Jogos de aventura

17/08/2016 06h00 - Atualizado em 17/08/2016 12h01

Pokémon Go: como usar a calculadora para medir o IV

Tais Carvalho
por
Para o TechTudo

Pokémon Go é um jogo de realidade aumentada para iPhone (iOS) e Android, lançado em vários países e também no Brasil. No game, você pode capturar e treinar vários monstrinhos para deixá-los ainda mais fortes. Mas como eles são muitos, é difícil saber qual Pokémon é realmente mais forte. Para descobrir em qual deles investir as Candies e Stardust, aprenda a usar uma calculadora para medir o IV do seu Pokémon.

Leia o review completo de Pokémon Go

O que é IV e como ele afeta o Pokémon?

O IV ou Valores Individuais (Individual Values) são atributos únicos de cada Pokémon. Assim como na série de jogos, apesar das espécies seguirem uma "base” de status, as criaturas têm números diferentes para cada atributo. Em Pokémon Go, eles representam Ataque, Defesa e Stamina e estão relacionados com o CP do Pokémon.

Se você tem Pokémon com o mesmo CP, calcule o IV para descobrir qual o mais forte para evoluir (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)Se você tem Pokémon com o mesmo CP, calcule o IV para descobrir qual o mais forte para evoluir (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Ou  seja, mesmo que você capture um Pokémon de CP alto, ele não tem necessariamente o maior potencial. O IV não é tão impactante em Pokémon Go como é em outros jogos da série, mas esses valores podem fazer uma diferença de até 10% nos atributos.

Descobrir o IV de cada Pokémon é importante para saber qual você deve treinar. Apesar desses números não aparecerem no jogo, é possível calculá-los pelo IV Calculator ou pelo site do The Silph Road.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como calcular IV em Pokémon Go

Para calcular o IV do Pokémon, basta colocar os dados na calculadora. Usamos o IV Calculator como base neste tutorial. Preencha a espécie do Pokémon, CP, HP, a quantidade de Stardust para poder usar “Power Up”. Marque a opção “Yes” ou “No” se você já usou ou não Stardust naquele Pokémon. Depois basta apertar “Find IV”.

A Calculadora mostra o número máximo de combinações possíveis de IV para aquele Pokémon (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)A Calculadora mostra o número máximo de combinações possíveis de IV para aquele Pokémon (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Com base nesses dados, a calculadora vai mostrar um número de combinações possíveis de Valores Individuais para o Pokémon, com uma porcentagem de perfeição. Quanto maior o CP e mais “Power” Up ele tiver, mais preciso será o resultado.

Pokémon com CP baixos vão mostrar uma lista extensa de possibilidades. Para melhorar a precisão dos resultados, tente evoluí-los ou use “Power Up” uma vez e refaça o teste. O número máximo para cada IV é 15. Quanto mais próximo deste valor, mais forte será o Pokémon.

A calculadora também mostra os atributos máximos com pior e melhor IV (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)A calculadora também mostra os atributos máximos com "pior" e "melhor" IV (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

A calculadora também indica o level do Pokémon e quantos “Power Up” ele vai precisar para atingir o level máximo, além da quantidade de Stardust e Candy. Abaixo das informações também há uma tabela com os atributos máximos do Pokémon, que mostra como seria o “pior” e o “melhor” status de acordo com o IV e o seu level.

Como ativar a realidade aumentada no Pokémon Go? Comente no Fórum do TechTudo! 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jose Araujo
    2018-09-23T13:28:39  

    Qual das porcentagens (máxima média minimo) é realmente do meu pokemon? alguém me responda '-'

    recentes

    populares

    • Jose Araujo
      2018-09-23T13:28:39  

      Alguém me responda por favor ;-;

  • Jose Araujo
    2018-09-23T13:18:07

    Eu só n entendi uma coisa, qual das porcentagens (máxima ,media e minima) é do meu pokemon... ou são todas '-'

  • Alexandre Alves
    2016-08-18T09:06:18  

    RODRIGO PERREIRA , AO INVÉS DE LEVA SEUS FAMILIARES PARA CAÇAR DEMÔNIOS QUE ESSE POKEMON, LEVA TUA FAMÍLIA PARA CONHECER A DEUS E A SUA PALAVRA IDIOTA.

    recentes

    populares

    • Alexandre Alves
      2016-08-18T09:06:18  

      Acho que cada um deve cuidar da sua vida! Ninguém ta fazendo mal pra vc, então pq fica incomodado??? Vai evangelizar bandido na boca de fumo....

    recentes

    populares

    • Alexandre Alves
      2016-08-18T09:06:18  

      Alexandre, polemon nao é pago... Mas acredito que alem de vc encher o bolso do seu pastor vc vai la na igreja assistir demonios dominando pessoas... (Puro teatro logico) enfim, se realmente quer ser o religioso correto nao entre em site de noticia sobre demonios e va ler a biblia. Nao julgueis para que nao seja julgado nao é mesmo? Meu picachu mandou um abraco!

  • José Lima
    2016-08-18T09:31:13  

    Bem que esse pessoal poderia procurar emprego, estudar ou qualquer outra coisa útil, assim eu não leria ( conserteza, com migo, etc..)

    recentes

    populares

    • José Lima
      2016-08-18T09:31:13  

      José Lima, as pessoas que costumam escrever desse jeito aí que você exemplificou são as que costumam dizer que esse jogo é coisa do capeta.

    recentes

    populares

    • José Lima
      2016-08-18T09:31:13  

      vc tb podia procurar algo pra fazer ao invés de tomar conta da vida alheia !

  • Alexandre Alves
    2016-08-18T08:34:29  

    O QUE LEVA O SER HUMANO A UM BESTEIROL DESSE , PIOR, COISA CRIADA POR SATANÁS PARA LEVAR ESSES ENCAUSTOS PARA O INFERNO E SOFRE ETERNAMENTE.

    recentes

    populares

    • Alexandre Alves
      2016-08-18T08:34:29  

      Que o Senhor Satã possa penetrar fundo em sua alma, "ermão", e que o tridente do Tinhoso seja firme em sua retaguarda.

    recentes

    populares

    • Alexandre Alves
      2016-08-18T08:34:29  

      será que no inferno tem zubat?

  • Carlos Junior
    2016-08-18T01:09:52  

    Fala mal de pokemon mas não perde uma novela e não sai do facebook.

    recentes

    populares

    • Carlos Junior
      2016-08-18T01:09:52  

      kkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Carlos Junior
      2016-08-18T01:09:52  

      Carlos Junior, esqueceu de citar que esses "noveleiros" não trabalham tb kkkkkkkkkkkk

  • Glauber Lima.
    2016-08-17T16:02:35  

    SABEM O QUE QUER DIZER POKEMON EM PORTUGUÊS ???? - DEMÔNO DE BOLSO. ISSO MATA

    recentes

    populares

    • Glauber Lima.
      2016-08-17T16:02:35  

      kkkkkkkkk melhor comentário Fabricio Borges kkkkkk

    recentes

    populares

    • Glauber Lima.
      2016-08-17T16:02:35  

      Traga um Oscar para o Fabricio, traga também 2 gatos para o Sr. Universal Glauber Lima.

  • Lafaiete Alves
    2016-08-17T11:55:35  

    Vocês (+18) tem que parar de jogar essa porcaria e começar a procurar Empre GO!!!...kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Lafaiete Alves
      2016-08-17T11:55:35  

      Obrigada pela sugestão, mas com meus 21 anos já tenho um emprego muito bom e ainda faço faculdade, felizmente ainda tenho tempo para jogar e ser boa no jogo, afinal, não perco meu tempo cuidando da vida dos outros ;)

    recentes

    populares

    • Lafaiete Alves
      2016-08-17T11:55:35  

      Meu amigo é só você parar de julgar as atitudes do outro na rede que você consegue conciliar sua vida profissional, acadêmica e ainda sobra um tempinho pra jogar o que desejar. Fica a dica.

  • Sebastião Oliveira
    2016-08-17T12:27:21  

    Depois do "sucesso" de lançamento do aplicativo Pokemon GO foi lançado um App que vai supera-lo é o Emprego GO. Quem se habilita?

    recentes

    populares

    • Sebastião Oliveira
      2016-08-17T12:27:21  

      Quase ri, tente novamente por favor!

  • Grazy Lukaa
    2016-08-17T23:02:38  

    Genteeeeeee que tanto pra que tanto, credo e só um jogo, sou formada, tenho meu emprego, faço academia sou otima mãe e esposa e caço os bichinhos por ai .... Mania de criticarem as coisas , cada um na sua realidade meus filhos estudam, fazem suas tarefas em casa e jogam o pokemon go qual é o problema? Nao e por causa de um jogo que as pessoas nãoprocuram emprego ou nao estudam , isso se chama base na educação que receberam.... E tem haver muito com caráter! O que aliais tem muita gente por aqui com falta do mesmo!

    recentes

    populares

    • Grazy Lukaa
      2016-08-17T23:02:38  

      Esses fofoqueiros acham que sabem tudo da vida das pessoas e sempre tem razão, em vez de cuidar da própria vida. Ninguém ta matando ou roubando, só jogando, então pq se incomodam tanto?? Vcs tão cuidando tanto assim da família de vcs c.o.m.o cuidam da vida dos outros?

    recentes

    populares

    • Grazy Lukaa
      2016-08-17T23:02:38  

      Todas essas pessoas q criticam,é pq não tem informação da tecnologia,são puros ignorantes.

  • Alexandre Alves
    2016-08-18T08:43:41  

    ENQUANTOS VOCÊS IDIOTAS CASADOS ESTÃO CAÇANDO POKEMON, SUAS MULHERES ESTÃO SENDO CAÇADA PELA VIZINHANÇA ABESTADO

    recentes

    populares

    • Alexandre Alves
      2016-08-18T08:43:41  

      Bastante preocupado com chifre dos outros né? Melhor cuidar do seu

    recentes

    populares

    • Alexandre Alves
      2016-08-18T08:43:41  

      É tanta ignorância que chego a ter dó, ta parecendo minha avó quando viu uma TV a cores pela primeira vez na vida...

  • Daniel Melo
    2016-08-20T19:07:58

    Sobre o que era a postagem mesmo, sempre entro nos comentários para saber o que falaram da matéria, mas não entendi a ligação dos comentários com a matéria kkk Começou com PokeMOnGol , e até chifre nego ganhou....

  • Pombo Sujo
    2016-08-19T11:44:41

    Quero ver pegar a calculadora pra fazer cálculo diferencial e integral...

  • Renato Vascão
    2016-08-17T21:47:56  

    Enquanto vocês caçam pokemon pela rua, a sua mulher ta junto do ricardão. Acordem pra vida alienados !

    recentes

    populares

    • Renato Vascão
      2016-08-17T21:47:56  

      alguns dizem que enquanto caça pokemon a mulher fica dando ,mal sabe que a mulher sai caçar pokemon junto ,mulheres tambem jogam ,inclusive voce pode conhecer varias universitarias mulheres jovens que nao estao por ai normalmente... é uma questao de perspectiva ,de aceitar o que é novo ,e parar de bajular o velho .

    recentes

    populares

    • Renato Vascão
      2016-08-17T21:47:56  

      Enquanto vc ta aqui criticando o q nem conhece, sua mulher pode ter ido a manicure.... será?

  • Josiel Chalita
    2016-08-17T12:07:00  

    Vão caçar Poké-xotas bando de punhe-tei-ros

    recentes

    populares

    • Josiel Chalita
      2016-08-17T12:07:00  

      Tem caçadoras tbm hehehe estão por fora.. geralmente mulher ligada nessas coisas é bonita e inteligente..

  • Wilton
    2016-08-17T21:53:22  

    tambem tenho uma dica, trabalho e estudar

    recentes

    populares

    • Wilton
      2016-08-17T21:53:22  

      Trabalho e estudar e tudo na vida mas somente isso vc pode pode pirar. E o pior de tudo q vc não vai perceber.

    recentes

    populares

    • Wilton
      2016-08-17T21:53:22  

      eu trabalho, faço faculdade e final de semana ainda tenho namorada e amigos, e mesmo assim tenho tempo pra jogar pokemon e to quase level 20 :v Sem contar que ando dando umas estudadas pro enem.

  • Guilherme Pantaleao
    2016-08-17T15:00:26  

    Esses calculos, fora do app, não é considerado hack?

    recentes

    populares

    • Guilherme Pantaleao
      2016-08-17T15:00:26  

      Não.

    recentes

    populares

    • Guilherme Pantaleao
      2016-08-17T15:00:26  

      não, é tipo num rpg vc pegar os dados de certos equipamentos que vc só pegara futuramente, pra ver qual é o melhor e usara depois. você pega os dados dos pokemon, e ve qual vc usara depois (ou os dois se quiser)

  • Fernando Ramos
    2016-08-18T09:07:52

    Grandes bosta!!!

  • Igor Nóbrega
    2016-08-18T09:00:34

    Isso aí é coisa de quem num tem oq fazer... Eu quero é apenas jogar e me divertir!

  • Gregorio Condor
    2016-08-17T14:32:23  

    Boa tarde Kabaços. Vocês sabiam que enquanto vocês caçam Pokemon suas mulheres caçam Picachu?

    recentes

    populares

    • Gregorio Condor
      2016-08-17T14:32:23  

      Bom dia Gregório, você sabia que enquanto fica aqui comentando bobagem em matéria de um jogo que você supostamente não joga, só pra chamar atenção, sua mulher pode tá dando pra um caçador de Pokémon? Corre!!!

    recentes

    populares

    • Gregorio Condor
      2016-08-17T14:32:23  

      É verdade que vocês dão moedinhas pro Super Mário só pra ver o cogumelo dele ficar grandão?

  • Eduardo Martins
    2016-08-17T10:37:00  

    muito complexo, tenho tempo pra isso nao

    recentes

    populares

    • Eduardo Martins
      2016-08-17T10:37:00  

      idem 2

    recentes

    populares

    • Eduardo Martins
      2016-08-17T10:37:00  

      ou use o Necro.Bot pra calcular haha troxas

  • Jean Junior
    2016-08-17T10:45:47  

    vao trabalhar vao... vao caçar coisas boas da vida, principalmente em familia

    recentes

    populares

    • Jean Junior
      2016-08-17T10:45:47  

      verdade , voce tem muita coisa pra fazer, abrir noticia de jogo pra falar mal dele suashuahsuahsuahsauhhsa boa o brasil é um pais melhor com voce

    recentes

    populares

    • Jean Junior
      2016-08-17T10:45:47  

      Trabalho, sou formado, tenho família, e saio para caçar Pokemon com minha esposa e com meu filho! Não vejo problema algum! Jovens estão saindo de casa com seus amigos para jogar este jogo, onde antes o máximo que faziam era dialogar online em algum jogo de PC ou console (Também possuo vídeo-game! Antes que venha alguém dizer que estou criticando quem joga!), ao mesmo tempo fazem atividades físicas, e muitas vezes estão fazendo novas amizades ao jogarem juntos com pessoas até então desconhecidas!

  • Max Mta
    2016-08-17T21:11:03  

    ACABEI DE PEGAR UMA POKEMON. ELA E MULHER DE UM EX AMIGO MEU...

    recentes

    populares

    • Max Mta
      2016-08-17T21:11:03  

      Putz vc quiz dizer q ela é um dragão então..

  • Cleiton Daré
    2016-08-17T14:10:52  

    Calculadora pra aprender Matemática e ser alguém na vida a moçadinha não quer, né? hahaha....

    recentes

    populares

    • Cleiton Daré
      2016-08-17T14:10:52  

      O que ele é, não sei. Mas posso dizer que ele não é um retardado!

    recentes

    populares

    • Cleiton Daré
      2016-08-17T14:10:52  

      O fato de ser a melhor faculdade não faz de vc de um excelente profissional, já vi que é um boca aberta com indicação de alguém.

  • Dickloko
    2016-08-17T23:01:36

    na boa e muito trampo pra pouca utilidade ,ate joguei usei bot gps fake e perdi a pira do jogo em 2 dias rs