Jogos de esporte

14/09/2016 07h00 - Atualizado em 15/09/2016 17h54

Veja dicas para jogar PES 2017 no PC, PS4, PS3, Xbox One, e Xbox 360

Murilo Molina
por
Para o TechTudo

PES 2017 já está disponível para Xbox One, PS4, PC, Xbox 360 e PS3. Além das melhorias gráficas, o simulador da Konami também ganhou ajustes que alteram um pouco a forma de atacar e defender no game.

Flamengo fecha exclusividade com PES e está fora de Fifa 17

Passes estão mais precisos e difíceis de executar, enquanto tentativas de infiltração com velocidade são cada vez mais raras e complexas. O segredo para aperfeiçoar cada aspecto do game é treinar e ter paciência. Precisa de ajuda para melhorar em PES 2017? Veja o guia e faça bonito nas partidas contra os amigos.

PES 2017: confira dicas para mandar bem no game de futebol (Foto: Reprodução/Murilo Molina)PES 2017: confira dicas para mandar bem no game de futebol (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Capriche na mira e força dos passes

Com as mudanças no sistema de passes de PES 2017, completar o toque de bola sem ser desarmado ou interceptado está ainda mais difícil e requer atenção especial dos jogadores. É importante usar o analógico esquerdo e segurar o botão de passe por mais tempo.

Experimente a técnica em algumas partidas contra a máquina para se acostumar com as mudanças. Para passes longos, a opção de mira manual funciona ainda melhor (segure o gatilho esquerdo) e pode criar chances claras de gol.

Controle o seu ritmo de jogo

Evite corridas desnecessárias em PES 2017 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Evite corridas desnecessárias em PES 2017 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Em busca de partidas mais parecidas com o esporte real, PES 2017 aposta em um ritmo de jogo mais cadenciado, que privilegia trocas de passe e movimentação em vez de “correria”.

Para conseguir boa posse de bola e mais chances de gol, evite segurar o botão de corrida por muito tempo, seja no ataque ou na defesa. Isso torna seus jogadores alvos fáceis para os defensores. Deixe as arrancadas para áreas vazias do campo, ou atletas muito habilidosos.

Use tabelas e bolas enfiadas

Use tabelas em PES 2017 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Use tabelas em PES 2017 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Com o novo foco em passes e posse de bola, as tabelas são ferramentas ainda mais importantes para garantir um bom desempenho do seu time. Com essa jogada é possível abrir espaços e conseguir belas infiltrações pelas costas dos defensores.

Outra boa opção são as enfiadas, usando triângulo (PlayStation) ou Y (Xbox), que abusam da velocidade dos seus jogadores e espaços abertos na defesa dos oponentes. É só controlar a potência do passe e a direção usando o analógico esquerdo.

Pressione os oponentes para conseguir a bola

Pressione os seus oponentes em PES 2017 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Pressione os seus oponentes em PES 2017 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Antes relativamente raras, as roubadas de bola no campo defensivo estão muito mais comuns em PES 2017, e prometem ser uma das estratégias mais eficientes para pegar os adversários de surpresa e marcar gols improváveis.

Para ajudar na sua recuperação, segure o botão de chute e passe simultaneamente enquanto estiver sem a bola. Isso fará com que dois jogadores pressionem o adversário com a bola, obrigando-o a fazer jogadas desfavoráveis.

Posicione seus defensores manualmente

Mova seus defensores em PES 2017 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Mova seus defensores em PES 2017 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Para se proteger de bolas pelas costas e tabelas dos oponentes, a melhor opção é soltar o botão de “marcação” (X/A) e posicionar seus jogadores de defesa manualmente. Dessa forma é muito mais fácil cobrir espaços abertos e interceptar passes dos oponentes.

Para trocar o controle dos seus jogadores rapidamente, use o analógico direito, com rápidos toques na direção do atleta que deseja posicionar. A tática não é das mais fáceis, mas tornará sua retranca muito mais segura.

Varie as jogadas de ataque

Varie suas jogadas de ataque em PES 2017 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Varie suas jogadas de ataque em PES 2017 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Uma das principais novidades de PES 2017 foram os ajustes na inteligência artificial, que “absorve” o seu estilo de jogo durante as partidas e se posiciona de forma diferente para evitar jogadas muito repetitivas.

Apelar constantemente para cruzamentos ou bolas altas pode parecer uma boa ideia, mas rapidamente os oponentes “manjarão” sua jogada – e a farão muito menos eficiente. Para evitar isso, busque sempre atacar por lados diferentes.

Calibre a força das suas finalizações

Capriche nos chutes em PES 2017 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Capriche nos chutes em PES 2017 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Momento chave das partidas de PES 2017, as finalizações são responsáveis pelas mudanças no placar e devem ser tratadas com muito capricho pelos jogadores. Quando comparados aos chutes das versões anteriores do game, os arremates de PES 2017 são um pouco mais fracos e realistas.

Para garantir vantagem sobre os goleiros, é preciso colocar um pouco mais de força nos chutes. Faça isso segurando o botão de finalização por um curto tempo adicional. Mirar usando o analógico esquerdo também é essencial para marcar muitos gols. 

O que esperar de PES 2017? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Renan Paula
    2016-09-14T13:40:22  

    PAL X COR podem observar que é em Itaquera e o mandante é o verdão , afinal é nós que manda lá no salão de festa , realmente esse jogo é perfeito, só achei estranho o palmeiras não estar com 2 a 0 ..

    recentes

    populares

    • Renan Paula
      2016-09-14T13:40:22  

      Visualizei e apareceu o Uruguai

    recentes

    populares

    • Renan Paula
      2016-09-14T13:40:22  

      pesquisei e não encontrei kkkkkkk

  • Gearley Veloso
    2016-09-14T11:13:14  

    FIFA novamente colocou PES no bolso.

    recentes

    populares

    • Gearley Veloso
      2016-09-14T11:13:14  

      SEU**

    recentes

    populares

    • Gearley Veloso
      2016-09-14T11:13:14  

      Grande coisa Corinthians e Flamengo fora do FIFA... A maioria, inclusive que joga PES joga com os times da Europa...Agora que saiu a demo do FIFA17 e comparando mais um pouco com o PES17 fico mais convicto que aguardo o PES 2018 pra pensar em deixar de jogar o FIFA, juro, eu até cogitei em mudar esse ano, mas não dá...

  • Ben Duman
    2016-10-02T09:12:07  

    Konami fechou exclusividade com Flamengo e Corinthians. Mas será que eles sabem que o Corinthians está falido?

    recentes

    populares

    • Ben Duman
      2016-10-02T09:12:07  

      iiiiiii

    recentes

    populares

    • Ben Duman
      2016-10-02T09:12:07  

      mimimi

  • Kakaroto
    2016-09-14T11:44:02  

    Por que até na apresentação de um jogo de video game os caras puxam o saco do corinthians, não poderiam ter colocado outro time?

    recentes

    populares

    • Kakaroto
      2016-09-14T11:44:02  

      40 milhões???? kkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Kakaroto
      2016-09-14T11:44:02  

      kkkkkk

  • Roberto Silva
    2016-12-31T07:58:01

    Só jogo o pes ainda por causa da BMPES

  • Dalmir Gomes
    2016-09-21T17:06:15

    Cadê a Libertadores?

  • Leonardo Teixeira
    2016-09-21T11:56:42

    Toda vez que lançam o PES e FIFA, procuro sempre baixar a DEMO deles dois para ver qual me agrada mais. E vou continuar no PES17, FIFA17 é muito facil de fazer gols. Mas nao critico quem gosta do FIFA17, tambem é um ótimo jogo.

  • Tafarel Constante
    2016-09-14T12:50:47  

    Cadê o Vasco?? uahsuahushauhsu

    recentes

    populares

    • Tafarel Constante
      2016-09-14T12:50:47  

      Tá no FIFA 17.

    recentes

    populares

    • Tafarel Constante
      2016-09-14T12:50:47  

      Testei os dois, e o pes17 esta melhor que fifa17. Fifa é muito facil de fazer gols.

  • Jonathan Paiva
    2016-09-18T22:43:29

    E muito bom o pés 2017

  • Jonathan Paiva
    2016-09-18T22:42:51

    E é

  • Flavio Moraes
    2016-09-18T02:40:11

    Cadê o bayer. Perdeu os melhores jogadores para o myclub

  • Kleber Tank
    2016-09-14T12:57:29  

    É verdade que no PES não tem uniforme nem escudo de alguns dos principais time do mundo?

    recentes

    populares

    • Kleber Tank
      2016-09-14T12:57:29  

      Vieram sim md white vs London fc kkkkkkkkkk piada esse PES 17

    recentes

    populares

    • Kleber Tank
      2016-09-14T12:57:29  

      man blue vs man red kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Lucas
    2016-09-14T15:25:52  

    Gosto dos dois, mas um coisa que me irrita muito no FIFA é a correria louca, em 5 segundos o cara cava escanteio, cobra, o jogador cabeceia na trave, no rebote outro chuta, o goleiro defende e arma um contra-ataque, fora os bugs ridículos. Já no PES o que me irrita é a falta de estádios e clubes não licenciados.

    recentes

    populares

    • Lucas
      2016-09-14T15:25:52  

      kkkk cara eu sou fã dos 2, fifa e pes, mais o que eu mais gosto no fifa é isso, a dificuldade de fazer gol, goleiro defende,bate na trave, zagueiro tira e tudo mais, isso torna o jogo mais realista.

  • Rafael
    2016-09-14T11:56:51  

    é rapaziada , o PES2017 foi lançado ontem e já se encontra desatualizado , Corinthians que é exclusivo com uns 7 jogadores que não existe e a face dos jogadores só o Elias parece fora elenco desatualizado o Flamengo a mesma coisa , desse jeito não da , KONAMI ja faz um tempo que está deixando a desejar , gosto muito de PES mais o FIFA esta muito melhor , 100% atualizado até o Messi com cabelo amarelo , só não comprei o FIFA o ano passado por que não tinha meu time mais desta vez acho que vou ter que aprender a jogar com outro time.

    recentes

    populares

    • Rafael
      2016-09-14T11:56:51  

      Rafael é complicado, sempre gostei do PES e sempre o defendi, mas hoje, vou de FiFa, PEs não sai da mesmice, goleiros parecem que só tem 5 pulos, mesmas jogabilidade, poucas animacoes, é um arcade total, fifa é mais realista porem n gosto mt do grafico dos bonecos, são magros a maioria, mas eu vou jogar os dois....

    recentes

    populares

    • Rafael
      2016-09-14T11:56:51  

      verdade Lucas , sua visão tanto no PES quanto no FIFA são as mesmas minhas .

  • Pombo Sujo
    2016-09-14T12:56:48  

    Realmente o PES 2017 ta melhor que o Fifa 2000

    recentes

    populares

    • Pombo Sujo
      2016-09-14T12:56:48  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Pombo Sujo
      2016-09-14T12:56:48  

      o que é fifa????

  • Bucetossauro Hardcore
    2016-09-14T15:12:40

    Jogo perfeito........................pra enganar trouxa

  • Thalyssom Matheus
    2016-09-14T12:26:16  

    Me diga o que mudou do Pes 16??

    recentes

    populares

    • Thalyssom Matheus
      2016-09-14T12:26:16  

      Mudou muita coisa, perdeu o espanhol com todos os times exceto Barça e A. Madrid, perdeu o estadio da final da Champions que era presente desde 2009, perdeu a Licença da Libertadores, Sul-americana, a Juventus, Bayer, manchester, a narração ficou terrível, resumindo piorou e muito....

  • Seu Madruga
    2016-09-14T13:56:39

    PRO OPTIONS FILE EVOLUTION SOCCER 2017, esse jogo parece que é indie. 14 estádios kkkkk, brasileirão cheio de jogador genérico kkkk só o Italiano licenciado e sem o principal time, a Juventus kkkkk narração de PS1 kkkkk, RIP Konami...

  • Luis Silva
    2016-09-14T13:53:48

    Alguém sabe quando ocorrerá a próxima atualização para corrigir esses jogadores genéricos, faces, bolas, chuteiras???

  • Atarcisio Pena
    2016-09-14T13:04:51

    São Paulo está cheio de Nordestinos e Capiaus,torcendo pru Flamengo

  • Ronald Masquetti
    2016-09-14T13:37:57

    fifa 17 aguardando chegar

  • Eduardo Santos
    2016-09-14T13:36:56

    Ta, ta bom, agora vamos falar de coisa séria, vamos falar de Fifa 17...

  • Marcelo Santos
    2016-09-14T13:36:04

    kkkkkk...Sem falar que no PES Corinthians e Flamengo, que são exclusivos, não tem 100% do time licenciado...kkkkkkk

  • Diego Lima
    2016-09-14T13:27:04

    Saudades do Winning Eleven, aquilo sim era jogo de futebol, lembro que passava a tarde toda jogando sem enjoar, hoje se for jogar o Pes não passo de meia hora, Pes não traz mais aquela emoção de antigamente.

  • Tacoberry
    2016-09-14T13:23:42

    Caro