Internet

04/08/2016 09h00 - Atualizado em 04/08/2016 09h00

Como desativar Cortana no Windows 10 Anniversary Update

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

A Cortana é uma das funções mais aguardadas do Windows 10 e a Microsoft quer que todos a usem. Tanto é, que No Windows 10 Anniversary Update, a empresa removeu a opção que permitia desativar/ativar a Cortana no sistema. O problema é que nem todos querem usar ou ficar com a função ativa, pois ela consome muitos recursos e nem sempre é necessária para alguns usuários. Felizmente, ainda é possível desativar Cortana através de uma alteração no sistema, e nesse tutorial, você verá como fazer isso usando o registro do Windows.

Windows 10 Anniversary Update: o guia completo para atualizar seu PC

Embora a mudança transforma a caixa da Cortana em uma simples ferramenta de busca para aplicativos e arquivos locais, se você não que usar a Cortana, basta fazer o seguinte:

O Windows 10 Home oferece as principais funções do sistema (Foto: Luana Marfim/TechTudo) (Foto: O Windows 10 Home oferece as principais funções do sistema (Foto: Luana Marfim/TechTudo))O Windows 10 Home oferece as principais funções do sistema (Foto: Luana Marfim/TechTudo) (Foto: O Windows 10 Home oferece as principais funções do sistema (Foto: Luana Marfim/TechTudo))


Passo 1. Execute o Editor de Registro do Windows. Para isso, pressione as teclas Windows + R simultaneamente. Na pequena janela que aparece, digite “regedit” (sem as aspas) e tecle enter, ou clique no botão “OK”. Se for solicitado, forneça a senha ou clique no botão “Sim” para autorizar a execução;

Executando o Editor de Registro do Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o Editor de Registro do Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Com o Editor do Registro aberto, navegue até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\Windows Search. Se você não encontrar a pasta “Windows Search”, abaixo da pasta do Windows, clique com o botão direito do mouse na pasta do Windows. No menu que aparece, clique na opção “Novo”, depois em “Chave” e nomeie a pasta como “Windows Search”;

Adicionando a chave Windows Search no registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Adicionando a chave "Windows Search" no registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Dentro de “Windows Search”, Clique com o botão direito do mouse em uma área vazia. No menu de contexto, clique em “Novo” e depois em “Valor DWORD (32-bit)”;

Adicionando um novo valor dentro da chave Windows Search (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Adicionando um novo valor dentro da chave "Windows Search" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Nomeie o item como como “AllowCortana” (sem as aspas) e tecle enter para confirmar;

Nomeando o valor AllowCortana (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Nomeando o valor "AllowCortana" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Dê um duplo clique no valor “AllowCortana” para editá-lo. Na pequena tela que será exibida, preencha o campo “Dados do Valor” com “0″ (sem as aspas).

Finalmente, clique no botão “OK” e feche o Editor de Registro do Windows.

Ajustando o valor AllowCortana (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ajustando o valor "AllowCortana" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Saia da sessão atual e entre novamente ou reinicie seu computador para que alteração seja efetivada. Depois, se precisar desfazer a alteração e restaurar a Cortana no futuro, você pode simplesmente voltar no registro do Windows, localizar o valor ”AllowCortana”, e excluí-lo ou defini-lo como “1″.

Qual a sua opinião sobre a Cortana? Conte sua experiência no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Guga Araujo
    2018-07-14T16:27:23

    Consegui desativar a cortana. Meu computador está muito mais rápido, consumo de memória caiu significativamente. Muito Show! Obrigado

  • Evaldo Junior
    2017-07-18T12:18:59

    Desativei a Cortana, tudo aparentemente normal, depois de uns 2 dias Atualizei o Windows e reperei que o Menu Iniciar aparece/abre mas nao funciona, ta todo esmaecido, clico nos icones e opcoes porem não vai. Não sei se foi a Atualização ou Problema com a Desativação dessa Cortana

  • Antonio Anjos
    2016-08-09T03:09:23  

    Não funcionou aqui. Nenhuma das dicas. E meu PC ficou maluco depois dessa atualização. E eu estou prestes a ficar também.

    recentes

    populares

    • Antonio Anjos
      2016-08-09T03:09:23  

      aqui deu certo, a cortana realmente sumiu, mas gostaria mesmo era de excluir ela definitivamente para diminuir o uso da memoria!!! de qualquer forma muito obrigado!

    recentes

    populares

    • Antonio Anjos
      2016-08-09T03:09:23  

      Aqui deu a falsa impressão de que a Cortana foi desativada. Ela de fato sumiu da minha Barra de Tarefas, mas quando você abre o Gerenciador de Tarefas, dá para ver que ela continua consumindo recursos. Resumindo, não funcionou, ao menos para mim...

  • Thiago Tavares
    2017-05-15T15:39:58

    Se reparar bem a dica esta errada, são dois caminhos ditos diferentes um realmente têm a pasta o outro vc teria que cria-la. Mancada esse post qual esta certa afinal.

  • Rogério Ayres
    2016-11-03T15:59:20

    A cortana não aparecerá mais, porém seu processo continuará comendo memória e recursos do sistema... :(

  • Matheus Santos
    2016-11-03T15:30:04

    Nossa valeu mesmo techtudo :)

  • Samuel Sousa
    2016-08-04T13:56:46  

    É só clicar na barra de "Pesquisar na Web e no Windows", clicar no símbolo da configuração e desativar Cortana. Só.

    recentes

    populares

    • Samuel Sousa
      2016-08-04T13:56:46  

      Sabe o símbolo do "Windows"? No lado dele tem uma barra de pesquisar, clica nela e vai em configurações...

    recentes

    populares

    • Samuel Sousa
      2016-08-04T13:56:46  

      Perfeita a dica. Meu notebook ficou instável depois da atualização, seguir o tutorial e foi perfeito. Quem está com dificuldade preste atenção que conseguirá.