Sistemas Operacionais

30/08/2016 06h00 - Atualizado em 30/08/2016 06h00

Linux no macOS: como instalar XQuartz e rodar programas no Mac OS X

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Uma das características mais importantes da maioria dos aplicativos feitos para Linux é o fato de serem portáveis para outros sistemas operacionais. Para completar, o Mac OS X utiliza uma base próxima do Unix, similar ao Linux. Ou seja, executar um app Linux é perfeitamente possível, desde que a plataforma tenha os pré-requisitos que o programa exige. Um desses requisitos é o X11, que é responsável pela interface gráfica no Linux. No tutorial abaixo, veja como instalar esse componente usando o XQuartz e execute programas do Linux no Mac.

Como excluir arquivos de computadores Linux

Descubra como instalar XQuartz para rodar programas Linux no OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Descubra como instalar XQuartz para rodar programas Linux no OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Instalando o Quartz no OS X

Passo 1. Acesse a página do XQuartz (xquartz.org) e baixe a última versão do programa;

Baixando a última versão do XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Baixando a última versão do XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Quando terminar o download, abra o Finder e vá para a pasta “Transferências”. Em seguida, dê um clique duplo no arquivo baixado;

Executando o arquivo baixado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o arquivo baixado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na janela que será exibida, dê um clique duplo no instalador do XQuartz;

Executando o instalador do XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o instalador do XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na primeira tela do instalador, apenas clique no botão “Continuar”;

Iniciando o processo de instalação do XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando o processo de instalação do XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Na janela que exibirá a licença, toque no botão “Continuar”. Em seguida, clique no botão “Concordar” para aceitar a licença;

Aceitando a licença do XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Aceitando a licença do XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Para iniciar a instalação, toque no botão “Instalar”. Depois, informe um usuário e senha com privilégios de administrador e clique no botão “Instalar Software”;

Autorizando a instalação do XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Autorizando a instalação do XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Aguarde a instalação terminar. No final, será exibido um alerta, informando que é necessário encerrar a sessão atual. Clique no botão “OK” e depois em “Fechar”. Saia da sessão atual ou reinicie o Mac e estará pronto.

Finalizando a instalação do XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Finalizando a instalação do XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Instalando e executando um programa do Linux no Mac OS X

Com o XQuartz instalado é possível usar programas feitos para Linux. O próprio XQuartz já traz algumas alternativas que ficam na pasta /opt/X11/bin/.

Pasta com aplicativos Linux instalados com o XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Pasta com aplicativos Linux instalados com o XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Mas existem outros aplicativos Linux que podem ser baixados e instalados no Mac. Um bom exemplo, é o Inkscape. 

Passo 1. Acesse a página do Inkscape (inkscape.org) e baixe a última versão do programa;

Passo 2. Quando terminar o download, abra o Finder e vá para a pasta “Transferências”. Em seguida, dê um clique duplo no arquivo baixado;

Executando o arquivo baixado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o arquivo baixado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na janela que será exibida, clique no ícone do Inkscape e segure o botão do mouse. Arraste o ícone do programa para o ícone da pasta “Applications” (Aplicativos) e solte;

Instalando o Inkscape na pasta Aplicativos do OS X  (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Instalando o Inkscape na pasta Aplicativos do OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Quando terminar a cópia, abra o Finder e vá para a pasta “Aplicativos”. Pressione e tecla Controle (Control) e clique no ícone do app com o botão direito do mouse. No menu que aparece, toque na opção “Abrir”;

Executando o Inkscape no OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o Inkscape no OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Na primeira execução, aguarde um pouco, pois pode demorar para o aplicativo aparecer na tela. 

Inkscape no OS X via XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Inkscape no OS X via XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora você já pode usar programas do Linux no Mac OS X.

Netflix não abre no Ubuntu (Linux), como resolver? Troque dicas no fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • John Barros
    2018-12-19T14:28:00

    Comigo nao deu certo...nem o ink nem o xquartz