Navegadores

14/08/2016 07h00 - Atualizado em 14/08/2016 07h00

Como desativar notificações no navegador

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Alguns navegadores permitem que sites enviem notificações — que costumam encomodar bastante — para seus visitantes. Isso ajuda a manter o usuário atualizado sobre o que acontece, sem que precise acessar a página toda hora. Entretanto, depois de adicionar alguns poucos sites no navegador, o recurso já se torna irritante e pode atrapalhar a sua rotina. Se isso já está acontecendo, basta desativar as notificações. Confira o tutorial abaixo e veja como desativar notificações nos navegadores Microsoft Edge, Chrome , Firefox, Opera e Safari.

Os navegadores de Internet mais usados no Brasil e no mundo

Como desativar notificações no Microsoft Edge

Passo 1. Abra o Microsoft Edge e clique no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela. Em seguida, toque em “Configurações”;

Acessando as configurações do Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as configurações do Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Depois, clique no botão “Exibir configurações avançadas”;

Clicando em Exibir configurações avançadas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clicando em "Exibir configurações avançadas" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Desça a tela “Configurações avançadas” até a opção “Notificações” e clique no botão “Gerenciar”;

Acessando o gerenciamento das notificações (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando o gerenciamento das notificações (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Em “Gerenciar notificações”, clique no controle deslizante para que mude do estado “Ativado” para “Desativado”.

Desativando as notificações de um site (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desativando as notificações de um site (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como desativar notificações no Chrome

Passo 1. Clique dentro da caixa de endereços do Chrome, digite “chrome://settings/” (sem as aspas) e tecle enter;

Acessando as configurações do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as configurações do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Desça a tela de configurações até a opção “Mostrar configurações avançadas…”, e clique nela;

Clicando em Mostrar configurações avançadas… (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clicando em "Mostrar configurações avançadas…" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Em seguida, clique no botão “Configurações de conteúdo…”;

Clicando em Configurações de conteúdo… (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clicando em "Configurações de conteúdo…" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Em “Configurações de conteúdo”, marque a opção “Não permitir que nenhum site exiba notificações”. Se quiser deixar algum site fora dessa regra, clique no botão “Gerenciar exceções…”;

Desativando as notificações do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desativando as notificações do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Dentro de ”Gerenciar exceções…”, você pode gerenciar (adicionar ou remover) sites que ficam de fora do bloqueio de notificações.

Gerenciando as exceções das notificações do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Gerenciando as exceções das notificações do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Como desativar notificações no Firefox

Passo 1. Clique no ícone que fica depois da barra de endereço do Firefox e, no menu que aparece, escolha o item “Opções”;

Acessando as preferências do Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as preferências do Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Dentro de “Opções”, clique na guia “Conteúdo”;

Selecionando a guia Conteúdo nas preferências do Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a guia "Conteúdo" nas preferências do Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Em “Conteúdo”, marque a opção “Não me perturbe” para que nenhuma notificação seja exibida até fechar o Firefox. Se quiser remover ou adicionar sites, clique no botão “Escolher…”;

Acessando as principais configurações das notificações no Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as principais configurações das notificações no Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4.  Ao clicar no botão “Escolher…”, será exibida uma tela onde você pode mudar as permissões, remover todos ou um site individualmente. Quando finalizar as mudanças, basta clicar no botão “Salvar alterações”.

Apagando sites que enviam notificações no Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Apagando sites que enviam notificações no Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Como desativar notificações no Opera

Passo 1. Na tela inicial do Opera, clique no ícone da engrenagem para acessar as opções de personalização do navegador;

Acessando a opção de personalização do Opera (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção de personalização do Opera (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na barra lateral que aparece, clique na opção “Ir para as configurações do navegador”;

Acessando as configurações do Opera (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as configurações do Opera (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Em seguida, clique na guia “Sites”;

Acessando a opção Sites (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção "Sites" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Em “sites”, desça a tela até a área “Notificações” e marque a opção “Não permitir que nenhum site exiba notificações de desktop”. Se quiser tirar algum site dessa regra, clique no botão “Gerenciar exceções…” e faça as alterações.

Desativando e gerenciando as notificações no Opera (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desativando e gerenciando as notificações no Opera (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Como desativar notificações no Safari

Passo 1. Com a tela do Safari aberta, clique no menu “Safari” e depois na opção “Preferências…”;

Acessando as preferências do Safari (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as preferências do Safari (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Em “Preferências”, clique na guia “Notificações”;

Acessando a guia Notificações nas preferências do Safari (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a guia "Notificações" nas preferências do Safari (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Nessa tela você pode remover um ou todos os sites, permitir ou negar as notificações de cada um deles e deixar que os sites peçam permissão para enviar notificações push.

Gerenciando as notificações de sites no Safari (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Gerenciando as notificações de sites no Safari (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Lembre-se que, quando precisar, você ainda pode reativar as notificações.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Mota
    2018-07-17T14:58:26

    vlw