUE ACESSAR A INTERNET, A CONEXÃO ESTÁ OK! AJUDA POR FAVOR?

  • Hamilton Costa
    2017-06-15T10:05:43

    Tenho uma TV (não é smart) e um HOME THEATER, ambos PHILIPS. Eu consigo reproduzir o áudio de um filme do netflix no home, utilizando um Chromecast de segunda geração?

  • Silvio Moraes
    2016-06-09T19:06:38  

    Se a tv não tem wi fi embutido o aparelho não funciona?

    recentes

    populares

    • Silvio Moraes
      2016-06-09T19:06:38  

      Olá! Eu preciso usar cabo de hdmi com o chromecast ?

    recentes

    populares

    • Silvio Moraes
      2016-06-09T19:06:38  

      O Chromecast 2 utiliza HDMI e já acompanha o aparelho....

  • Manollo Freitas
    2017-04-04T13:32:50  

    Tenho um problema com uma TV da Philco que É Smart, mas o Netflix não pega. Já tentei atualizar o software e tudo mais, mas não consigo que pegue. Também já tentei acessar pelo navegador da TV e não obtive sucesso. Gostaria de saber se a TV, por ser Smart, teria alguma incompatibilidade com o ChromeCast 2?

    recentes

    populares

    • Manollo Freitas
      2017-04-04T13:32:50  

      Não tem problema algum, pois o Chromecast vai utilizar a entrada HDMI dá tv, portanto não há incompatibilidade pode utilizar, e recomendo .....

  • Tiago Dias
    2016-06-14T13:12:12

    Alguém aí tem ou já testou o Chromebit? Tenho uma grande curiosidade quanto a usabilidade deste dispositivo...

  • Marcelo Grossi
    2017-01-16T22:38:54

    complementando a pergunta: o mesmo aparelho.

  • Marcelo Grossi
    2017-01-16T22:37:42

    eu posso instalar o CHROMECAST em dois celulares e em um notebook?

  • Cherleston Freitas
    2016-07-08T16:42:46

    Pelo que entendi significa que ele apenas, espelha certos aplicativos do Smart phone é isso?

  • Thiago
    2016-06-10T11:19:52  

    Quanto custa isso? Pq se for um pouco caro é mais fácil comprar logo a tv smart mesmo que seja usada.

    recentes

    populares

    • Thiago
      2016-06-10T11:19:52  

      Mesmo com uma SmartTV com uma função Smart muito top, o ganho de funcionalidade com um dispositivo desse é muito grande.

    recentes

    populares

    • Thiago
      2016-06-10T11:19:52  

      Sim, pode ser. Mas pra conectar algo, eu prefiro colocar meu notebook com o hdmi na minha tv e vira uma smart top kkkk

  • José Lucrédio
    2016-06-09T11:21:29  

    Estou perguntando uma dezena de vezes, e nunca obtive uma resposta sequer. Esse dongle pode ser conectado no HDMI de um receiver que distribui imagem e som para TV digital via splitter? Obrigado se alguem puder informar;

    recentes

    populares

    • José Lucrédio
      2016-06-09T11:21:29  

      Sim, pode ser instalado no receiver ou no home theater, o meu fica no meu receiver...

    recentes

    populares

    • José Lucrédio
      2016-06-09T11:21:29  

      Obrigado Sérgio. Vou comprar. Agora o Vicente Meneses disse um não....???? Vicente. vc. testou?

  • Thiago Silva
    2016-06-09T11:07:08  

    Eu já tenho esse produto já faz uns 4 meses,vocês estão bem atrasados.

    recentes

    populares

    • Thiago Silva
      2016-06-09T11:07:08  

      "Chegou" ao Brasil porque começou a ser vendido aqui, os do Mercado Livre, etc. é importado. A diferença é que tu paga R$170 no ML e R$400 em alguma loja no Bronzil.

    recentes

    populares

    • Thiago Silva
      2016-06-09T11:07:08  

      Obrigado Thiago

  • Walter Carneiro
    2016-06-10T10:31:50

    Eu tenho dois TVs de Plasma da Panasonic, sendo um antigo de 50" FullHD e um Super Plasma de 65" FullHD 3D que já é Smart. Esse gadget da Google parece bastante interessante para o de 50" que fica no quarto, mas antes eu preciso descobrir um jeito de levar o sinal Wi-Fi da Sala para o quarto, a 25m de distância, entre paredes sem gastar muito para daí pensar em Smartizar minha TV de 50" com esse tal de Chromecast.

