Redes sociais

14/09/2016 09h00 - Atualizado em 14/09/2016 09h07

Como descobrir quais permissões os aplicativos têm no seu Facebook

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

Ao usar o login do Facebook Login para acessar aplicativos, são fornecidas algumas informações pessoais, permitindo que esses serviços publiquem em nome do usuário — resultados de esportes, fotos compartilhadas pelo aplicativo, conquistas no videogame e outras funções bastante populares na rede social. Além disso, ao clicar sem prestar atenção às opções, são liberados também o endereço de e-mail e a lista de amigos. Dessa forma, a empresa responsável pelo aplicativo pode usar os dados recolhidos para apresentar promoções e dizer para outros usuários da rede social que determinadas pessoas usam seus produtos. 

Facebook quer explicar sobre o que os seus amigos estão falando

No entanto, para manter a privacidade de quem usa o Facebook, a rede social oferece o gerenciamento de permissões, trazendo a possibilidade de redefinir quais dados são liberados para aplicativos. 

Como descobrir quais permissões os aplicativos tem no seu Facebook (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Como descobrir quais permissões os aplicativos tem no seu Facebook (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Abra o Facebook e toque sobre o ícone de seta, no canto superior direito da tela. Em seguida, acesse “Configurações”;

Acesso as configurações do Facebook (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acesso as configurações do Facebook (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Na lista de opções à esquerda da tela, clique em “Aplicativos”;

Acesso à página de gerenciamento de aplicativos e serviços da web vinculados ao login do Facebook (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acesso à página de gerenciamento de aplicativos e serviços da web vinculados ao login do Facebook (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Em “Conectado com o Facebook”, clique na opção “Mostrar todos” para conferir a lista de aplicativos vinculados;

Acesso a todos os aplicativos e serviços vinculados ao Facebook (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acesso a todos os aplicativos e serviços vinculados ao Facebook (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. Clique sobre um dos ícones para visualizar as permissões do aplicativo;

Acessando permissões para um aplicativo ou serviço vinculado ao Facebook (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acessando permissões para um aplicativo ou serviço vinculado ao Facebook (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 5. Em “Visibilidade do aplicativo”, defina quais pessoas do Facebook poderão saber que você usa esse aplicativo.

É possível escolher a opção “Público” para que todos vejam sua atividade nesse aplicativo ou definir que apenas amigos visualizem essa atividade. Caso queira que ninguém tenha acesso a essa informação, escolha “Somente eu”;

Definição da visibilidade de um aplicativo vinculado ao Facebook (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Definição da visibilidade de um aplicativo vinculado ao Facebook (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 6. Em “Informações que você fornece a este aplicativo”, defina se deseja compartilhar a lista de amigos, endereço de e-mail, interesses pessoais e curtidas em páginas. Seu perfil público é, automaticamente, liberado e não é possível alterar esse dado.

É importante saber que o aplicativo usará sua lista de amigos para, por exemplo, identificar qual deles também possui um perfil na plataforma. Seu endereço de e-mail pode ser usado para oferecer serviços, promoções e informações do aplicativo. Já interesses e curtidas podem ajudar a ferramenta a definir recomendações de conteúdo ou oferecer algum tipo de benefício de acordo com suas preferências definidas no Facebook. Role a tela para ver outras opções;

Definição de informações do perfil disponíveis para o aplicativo (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Definição de informações do perfil disponíveis para o aplicativo (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 7. Em “Este aplicativo pode”, informe se deseja que o aplicativo envie notificações para o seu Facebook. Essa opção é importante para os jogos que lançam alertas quando um amigo envia um convite para jogar. Para finalizar, clique em “Salvar” para que as preferências sejam alteradas.

Opção para salvar alterações realizadas nas permissões para aplicativos do Facebook (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Opção para salvar alterações realizadas nas permissões para aplicativos do Facebook (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Pronto! Você pode repetir esse processo com outros aplicativos para evitar que seus dados sejam usados sem o seu consentimento.

Como usar Gifs no Facebook? Descubra no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Walter Garcia
    2016-09-14T19:37:52

    Muito bom!!!