Sistemas Operacionais

26/07/2016 12h09 - Atualizado em 26/07/2016 12h09

Como ativar o Hyper-V no Windows 10

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Hyper-V é um recurso de máquina virtual embutido no Windows, que foi lançado originalmente como parte do Windows Server 2008. O Hyper-V substitui o Windows Virtual PC como o componente de virtualização de hardware das edições de cliente do Windows, o que obviamente inclui o Windows 10. Já o Hyper-V Manager ou Gerenciador do Hyper-V é o aplicativo da Microsoft que permite administrar servidores com a tecnologia Hyper-V. Embora essa tecnologia venha no Windows 10, por padrão ela não está ativada. Felizmente, existe uma maneira de contornar isso e ter o Gerenciador do Hyper-V de volta; veja a dica.

Como acessar configurações do Windows 10 rapidamente com atalhos

Descubra como ativar o Hyper-V no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Descubra como ativar o Hyper-V no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 1. Clique na caixa de busca do Windows 10 e dentro dela digite “recursos do windows”. Quando aparecer o resultado, clique no item “Ativar ou desativar recursos do Windows”;

Acessando a opção Ativar ou desativar recursos do Windows no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção "Ativar ou desativar recursos do Windows" no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na janela que “Recursos do Windows”, procure pelo item “Hyper-V”. Em seguida, clique no quadro ao lado desse item, para ativá-lo. Para efetivar a mudança, clique no botão “OK”;

Ativando a tecnologia Hyper-V no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ativando a tecnologia Hyper-V no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Aguarde até que o Windows instale o Hyper-V;

Aguardando a instalação do Hyper-V (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Aguardando a instalação do Hyper-V (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. No final do processo, clique no botão “OK”. Se aparecer a opção de reiniciar, confirme e aguarde a reinicialização do sistema;

Finalizando a instalação do Hyper-V (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Finalizando a instalação do Hyper-V (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Com a tecnologia Hyper-V já está instalada, clique na caixa de busca do Windows 10 e dentro dela digite “hyper”. Quando aparecer o resultado, clique no item “Gerenciador do Hyper-V”;

Executando o Gerenciador do Hyper-V no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o Gerenciador do Hyper-V no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora é só começar a explorar a tecnologia e usar o Hyper-V Manager no Windows 10 para administrar seus servidores virtuais.

Quais placas de vídeo podem ser usadas com Windows 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Johnata Souza
    2016-10-02T10:57:58

    quero reativar o botao prtSc nao esta funcionando o que faço?

  • Pedro Wasc
    2016-07-29T09:56:28

    Só pode ta de brincadeira com uma noticia dessas, ja existe desde o windows vista! kkkkk e só funciona se tiver um servidor com a feature do hyper-v instalada.

  • Carlos Rumble
    2016-07-27T02:12:19

    Valeu a dica. Até tinha esquecido desse recurso. Agora só falta aprender a usa-lo direito.

  • Osvaldo Filho
    2016-07-26T13:28:00

    Só faltou ao estagio que escreveu a matéria informar que o Hiper V só esta disponível no windows 10 Pro, Enterprise e Education.. a versão Home que quase todo mundo usa não tem suporte a esta tecnologia.. Isso devia ficar claro no texto