  • Vandamme
    2016-06-10T10:11:06  

    mais uma reportagem ridícula........tenho um da primeira geração desde que lançou e comprei esse aí em janeiro de 2016 no mercado livre.....

    recentes

    populares

    • Vandamme
      2016-06-10T10:11:06  

      Eu não sabia que já tinha no Brasil,portanto valeu a informação.

  • Delmo
    2016-06-10T10:05:20

    já tenho a 4 anos

  • Jullys Cei
    2016-06-09T11:02:31  

    Meus deus ja tenho esse aparelho a mais de ano e agora que estao falando que esta chegando rs...

    recentes

    populares

    • Jullys Cei
      2016-06-09T11:02:31  

      VERDADE...EU TB

    recentes

    populares

    • Jullys Cei
      2016-06-09T11:02:31  

      OBRIGADO

  • Paulo Andre
    2016-06-09T19:18:58  

    Olha minha gente , eu ja comprei o meu ,até o momento estou satisfeito o aparelho é muito bom , gostei e indico a vc também comprar pois sai mais barato comprar um chomecast do que uma smart tv, indico .

    recentes

    populares

    • Paulo Andre
      2016-06-09T19:18:58  

      10 doletas nos EUA.

    recentes

    populares

    • Paulo Andre
      2016-06-09T19:18:58  

      JA TA EM 240 REAIS NO ML

  • Paulo Daniel
    2016-06-10T09:41:05

    kkk ja tenho e comprei aqui no brasil mesmo faz uns 3 meses devem estar ganhando um dinheirinho bom pra estarem fazendo propaganda até hoje

  • Paulo Cruz
    2016-06-10T05:42:03  

    O mais legal é que já está no Brasil tem alguns meses...

    recentes

    populares

    • Paulo Cruz
      2016-06-10T05:42:03  

      kkkkkkkkkkkkk verdade cara..kkkkkk ja faz tempo que vejo isso

    recentes

    populares

    • Paulo Cruz
      2016-06-10T05:42:03  

      kkkkkkk alguns meses... misericórdia... faz mto tempo já.

  • Ioseff 2000
    2016-06-09T19:07:17  

    Não diga que ja chegou aí no techtudo porque no Brasil ja tem um tempinho kkkkkkkkkkkkkk ou um tempão.

    recentes

    populares

    • Ioseff 2000
      2016-06-09T19:07:17  

      lembrando que o Chromecast 1 ja existe ha um tempao...esse eh o 2...o meu eu tenho pelo menos ha 3 meses

    recentes

    populares

    • Ioseff 2000
      2016-06-09T19:07:17  

      O ChromeCast 2 ja vende no mercado livre desde o inicio do ano =)

  • Snorquel Br
    2016-06-09T21:31:32

    Comprei o meu faz uns 3 meses..vale muito a pena..enquanto nao houver limite de dados eh claro kkk...mas vale sim...paguei 199 no ML

  • Elias Santos
    2016-06-09T13:09:11  

    Tecnologia para o techtudo é "mágica"... tudo é mágica... aparelho mágico, filtro mágico, app mágico..

    recentes

    populares

    • Elias Santos
      2016-06-09T13:09:11  

      Mas até dava Andre, tipo: "Aplicativo mágico e baratinho humilha concorrente bizarro". Mas ai ficariam sem palavras para usar nas outras chamadas. :(

    recentes

    populares

    • Elias Santos
      2016-06-09T13:09:11  

      Estagiarios que curtem Harry podre. nisso q dá

  • Jonas Victor
    2016-06-09T17:36:33  

    Não funciona bem, está cheio de bug

    recentes

    populares

    • Jonas Victor
      2016-06-09T17:36:33  

      cala a boca zé mané, não sabe de nada! Funcianoi perfeitamente

  • Joao Neves
    2016-06-09T19:11:12

    kkkkkkkkkk.... materiazinha de estagiario.

  • Wilson Gomes
    2016-06-09T18:48:33

    "Mágico" é o c4r4lh0!