Perdeu a atualização gratuita do Windows 10? Oficialmente, a oferta de atualização gratuita para a versão mais recente do sistema operacional do Windows acabou. Porém, cópias gratuitas do software ainda estão disponíveis. Sim, ainda existem alternativas para obter o sistema gratuitamente e sem usar uma licença pirata. Estas opções são da própria Microsoft e ainda não tem prazo para terminar. Veja como usar a licença gratuita e atualize ou legalize a situação do seu sistema.
Tudo o que você precisa saber sobre o modo de segurança do Windows 10

Use a oferta para clientes de tecnologias adaptativas
A Microsoft ainda está oferecendo a atualização do Windows 10, gratuitamente, para pessoas que usam as tecnologias adaptativas ou assistivas. De acordo com os termos da oferta, só é possível aproveitar esta opção se usar alguma “tecnologia adaptativa” em seu computador. Isso inclui recursos como leitores de tela, ampliadores e qualquer outro serviço que torne o Windows mais fácil de usar.
Mesmo com essa exigência, a Microsoft não está verificando o uso dessas tecnologias adaptativas e nem liberou uma lista de tecnologias desse tipo que irão torná-lo elegível para a oferta. Para aproveitar a oportunidade, é necessário visitar a página oficial (microsoft.com/pt-br/accessibility/windows10upgrade) da atualização e clicar no botão “Atualizar agora” para começar o processo.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Esse procedimento irá baixar uma ferramenta que fará a atualização do seu sistema do Windows 7, 8 ou 8.1 para o Windows 10. Na prática, funciona exatamente como utilitário anterior, o “Obtenha Windows 10″, que estava disponível para todos durante o primeiro ano de lançamento da versão mais recente do sistema operacional.
Tal como aconteceu com a oferta de upgrade gratuito anterior, este método obtém uma "licença digital" para o PC que é válida para a vida útil do dispositivo. Ou seja, é possível continuar usando o Windows 10 e ainda reinstalá-lo no PC no futuro, mesmo que a oferta tenha sido removida pela Microsoft.
Apesar da controvérsia, quando esta oferta foi descoberta, a Microsoft não retirou ou a tornou mais difícil de obter. Entretanto, ela não ficará disponível para sempre e, provavelmente, a empresa irá fornecer um aviso prévio quando for acabar com a mesma.
Use uma chave do Windows 7, 8 ou 8.1
Embora não seja mais possível usar a ferramenta “Obtenha o Windows 10″ para atualizar a partir do Windows 7, 8 ou 8.1, ainda é permitido baixar a mídia de instalação do Windows e, em seguida, fornecer uma chave do Windows 7, 8 ou 8,1 durante a instalação.

Ao fazer isso, o Windows irá entrar em contato com os servidores de ativação da Microsoft e confirmar se a chave para a versão anterior é real. Se for, o Windows 10 será instalado e ativado em seu PC.
Como na opção das tecnologias adaptativas, seu PC adquire uma “licença digital” e você pode continuar a usar o sistema e até reinstalar o Windows 10 no futuro. Por isso, Mesmo que a Microsoft bloqueie esse truque no futuro, o computador irá manter a licença e o Windows 10 permanecerá ativado.
Ignorando os avisos de ativação
Aqui está o verdadeiro segredo: não é necessário fornecer uma chave de produto para instalar o Windows 10. Você pode baixar a mídia de instalação do sistema e instalá-lo em um PC, no Boot Camp em um Mac, ou em uma máquina virtual sem digitar a chave de produto.

Com isso, o Windows continuará a trabalhar normalmente. Ao usar essa opção, o sistema irá chateá-lo com mensagens pedindo para ativá-lo, mesmo assim, funcionará muito bem. A opção de ir ao site da Microsoft e baixar uma versão de avaliação de 90 dias do Windows 10 Enterprise (microsoft.com/en-us/evalcenter/evaluate-windows-10-enterprise) também é válida.
Esta cópia de avaliação vem com os recursos extras incorporados nessa versão do sistema operacional, por isso também é uma forma conveniente de testar esses recursos Enterprise. No entanto, se tiver uma chave, é possível atualizar qualquer edição do Windows 10 para a edição Enterprise.
Se você já tiver atualizado, reinstale o Windows 10 tranquilamente
Se já tiver usado qualquer oferta de upgrade gratuito, seja upgrade gratuito original durante o primeiro ano, a oferta de tecnologias adaptativas ou instalando o Windows 10 – e fornecido uma chave para uma versão anterior elegível do Windows – poderá continuar a usar o Windows 10, gratuitamente, no mesmo hardware .
Para fazer isso, basta baixar a mídia de instalação do software e fazer o processo de instalação no computador. Não forneça qualquer chave de ativação durante o processo de instalação, pois ele deverá ativar automaticamente, após contactar os servidores da Microsoft. Claro, será possível continuar a instalar o Windows 10, de maneira gratuita, no mesmo computador futuramente, mesmo se substituir o disco rígido ou outros componentes.
Neste caso, o novo assistente de ativação no Windows 10 Anniversary Update irá ajudá-lo a solucionar problemas de alterações de hardware e reassociar a licença digital correta com o PC.
Um PC antigo com licença nova ou PC novo com uma licença nova?
Por fim, também é possível, simplesmente, comprar um novo PC que vem com o Windows 10. Não é realmente gratuito, porque o fabricante tem de pagar pela licença do Windows e embutir o custo no preço. Mas, se você estiver atualizando do Windows 7, 8 ou 8.1, faz muito mais sentido comprar um novo computador que vem com o Windows 10, em vez de gastar com a compra de uma licença para atualizar um PC com hardware antigo. Isso é possível porque os fabricantes de computadores pagam bem menos do que os usuários normais por essas licenças.
Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.