Câmera

20/07/2016 06h00 - Atualizado em 20/07/2016 06h00

Como aplicar o efeito olho de peixe em câmeras DSLR da Nikon

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

As câmeras DSLR da Nikon contam com um recurso pouco conhecido que permite aplicar o efeito olho de peixe em fotos. A imagem é alterada com software da própria câmera e salva novamente no cartão de memória. Dessa maneira, quando for importada para um computador, o efeito já estará presente na fotografia. 

Como definir o formato de arquivo para fotos em uma câmera Nikon

O efeito fisheye simula a imagem gerada por lentes que levam o mesmo nome. Essas objetivas geram uma foto de grande profundidade de campo, mas com aspecto arrendado nas laterais. A função está presente em câmeras DSLR de entrada e também nas top de linha da Nikon. Confira o tutorial para saber como incluir o efeito.

Como aplicar o efeito olho de peixe em câmeras DSLR da Nikon (Foto: Divulgação/Nikon)Aprenda a aplicar o efeito olho de peixe em câmeras DSLR (Foto: Divulgação/Nikon)

Passo 1. Ligue sua câmera e aperte o botão “Play” para acessar as fotos salvas no cartão de memória;

Acessando as fotos no cartão de memória da câmera (Foto: Marvin Costa/TechTudo)Acessando as fotos no cartão de memória da câmera (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Passo 2. Selecione a imagem que deseja editar e aperte o botão “OK” de sua câmera. Nesse momento, será iniciado o menu de retoque do dispositivo;

Visualizando o menu de retoque da câmera DSLR (Foto: Marvin Costa/TechTudo)Visualizando o menu de retoque da câmera DSLR (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 3. Use o cursor da câmera para selecionar a opção “Olho de peixe” e aperte o botão “OK” para prosseguir;

Usando o recurso olho de peixe de uma câmera DSLR  (Foto: Marvin Costa/TechTudo)Usando o recurso olho de peixe de uma câmera DSLR (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Passo 4. Use o cursor da câmera para posicionar o ponteiro virtual amarelo do gráfico abaixo para direita da tela. Quanto mais à direita, mais efeito olho de peixe será adicionado. Para finalizar e salvar a imagem, aperte novamente o botão “OK” da câmera.

Aplicando efeito olho de peixe em foto com câmera Nikon (Foto: Marvin Costa/TechTudo)Aplicando efeito olho de peixe em foto com câmera Nikon (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Pronto. Aproveite a dica para criar rapidamente uma imagem com efeito olho de peixe sem precisar usar o Photoshop ou outro software do computador.

Canon ou Nikon, qual a melhor câmera abaixo de R$ 1 mil? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ricardo
    2016-07-20T23:37:38

    Olho de peixe picareta esse aí!