Áudio e Vídeo

23/06/2016 10h00 - Atualizado em 23/06/2016 10h00

VLC libera modo Picture-in-Picture; saiba como deixar os vídeos ‘flutuando’

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O reprodutor de vídeos VLC Media Player recebeu uma atualização para celulares Android na última terça-feira (21). Entre as novidades, ganha destaque um recurso que permite visualizar filmes em Picture-in-Picture. Com alguns toques, o usuário pode passar a assistir a um vídeo armazenado no aparelho em uma janela flutuante, que permanece ativa sobre outros apps abertos. É uma forma de navegar na web, ao mesmo tempo que a reprodução acontece.

VLC: 56 atalhos de teclado para dominar o player de vídeo

Um recurso similar vai estrear na próxima versão do Android, chamada por enquanto somente de Android N. Com a função de multijanelas, o usuário poderá abrir teoricamente dois apps quaisquer ao mesmo tempo na tela, incluindo players de vídeo. A solução do VLC, porém, não requer a versão mais recente do Android para funcionar.

Como assistir vídeos do YouTube no VLC (Foto: Divulgação/VLC) (Foto: Como assistir vídeos do YouTube no VLC (Foto: Divulgação/VLC))Aprenda a ver vídeos em Picture-in-Picture no VLC para Android (Foto: Divulgação/VLC)












Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como usar o VLC para Android com PIP

Passo 1. Baixe e instale o VLC para o seu smartphone Android.

Passo 2. Abra o aplicativo e selecione um vídeo da sua coleção pessoal, que esteja armazenado na memória do celular ou tablet.

Selecione um vídeo qualquer armazenado na memória (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecione um vídeo qualquer armazenado na memória (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Pause o vídeo e toque no botão ao lado do “Play” para acessar o menu do reprodutor.

Acesse o menu do player (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse o menu do player (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Uma janela de opções será exibida. Toque no ícone de PIP, indicado na imagem abaixo com uma seta.

Mova o vídeo para a janela flutuante (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mova o vídeo para a janela flutuante (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. O vídeo será levado para uma janela flutuante. Você poderá retomar o uso do aparelho enquanto continua assistindo ao conteúdo. Os controles do PIP são limitados, permitindo somente play, pause e expansão para o VLC completo.

Assista enquanto navega na web ou usa qualquer outro app (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Assista enquanto navega na web ou usa qualquer outro app (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. A janela pode ser redimensionada para tamanho maior ou menor, usando movimento de pinça na tela do smartphone ou tablet Android.

Expanda ou diminua a janela com movimento de pinça (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Expanda ou diminua a janela com movimento de pinça (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O recurso de Picture-in-Picture chega na versão 2.0 do VLC, que trouxe outras novidades. Entre elas está a integração do app com o repositório de OpenSubtitles, que oferece arquivos de legenda criados por colaboradores online.

Como salvar videos do Instagram e do Facebook? Descubra no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares