Redes sociais

28/09/2016 09h00 - Atualizado em 28/09/2016 09h00

Como usar o aplicativo Yik Yak

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O Yik Yak é um aplicativo de mensagens para smartphones que funciona como uma rede social. A diferença fundamental é que, em vez de agrupar os usuários de acordo com seus amigos e conhecidos, o app permite encontrar pessoas que estão por perto, além de procurar por assuntos buscando conectar outros usuários com interesses em comum. Polêmico, o Yik Yak já causou muita confusão com acusações de que permitira o anonimato e bullying na Internet e tenta conquistar novos usuários no Brasil. Saiba como criar uma conta e interagir com outros usuários na versão do aplicativo em português.

Testamos a Hello: entenda a nova rede social do criador do Orkut

Yik Yak (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Yik Yak (Foto: Luana Marfim/TechTudo)


Passo 1. Após abrir o aplicativo, o Yik Yak vai pedir seu número de telefone para abrir uma conta. Em seguida, vai mandar uma mensagem via SMS como confirmação. Insira-a para continuar.

Aplicativo de geolocalização usa número de telefone para registrar usuários (Foto: Reprodução/Yik Yak)Aplicativo de geolocalização usa número de telefone para registrar usuários (Foto: Reprodução/Yik Yak)

Passo 2. Insira o apelido que quer usar no Yik Yak e toque em “Reivindicar” para usá-lo (caso esteja disponível). Você será enviado para a tela de criação do perfil, onde é possível alterar seu nome, adicionar uma biografia e links para redes sociais. Quando terminar esse passo, toque em “Feito”.

Usuários precisam criar conta para usar o Yik Yak (Foto: Reprodução/Yik Yak)Usuários precisam criar conta para usar o Yik Yak (Foto: Reprodução/Yik Yak)

Passo 3. Para usar o Yik Yak, toque no primeiro botão do menu, que exibe todos os posts feitos próximo a você por outros usuários, assim como outras pessoas que também possuem o aplicativo.

Você pode usar o botão “Yak” para escrever um post novo. Após tocar nele, você receberá uma notificação do que é ou não permitido — em uma tentativa de reduzir a polêmica com posts anônimos e bullying. Toque em “Concordar” para prosseguir e, após escrever o que deseja, toque em “Enviar”.

Aplicativo proíbe comentários ofensivos e spam (Foto: Reprodução/Yik Yak)Aplicativo proíbe comentários ofensivos e spam (Foto: Reprodução/Yik Yak)

Passo 4. Para ler uma conversa, toque no post (Yak) desejado. Você pode usar o botão “Responder” para escrever uma resposta e usar as setas para curtir ou não curtir o comentário.

Se o post for seu, use o botão da lixeira no topo para apagá-lo. Qualquer resposta será encaminhada diretamente para sua barra de notificações.

Respostas a Yaks postados são enviadas para barra de notificações (Foto: Reprodução/Yik Yak)Respostas a Yaks postados são enviadas para barra de notificações (Foto: Reprodução/Yik Yak)

Passo 5. Para ver o que as pessoas em outros lugares estão postando, toque no ícone da lupa no menu superior e, em seguida, em “Clique aqui para descobrir novos lugares”. Use o mapa para escolher uma cidade e toque em “Salvar”.

Aplicativo permite procurar por posts em outros locais do mundo (Foto: Reprodução/Yik Yak)Aplicativo permite procurar por posts em outros locais do mundo (Foto: Reprodução/Yik Yak)

Você também pode usar uma das turmas já disponíveis no menu ou selecionar tópicos específicos para falar sobre eles.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ruberval Rosa
    2016-09-29T00:20:48  

    ohh galera dê uma força curtem meus videos no youtube , só pesquisar ROBERTO E RUBERVAL OK OBG

    recentes

    populares

    • Ruberval Rosa
      2016-09-29T00:20:48  

      Não dá pra assistir um vídeo de alguém que chama Ruberval!!!!

    recentes

    populares

    • Ruberval Rosa
      2016-09-29T00:20:48  

      OBRIGADO LUIZ PELO COMENTÁRIO SEI QUE UM DIA ALCANÇAREI MEU OBJETIVO

  • Anfíbio Mor
    2016-09-28T16:52:06  

    ESTA É A PÁGINA DOS C0MÉDIA, TUDO VIRGEM, VACILÃ0, ZÉ RUELADA NERD QUE NAO CURTE MULHER...Lamentavelmente!!!

    recentes

    populares

    • Anfíbio Mor
      2016-09-28T16:52:06  

      ...mais um que enfia o pinto na tua mãe....grato kkkkkk

    recentes

    populares

    • Anfíbio Mor
      2016-09-28T16:52:06  

      Uma pessoa que cria um perfil fake chamado "Anfíbio Mor" e fica comentando nas páginas do G1, deve ser maior pegador.

  • Alberto Rodrigues
    2016-09-28T15:21:39  

    Caramba que legal, causou confusão na América do norte e vocês estão ensinando a usar aqui, que jornal maravilhoso.

    recentes

    populares

    • Alberto Rodrigues
      2016-09-28T15:21:39  

      bullyng existe sim, quando a "zoeira" se torna ofensa discriminatória...não tem essa de mimimi....simples assim!

    recentes

    populares

    • Alberto Rodrigues
      2016-09-28T15:21:39  

      Elias, não é não, a mãe dele que é lavadeira .....

  • Otavio Campos
    2017-01-01T19:07:37

    E, o Bota é o melhor das Américas. kkkkkkkkkkkkkkk

  • Rodphillys
    2016-09-28T18:03:07  

    eu curto mulher mas gosto de alguns homens tbm e dai ?

    recentes

    populares

    • Rodphillys
      2016-09-28T18:03:07  

      Enos Oliveira vc deve estár me confundindo com seu pai!

    recentes

    populares

    • Rodphillys
      2016-09-28T18:03:07  

      Vc nao consegue responder a pergunta, deve ser um cara que foi violentado....kkkkkkkkkk

  • Fábio Brito
    2016-09-29T14:07:22  

    O Palmeiras não tem mundial.

    recentes

    populares

    • Fábio Brito
      2016-09-29T14:07:22  

      e vc não tem mãe

    recentes

    populares

    • Fábio Brito
      2016-09-29T14:07:22  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Ruberval Rosa
    2016-09-30T01:39:47

    MELHOR VCS CURTI MEUS VÍDEOS CANTANDO NO YOUTUBE SÓ MODÃO PESQUISE ; ROBERTO E RUBERVAL E CURTEM , PODEM COMENTAR QUE FICAREI FELIZ

  • Marcio Oliveira
    2016-09-29T09:52:47  

    Nada contra aplicativos de redes sociais, mas o fato é que hoje as pessoas passam mais tempo jogando/conversando inutilmente que fazendo algo para melhorar seu futuro. Estudar, ler um bom livro, fazer um curso, enfim, todas essas coisas que te qualificam para ser uma pessoa ou profissional melhor. Só uma observação.

    recentes

    populares

    • Marcio Oliveira
      2016-09-29T09:52:47  

      Boa observação Marcio, temos que educar nossos filhos para aproveitar o que a tecnologia oferece para crescimento e impedir que eles se tornem presas fáceis nesse mundo que "evolui" rapidamente para não sei onde...

  • Adriano Martins
    2016-09-29T23:27:18

    Mais uma forma de alienar ainda mais pessoas cada vê mais conectadas e cada vez mais sozinhas, depois não venha querer colorir o mês pra diminuir o número de suicidios!!!

  • Ismael Oliveira
    2016-09-29T07:39:35  

    Em um País que tem cota pra negro, índio, lgbt, e outros, esse aplicativo vai ser panela cheia pra bullying.

    recentes

    populares

    • Ismael Oliveira
      2016-09-29T07:39:35  

      tem erva aqui não, rapah.. rsrs

    recentes

    populares

    • Ismael Oliveira
      2016-09-29T07:39:35  

      :)

  • Joelson Trindade
    2016-09-28T13:31:59  

    ninguém inventa um aplicativo de vagas de emprego nas demais regiões do brasil!

    recentes

    populares

    • Joelson Trindade
      2016-09-28T13:31:59  

      Aplicativo tem, mas o problema deles são os empregos fantasmas. Os donos dos aplicativos postam vagas que não existem só pra chamar a atenção, aí vc bobo vai lá, se candidata e nem resposta tem haha...

    recentes

    populares

    • Joelson Trindade
      2016-09-28T13:31:59  

      Podes Crer Sandro.... Esses aplicativos de emprego são maior furada!!!! Pega trouxa

  • Eduardo Vireque
    2016-09-29T11:58:52

    Trabalhar que é BOM ninguém quer!!!

  • Andre Rosa
    2016-09-29T11:45:31

    O Aplicativo é polêmico, já causou muita confusão e a Globo dedica uma página inteira para promovê-lo.

  • Paulo Borges
    2016-09-29T07:57:26  

    Em um país onde já existe tantos preconceitos e racismo este aplicativo deveria ser totalmente proibido

    recentes

    populares

    • Paulo Borges
      2016-09-29T07:57:26  

      Serão alvos de preconceito e racismo quem quiser. O uso do aplicativo. NÃO É OBRIGATÓRIO. Cada um cuida da sua vida.

  • Max Eastman
    2016-09-29T08:57:02  

    Lembrem-se que NÃO É OBRIGATÓRIO usar este aplicativo. Basta não instalarem. Não precisamos de mais censura neste país.

    recentes

    populares

    • Max Eastman
      2016-09-29T08:57:02  

      Censura no Brasil? Acho que estás desinformado. Aqui é a maior zona de todas, tudo que é porcaria, faz sucesso aqui.

  • Patyboo
    2016-09-29T11:09:48

    Pra que vou querer falar com pessoas que não conheço? Mesmo com pseudos ideais iguais, não confio.

  • Rafael Soares
    2016-09-29T09:10:06

    Se ficar excluindo meu comentário, vou para outro site kkkkkk

  • Igor Estevão
    2016-09-29T10:45:20

    Quem é a favor de colocar bloqueadores de celulares nas escolas, joinha!

  • Fabio Bail
    2016-09-29T10:24:49

    Vai acontecer igual com o Secret, se tem essa função anonima para enviar mensagens, as pessoas vão começar abusar do aplicativo e logo está banido, certeza.

  • Cleu Ferraz
    2016-09-29T10:09:14

    Tudo que não presta vem pro Brasil, aqui tudo pode e da certo

  • Torcedor
    2016-09-28T16:12:41

    Seria bom um aplicativo desse que procurasse um político honesto pra votar. E quem conseguisse encontrar primeiro avisaria aos demais.

  • Tacoberry
    2016-09-29T07:56:34

    Ah nem.. Mais uma b/o/b/a/g/e/m para os atoas de plantão!!!

  • Thiago Barbosa
    2016-09-29T05:56:51

    matéria patrocinada é outra coisa neh...Usa as palavra "polémico"...pronto, esta feito a publicidade gerando vários downloads do app

  • Clayson Santos
    2016-09-29T01:12:20  

    Inventem um app para emprego e não essa bosta ae !

    recentes

    populares

    • Clayson Santos
      2016-09-29T01:12:20  

      Esse já tem mas ninguém usa.

  • Manuel C
    2016-09-29T00:24:38

    Esse aplicativo tanto nas mãos de traficantes/usuários de drogas e também da polícia será uma arma para localizarem quem eles querem encontrar...