Produtividade

11/09/2016 08h00 - Atualizado em 11/09/2016 08h00

Como usar o Google Docs para converter PDF em outros formatos

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Se você usa o Google Drive, provavelmente sabe que pode criar e editar documentos com o Google Documentos. Embora sejam as funcionalidades esperadas, é possível fazer muito mais com essa ferramenta. O usuário também pode converter arquivos PDF e imagens de texto em documentos editáveis. Parece complicado mas não é. Confira o tutorial abaixo e veja como usar o Google Docs para converter PDF em outros formatos.

Como conseguir mais espaço livre no Google Drive

Passo 1. Abra um navegador e faça login na sua conta do Google Drive;

Passo 2. Em seguida, clique no arquivo PDF que deseja converter e arraste-o para a janela do navegador;

Arrastando um arquivo PDF para o Google Drive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Arrastando um arquivo PDF para o Google Drive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 3. Uma pequena caixa de diálogo exibe o progresso do upload. Quando o processo estiver concluído, clique no “X” na caixa de diálogo para fechá-la;

Fechando a janela de upload (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Fechando a janela de upload (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na lista de arquivos, clique com o botão direito do mouse no arquivo PDF. No menu que aparece, selecione “Abrir com” e depois em “Documentos Google”. O arquivo PDF será convertido em um documento do Google com o texto editável;

Abrindo o arquivo com o Google Documentos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Abrindo o arquivo com o Google Documentos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Com o arquivo aberto, você pode converter o documento para um arquivo do Microsoft Word que você pode baixar e editar (ou continuar a trabalhar on-line em sua conta do Google Drive). Para fazer isso, clique no menu “Arquivo”, “Fazer download como” e em “Microsoft Word (.docx)”;

Salvando o PDF como um arquivo docx (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Salvando o PDF como um arquivo docx (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Você também pode fazer esse mesmo procedimento para converter um arquivo de imagem que contém texto. Isso irá resultar em um arquivo do Google Documentos que contém a imagem no início, seguido pelo texto extraído a partir da imagem, em um formato editável.

Arquivo de imagem convertido para documento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Arquivo de imagem convertido para documento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Como você pode ver, esse processo pode ser muito útil. Também é possível usar nos outros aplicativos do Google Drive e obter um tipo de documento a partir de outros.

Qual é o melhor serviço de compartilhamento de arquivos? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares