Redes sociais

14/07/2016 14h54 - Atualizado em 14/07/2016 14h54

Como agendar posts no Instagram com o Buffer

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Buffer é um serviço para Android, iOS e navegadores que permite agendar posts no Instagram. O usuário pode preparar sua publicação na rede social de fotos e vídeos previamente e configurar uma data e horário para ser lembrado. Além disso, o app permite adicionar hashtags, citar amigos e acompanhar o resultados da sua publicação em diferentes sites. Confira neste tutorial como usar o Buffer para agendar lembretes de posts no Instagram.

Instagram Analytics: rede social testa análise de audiência dos posts

Limitações impostas pelo Instagram

O Instragram possui o seu código (API) fechado à publicações por parte de aplicativos de terceiros. Ou seja, ainda que o usuário use o Buffer para agendar um post, a imagem não aparecerá automaticamente no perfil da rede social. O que esse aplicativo permite é que o usuário prepare toda a publicação previamente e apenas dê os passos finais na hora de compartilhá-la na rede social.

Veja o que fazer caso sua conta no Instagram seja desativada (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: Veja o que fazer caso sua conta no Instagram seja desativada (Foto: Luciana Maline/TechTudo))Aplicativo Buffer ajuda a lembrar de postar fotos no Instagram (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Como criar uma conta

Passo 1. Abra o Buffer e escolha, preferencialmente, uma das redes sociais para criar sua conta;

Buffer para Android e iOS pode ser usado para agendar posts no Instagram (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Buffer para Android e iOS pode ser usado para agendar posts no Instagram (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. O Buffer solicitará permissão para ter acesso às informações do seu perfil. Aceite a conexão;

Passo 3. Se você escolheu o Facebook, o app pedirá autorizações adicionais, como publicar em seu perfil ou nas páginas que você administra. Aceite aquilo que quiser;

Buffer pode fazer um excesso de solicitações e usuário pode escolher quais aceitar (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Buffer pode fazer um excesso de solicitações e usuário pode escolher quais aceitar (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. O aplicativo voltará à tela inicial e exibirá um alerta para conectar ao seu Instagram. Caso isso não ocorra, toque no botão “sanduíche”, seguido de View Profile e “Add Account”;

Buffer permite adicionar Instagram como rede social secundária (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Buffer permite adicionar Instagram como rede social secundária (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. Uma lista das redes sociais compatíveis aparecerá. Toque sobre Instagram;

Usuário deve fazer login no Instagram para usá-lo no Buffer (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário deve fazer login no Instagram para usá-lo no Buffer (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 6. A tela de login do Instagram será exibida. Digite seu nome e senha e toque em Entrar;

Passo 7. O Instragam perguntará se deseja conectar o Buffer. Toque em “Authorize” para continuar;

Instagram poderá ser usado no Buffer após autorização do usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Instagram poderá ser usado no Buffer após autorização do usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 8. O aplicativo demonstrará brevemente como agendar para o Instagram. Avance até o fim;

Pronto! Agora você já criou a sua conta no Buffer e conectou ao Instagram. Caso o aplicativo não exiba a opção de conectar o Instagram no celular, basta criar a sua conta através do site do Buffer no computador.

Como agendar um post no Instagram pelo Buffer

Passo 1. Toque no botão indicado para criar uma nova publicação;

Buffer pode ser usado para agendar uma publicação no Instagram (Foto: Reproduçãoo/Elson de Souza)Buffer pode ser usado para agendar uma publicação no Instagram (Foto: Reproduçãoo/Elson de Souza)

Passo 2. Se tiver mais de uma conta cadastrada no Buffer, lembre-se de selecionar o Instagram tocando no local indicado;

Passo 3. Como se trata de uma publicação no Instagram, é importante que o usuário toque no botão “Add Photo”;

Buffer permite usar câmera para fotografar, a memória do celular ou links (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Buffer permite usar câmera para fotografar, a memória do celular ou links (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. O Buffer dá três opções: Selecionar da galeria, usar a câmera para tirar uma foto ou usar uma imagem de um link. Escolheremos como exemplo o rolo do telefone;

Passo 5. De volta ao Buffer, digite uma legenda para a usa imagem. Se quiser, pode usar hashtags e marcações;

Buffer permite adicionar legenda de foto antes de agendar publicação (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Buffer permite adicionar legenda de foto antes de agendar publicação (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 6. Quando acabar, toque em Schedule para escolher um horário no qual deseja ser lembrado;

Passo 7. Escolha um dia para receber um lembrete e toque em “Next” para continuar;

Usuário deve escolher data e horário para ser lembrado de publicação no Instagram (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário deve escolher data e horário para ser lembrado de publicação no Instagram (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 8. Escolha um horário para que a foto seja publicada e toque em “OK” para finalizar;

Passo 9. Toque em Buffer para agendar;

Buffer lembrará usuário sobre agendamento de postagem no Instagram (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Buffer lembrará usuário sobre agendamento de postagem no Instagram (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Dica. Se quiser desistir de publicar ou mudar o horário da postagem, basta ir à tela inicial do Buffer e tocar nas reticências sob a post agendado;

Buffer permite editar horário de lembrete de postagem no Instagram ou cancelar (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Buffer permite editar horário de lembrete de postagem no Instagram ou cancelar (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 10. Quando for a hora de publicar, o Buffer exibirá notificação no seu aparelho. Toque sobre ela para começar a publicação;

Buffer mostrará notificação na hora de publicar foto agendada para o Instagram (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Buffer mostrará notificação na hora de publicar foto agendada para o Instagram (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 11. O Buffer será aberto com um preview do seu post. Certifique-se que a sua conta do Instagram está conectada e toque em “Open in Instagram para continuar”;

Passo 12. O Buffer copiará a sua legenda para a área de transferência e abrirá a foto para edição no Instagram. Avance normalmente e, no fim, cole sua legenda no aplicativo antes de publicar;

Buffer abrirá Instagram para que usuário dê continuidade ao post agendado (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Buffer abrirá Instagram para que usuário dê continuidade ao post agendado (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! Agora você já sabe como agendar publicações no Instagram com o Buffer.

O novo algoritmo do Instagram altera a ordem de seguidores? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Dias
    2016-07-18T09:38:32

    Acho o Instamizer bem melhor :D