18/06/2016 08h00 - Atualizado em 10/07/2017 18h08

Wi-Fi grátis: como usar uma rede pública com segurança

Gabriella Fiszman
por
Para o TechTudo

As redes sem fio se tornaram indispensáveis para os internautas e estão distribuídas em vários lugares, como hotéis, shoppings, cafeterias, aeroportos e até dentro de aviões com a famosa placa "Wi-Fi Grátis". 

Confira dicas e tutoriais que irão ajudar a ter o melhor sinal de Wi-Fi

Desfrutar da comodidade de uma rede de Internet pública pode ser ótimo, desde que não traga riscos a sua privacidade ou mesmo para o seu computador ou celular. Em um ponto de acesso público, qualquer pessoa pode acessar a rede e usar a Internet, sem senhas ou mesmo formulários complexos. Dessa forma, seus dados podem estar desprotegidos, correndo o risco de serem interceptados por alguém.

Confira algumas dicas para se proteger enquanto utiliza um Wi-Fi público (Foto: Pond5)Confira algumas dicas para se proteger enquanto utiliza um Wi-Fi público (Foto: Pond5)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Para não cair em ciladas em uma rede de Wi-Fi grátis e economizar o seu 3G/4G, veja algumas dicas:

1. Verifique se a conexão é segura

Para comprovar a identidade verdadeira de uma página, muitas possuem certificados de segurança. Diversas empresas usam o protocolo HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure) para garantir a segurança online. É possível identificar um site seguro ao notar ''https" no endereço (URL) e um pequeno símbolo de cadeado ao lado. Se o site for mesmo real, o browser exibirá o ícone de cadeado verde na barra de navegação. 

Antes de sair digitando sua senha, confirme se a página que está acessando é verdadeira: clique no cadeado verde. Redes públicas podem ter sido infectadas com o famoso vírus do roteador e levá-lo a acessar sites errados, promovendo golpes de todos os tipos com seus dados e que você não vai perceber. Vale destacar que mesmo que o site esteja seguro, suas informações ainda podem estar vulneráveis se você estiver usando uma conexão insegura.

Cadeado, https e cor verde são indicativos de segurança em conexão (foto: Reprodução/João Kurtz)Cadeado, https e cor verde são indicativos de segurança em conexão (foto: Reprodução/João Kurtz)

2. Instale um app de VPN 

A maneira mais eficaz de se proteger de Wi-Fi público é utilizando um aplicativo de VPN, sigla em inglês para “Rede Virtual Privada”. O dispositivo se conecta a um servidor e cria uma rede especial para “mascarar” as credenciais do usuário. Além disso, com VPNs é possível acessar sites que são restritos, uma vez que todas as informações trafegadas serão criptografadas.

Kits e Listas: Aplicativos de VPN para usar no celular (alguns tem versão PC e Mac)

VPNs servem para estabelecer conexões mais seguras entre dispositivos que usam a Internet  (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo) VPNs servem para estabelecer conexões mais seguras entre dispositivos que usam a Internet (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)

3. Cuidado com o que você acessa 

Ao usar uma rede doméstica (a rede da sua casa), seu computador provavelmente estará protegido por um firewall e uma senha da rede. Isso impede intrusos de acessarem dados da sua máquina.

Mas, e quando você está usando uma rede pública? Todos os gadgets ficam conectados juntos e seu endereço IP fica vulnerável. Ou seja, uma pessoa mal intencionada pode utiliza-lo para interceptar as informações do seu software e ver o que você está fazendo, como acessar sua conta bancária, por exemplo.

Como ver a senha do roteador Wi-Fi no PC? Comente no Fórum TechTudo.

Para fugir de criminosos cibernéticos, o ideal é limitar-se ao uso de sites que não vão te deixar exposto. Nunca acesse informações confidenciais, como número de cartão de crédito, e banco online. Espere para fazer isso em um ambiente seguro e controlado. 

4. Use o recurso de verificação em duas etapas

Para evitar roubos de contas, ative o recurso de verificação em duas etapas em suas redes sociais, sites que usam logins e serviços de e-mail. Com esse procedimento, além de informar o nome de usuário e senha, é preciso utilizar informações adicionais, como códigos enviadas para dispositivos móveis e celular por SMS ou geradores de acesso pelo aplicativo, como no Facebook.

Verificação em duas etapas leva mais segurança para seu acesso (Foto: Divulgação\Facebook)Verificação em duas etapas leva mais segurança para seu acesso (Foto: Divulgação\Facebook)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Ao acrescentar mais um nível de segurança ao seu gadget, o acesso fica sujeito a um segundo procedimento atrelado a uma série de informações que só você tem ou pode ter acesso no seu celular. Se ainda têm dúvidas sobre esse recurso, entenda porque fazer a verificação em dois fatores. 

5. Nunca deixe seu dispositivo sem supervisão

Quando estiver acessando contas pessoais em um computador ou dispositivo móvel, fique atento para que ninguém copie ou mexa nos seus dados, não deixe nada "logado". Caso tenha que se afastar, encerre o login em todas as contas importantes abertas e feche os programas abertos.

Nunca se afaste da máquina quando estiver conectado em sites importantes (Foto: Divulgação/Preevio)Nunca se afaste da máquina quando estiver conectado em sites importantes (Foto: Divulgação/Preevio)

6. Desative o recurso de compartilhamento de arquivos 

O compartilhamento de arquivos é uma forma simples de enviar arquivos para um outro gadget pela mesma rede de Internet. Ao mesmo tempo, se estiver usando uma rede sem fio pública, pode acabar ficando vulnerável com esse recurso. Descubra se o seu computador tem pastas compartilhadas.

Dica: Compartilhando pastas entre Windows e Macs na mesma rede

Desative o compartilhamento de arquivos pelo Wi-Fi (Foto: Paulo Alves/TechTudo )Desative o compartilhamento de arquivos pelo Wi-Fi (Foto: Paulo Alves/TechTudo )

Sempre desative o compartilhamento de arquivos quando estiver usando um ponto de acesso público e tente diminuir a quantidade de dados pessoais salvos em seu computador ou smartphone. É possível desativar o compartilhamento de arquivos através do menu de configurações de rede do seu sistema operacional seja ele Windows, Mac OS X ou mesmo Linux.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mauro Domingues
    2016-06-19T09:18:42  

    O grande problema de utilizar uma rede pública é que para isso geralmente vc tem q informar um e-mail e depois se prepare para receber uma qtdade enorme de SPAM com anuncios de diversas empresas oferecendo produtos.

    recentes

    populares

    • Mauro Domingues
      2016-06-19T09:18:42  

      Solução é criar um e-mail temporário,puts não dá você vai precisar da internet. :(

    recentes

    populares

    • Mauro Domingues
      2016-06-19T09:18:42  

      Eu uso o wi fi da Oi, só pede o número de telefone e senha (tem que se cadastrar primeiro). Tenho um certo receio, mas é tão bom - e de graça!