Redes sociais

07/07/2016 08h00 - Atualizado em 07/07/2016 09h31

Como impedir o Facebook de ligar a webcam e receber suas imagens

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Mark Zuckerberg deu o que falar por usar uma fita adesiva para bloquear “fisicamente” o acesso de hackers à sua webcam no notebook. Inspirados pelo próprio fundador do Facebook, os usuários preocupados com privacidade e ataques de hackers podem limitar as permissões de uso da câmera do notebook ou do computador sem muita dor de cabeça. O procedimento pode ser feito por quem acessa o Facebook por navegadores ou usa o aplicativo para Windows. Quer descobrir como fazer isso e ter mais segurança com a webcam? O ajuste pode ser feito de forma rápida conforme os passos deste tutorial.

Zuckerberg tem contas de Twitter, Pinterest e LinkedIn hackeadas

Veja como bloquear o acesso do Facebook à sua webcam (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Veja como bloquear o acesso do Facebook à sua webcam (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Pelo navegador

Passo 1. Acesse o Facebook usando seu nome de usuário e senha, de forma tradicional. Confirme em “Entrar” pelo navegador;

Acesse o Facebook com seu nome de usuário e senha (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o Facebook com seu nome de usuário e senha (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Em seguida clique no ícone de “cadeado” no início da URL do Facebook, na barra de endereços.

Encontre a opção “Câmera” e selecione “Sempre bloquear neste site”;

Acesse o menu de permissões e bloqueie a câmera no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o menu de permissões e bloqueie a câmera no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Em seguida atualize a página usando a tecla “F5″ no teclado ou clicando no ícone com seta circular para aplicar as mudanças.

Note que o item de “Câmera” será indicado como “Bloqueado pelo usuário”.

Atualize a página do Facebook para aplicar as mudanças (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Atualize a página do Facebook para aplicar as mudanças (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Vale lembrar que o mesmo procedimento pode ser feito para bloquear o acesso ao microfone pelo Facebook.

Pelo Windows

Passo 1. Você usa o Facebook pelo aplicativo no Windows 10, e não no navegador? Então também há uma forma de bloquear o acesso à sua webcam pela rede social.

Para isso, clique no botão “Iniciar” do Windows e em seguida selecione “Configurações”;

Acesse as configurações do Windows (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse as configurações do Windows (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Clique no ícone de “Privacidade” nas configurações do Windows;

Clique no botão de Privacidade nas configurações do Windows (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Clique no botão de Privacidade nas configurações do Windows (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Selecione o item de “Câmera” no menu da lateral esquerda. Role as opções até achar o “Facebook” e clique na chave ao lado, mudando para “Desativado”.

As mudanças são aplicadas automaticamente.

Desative o acesso à câmera pelo app do Facebook no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Desative o acesso à câmera pelo app do Facebook no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O mesmo procedimento pode ser feito usando o item “Microfone” no menu de privacidade, e desativar o acesso do Facebook ao áudio do seu computador.

Como descobrir quem te visitou no Facebook? Descubra no fórum TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares