Sistemas Operacionais

26/07/2016 11h16 - Atualizado em 26/07/2016 11h16

PC reverte instalação do Windows 10? Saiba como resolver o problema

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Windows 10 pode ser baixado no computador por meio de atualização diretamente de versões anteriores como Windows 7 e Windows 8.1. Mas, nem tudo pode correr bem durante a instalação. Embora o procedimento seja todo automático, é possível que um problema interrompa o upgrade nos últimos instantes. Caso ocorra, a máquina quase atualizada volta a rodar a versão anterior do sistema, como o Windows 7 ou o Windows 8.1. Entretanto, o problema pode ser simples de identificar e resolver no desktop. Confira o tutorial e saiba como evitar que seu computador reverta a instalação do Windows 10 no final do processo.

Download grátis do Windows 10 termina em agosto; veja novo preço

Desative o antivírus

Passo 1. Caso a atualização para Windows 10 falhe e reverta para o Windows antigo, deixe a reinstalação finalizar normalmente;

Deixe a instalação do Windos 10 reverter para o sistema anterior, caso o erro ocorra (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Deixe a instalação do Windos 10 reverter para o sistema anterior, caso o erro ocorra (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Após recuperar acesso ao Windows 7 ou Windows 8.1, vá até a bandeja de apps ativos do computador e localize o ícone do seu software antivírus;

Abra as opções do antivírus (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra as opções do antivírus (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Dê um duplo-clique para abrir o painel de configurações e localize o botão de desativação. No caso do Avast, por exemplo, trata-se do menu “Proteção ativa”. Desative a proteção temporariamente;

Desligue o antivírus (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Desligue o antivírus (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Em alguns casos, é possível desativar o antivírus por um tempo predeterminado. Escolha um tempo suficiente para fazer novamente a instalação do Windows 10;

Alguns antivírus permitem desativação temporária (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Alguns antivírus permitem desativação temporária (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Volte a acessar o aplicativo “Baixe o Windows 10” para fazer o download e atualizar seu PC para o Windows 10.

Baixe o Windows 10 novamente pelo app Baixe o Windows 10 (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Baixe o Windows 10 novamente pelo app Baixe o Windows 10 (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Faça uma instalação limpa

Outra solução para evitar reverter a atualização é remover todos os seus arquivos e formatar o computador na hora de atualizar para o Windows 10. Para isso, você deve selecionar “Não manter nada” no assistente de instalação do sistema operacional – saiba como fazer uma instalação limpa.

Faça uma instalação limpa do Windows 10, eliminando todos os seus arquivos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Faça uma instalação limpa do Windows 10, eliminando todos os seus arquivos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Uma das duas soluções deverá impedir que haja qualquer problema na hora de fazer o upgrade dos Windows 7 e Windows 8.1 para o Windows 10. Ao fim do procedimento, seu PC deverá reiniciar mais uma vez e mostrar a nova tela de bloqueio com proteção de tela.

A atualização do Windows 10 funciona em PC com software pirata? Usuários comentam no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares