Placas

01/07/2016 07h00 - Atualizado em 01/07/2016 07h00

Placa de vídeo ou processador: o que priorizar em um PC gamer barato?

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Na hora do upgrade do computador para rodar games mais novos sempre pinta a dúvida: por onde começar? Processador ou placa de vídeo? Embora a resposta mais simples seja fácil de dar – comece sempre pela placa de vídeo – há situações em que é preciso pensar melhor em uma série de fatores.

Guia de placas de vídeo: saiba como comprar a melhor para o seu PC

Considere a performance a ser ganha, o gasto envolvido, um planejamento para obter um bom custo x benefício, além de atingir o melhor equilíbrio de desempenho possível no computador. Fique por dentro desses cenários para fazer uma compra bem informada.

Placa de vídeo é sempre o ideal?

Na grande maioria dos casos, processo de upgrade deve sempre privilegiar a placa de vídeo (Foto: Divulgação/Nvidia)Na grande maioria dos casos, processo de upgrade deve sempre privilegiar a placa de vídeo (Foto: Divulgação/Nvidia)

Na grande maioria dos casos, sim. A placa de vídeo será o componente mais importante no PC dedicado a jogos. A capacidade de processamento gráfico é o fator principal na equação em busca de uma melhor qualidade na reprodução de games. É possível montar um PC para jogos, inclusive com capacidades para realidade virtual, com processadores da quarta geração da Intel (que já está na sexta geração), que são relativamente antigos, mas não comprometem a experiência de uso em nenhuma medida.

Mas há exceções. Se o computador que é usado como base para o upgrade for muito antigo, adotar uma placa de vídeo muito mais nova pode não representar um salto muito grande, já que haverá gargalos: o restante do equipamento simplesmente não acompanha o potencial da placa de vídeo.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como saber se o computador é muito velho?

É difícil determinar um ano como o limiar da necessidade de um upgrade, mas a presença de alguns componentes serve para denunciar que o computador está no fim da linha. Soquetes aposentados pela Intel, limitações de chipset (relacionadas com interfaces de armazenamento, memórias e novas tecnologias e padrões), barramentos mais antigos (PCIe 2.0 e não 3.0, por exemplo), são todos indícios de que o computador, no geral, é velho demais para tirar todo o proveito de uma placa de vídeo mais recente.

Quando o processador é a melhor ideia?

No geral, trocar de processador para jogar não é a opção mais comum para atacar o problema, mas nas situações em que o computador todo já anda pela fila da aposentadoria, pode ser interessante começar a evolução pelo processador.

Processadores Haswell da Intel (quarta geração) ainda são ótimos para games, mesmo os mais atuais (Foto: Divulgação/Intel)Processadores Haswell da Intel (quarta geração) ainda são ótimos para games, mesmo os mais recentes (Foto: Divulgação/Intel)

Mas só vale à pena trocar de processador se o movimento presumir um salto relevante de performance. Um computador com um processador Intel de quarta geração, por exemplo, só vai ter ganhos de verdade se o usuário decidir pela compra de um de sexta, mais atual. Algumas dessas CPUs, inclusive, permitem performance razoável em games atuais – longe de rivalizar com placas de vídeo de verdade – mas suficiente para justificar o investimento do gamer que sente saudade de poder rodar títulos lançados recentemente.

Só que essa decisão acaba obrigando a aquisição de uma nova placa-mãe, já que as placas antigas não aceitam as novas CPUs. É, de certa forma, o mesmo problema da placa de vídeo que, embora possa ser instalada na placa antiga, não funcionará em seu pleno potencial.
Computador antigo demais: planeje seu orçamento e prioridades

Aí chegamos à conclusão de que, se o computador é velho demais a ponto de não acompanhar bem as novidades em termos de hardware, a opção mais inteligente é racionalizar o orçamento: definir um patamar de performance adequado e, a partir daí, prever um programa de aquisições de componentes. Pode ser necessário fracionar o computador, comprando primeiro processador e placa-mãe (placa de vídeo antiga, memórias, fonte, gabinete, HDs e monitor podem ser reaproveitados nesse primeiro instante).

Num segundo estágio, vem a nova placa de vídeo e assim por diante.

De olho nas APUs

APUs mais parrudas, assim como os Skylake da Intel, podem ser bons substitutos para placas de vídeo até o orçamento melhorar (Foto: Divulgação/AMD)APUs mais parrudas, assim como os Skylake da Intel, podem ser bons substitutos para placas de vídeo até o orçamento melhorar (Foto: Divulgação/AMD)

A saída não é comum, mas as APUs da AMD vem ganhando em performance e, para consumidores que usam hardware da AMD, pode ser interessante sair de um processador FX para uma APU da marca – especialmente as A10 e A12, mais poderosas e de gerações mais recentes.

Algumas dessas APUs prometem jogos a resolução Full HD e com taxa de quadros razoável, no mínimo equivalentes a consoles. A solução está longe de ser ideal, mas para quem usa hardware da AMD mais antigo, o salto deverá ser considerável, ao menos até as contas se equilibrarem e ser possível investir em uma placa de vídeo de verdade. 

Como trocar a placa de vídeo do notebook? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luan Spirlandelli
    2016-10-28T20:05:13  

    Queria uma ajuda de vocês galera . Montei um i7 6700K com 8 GB de memória + Fonte Thermaltake 600 w 80plus white + placa mãe asus B150M-C/BR . Porém agora preciso comprar uma placa de vídeo , estou com 700 reais pra gastar , qual placa vocês indiciam ? Grande abraço a todos e tudo de bom sempre !

    recentes

    populares

    • Luan Spirlandelli
      2016-10-28T20:05:13  

      O melhor seria juntar um pouco mais, uns 900,00 pra comprar pelo menos uma 960... Mas se quiser comprar logo com esses 700,00 ai a melhor saída na minha opinião seria uma 750TI...

    recentes

    populares

    • Luan Spirlandelli
      2016-10-28T20:05:13  

      ...uma 960 ou uma 470 se preferir a AMD...

  • Kennedy Castro
    2016-08-31T11:28:43

    eu em num falou nada do que eu já sabia kkkk

  • Andre
    2016-07-06T14:40:54

    A matéria é sobre priorizar o processador ou a placa de vídeo, mas pelo que estou lendo nos comentários a coisa não é só isso. Se o processador e a placa-mãe não forem compatíveis com a nova placa de vídeo serão trocados também.... Trocar o HD por SSD...... trocar memória..... ou seja, é melhor juntar uma grana e planejar a atualização do PC inteiro.......

  • João Avila
    2016-07-06T12:57:33  

    Isso quer dizer que terei que atualizar o meu Pentium 133? Cara que droga!

    recentes

    populares

    • João Avila
      2016-07-06T12:57:33  

      vai ter que parar de jogar pacman......

  • Maluquero Bok
    2016-07-06T00:56:33

    ieu com meu i5 2500, vai aguentar a próxima geração de VGA com 8gb q eu devo pegar no fim do ano que vem e mais uns 5 anos com folga.....

  • Rodrigo Sanches
    2016-07-01T07:37:01  

    Vou além.... Trocar o velho HD por um SSD pode representar melhor velocidade que o próprio processador... Tbm não podemos esquecer da ram...

    recentes

    populares

    • Rodrigo Sanches
      2016-07-01T07:37:01  

      Não precisa ser um ssd grande. Compre um de 120 apenas para o sistema e alguns programas. E use se sata apenas para jogos ou programas grandes, que vc usa esporadicamente. E sobre o resto, é necessario haver um equilibrio de vga, ram e processador, nenhum deles podem ser negligenciado. Senão vc cria um gargalo.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Sanches
      2016-07-01T07:37:01  

      Se você for Gamer e decidir pegar uma SSD pegue uma de no minimo 240GB, isso porque dependendo do jogo você utilizar mais de 90GB's de espaço, um exemplo é GTA V que utilizar quase 100GB de espaço. Agora se você for um usuário que usa o PC ou até mesmo teu notebook pra acessar internet, Office, pdfs', e outros programas básicos uma SSD 120GB dá conta do recado tranquilo. Lembrando que um HD externo para backups sempre será bem vindo ou pegar teu antigo HD e compar uma case para transforma-ló em HD externo também ajuda e diminui bastante os custos.