Redes sociais

22/09/2016 10h00 - Atualizado em 22/09/2016 19h16

Você tem até sábado para desativar a integração do WhatsApp com o Facebook

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Está chegando ao fim o prazo dado pelo WhatsApp para desativar a integração do mensageiro com o Facebook, empresa que é dona do aplicativo. Conforme os novos termos do aplicativo, os usuários têm somente até este sábado, dia 24, para impedir o compartilhamento de dados entre os serviços. Quem não realizar o procedimento dentro desse período, automaticamente aceitará a integração e não poderá voltar atrás. 

O que significa WhatsApp em português? Veja essa e outras curiosidades

O mesmo acontece com os usuários que criaram conta no WhatsApp após 25 de agosto, data em que a atualização dos termos de serviço foi divulgada. Para estes, não haverá nenhuma opção para impedir a troca de informações.

Mensagem de compartilhamento de dados entre WhatsApp e Facebook (Foto: Divulgação/Facebook)Mensagem de compartilhamento de dados entre WhatsApp e Facebook (Foto: Divulgação/Facebook)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A justificativa do WhatsApp é que a mudança irá melhorar as experiências com anúncios e produtos no Facebook. No novo texto da política de uso, a companhia afirma que a medida ajudará a “combater spam entre os aplicativos, dar sugestões sobre o produto, mostrar anúncios relevantes”. O documento assegura ainda que “o Facebook não usará suas mensagens do WhatsApp por qualquer motivo que não seja nos auxiliar na operação e na execução dos Serviços”.

Como desativar o compartilhamento de dados

Independentemente das intenções do WhatsApp, os usuários que possuem conta anterior ao dia 25 de agosto e não querem que suas informações do mensageiro sejam compartilhadas com o Facebook ainda podem desativar a integração. Para isso, siga os passos abaixo.

Passo 1. Abra o WhatsApp e toque nos três pontinhos para abrir o menu principal. Com as opções expandidas, selecione “Configurações”.

Caminho para acesso às configurações do WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Caminho para acesso às configurações do WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Na tela de configurações, entre em “Conta”. Note que a opção “Compart. dados da conta” está marcada. Dê um toque na caixa de seleção para desmarcá-la.

Destaque para opção de compartilhamento de dados da conta (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque para opção de compartilhamento de dados da conta (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Será aberta uma caixa de mensagem perguntando se você não deseja utilizar os dados da conta do WhatsApp no Facebook. Toque em “Não compartilhar” para confirmar a desativação.

Confirmação da desvinculação do WhatsApp com o Facebook (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Confirmação da desvinculação do WhatsApp com o Facebook (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Por fim, o WhatsApp exibirá uma mensagem informando que os dados da conta não serão usados pelo Facebook.

Mensagem informando que dados não serão enviados ao Facebook (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Mensagem informando que dados não serão enviados ao Facebook (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Compartilhamento de dados é controverso

Além de desagradar grande parte dos usuários, a mudança nos termos de uso suscitou dúvidas em relação à transparência do WhatsApp. Isso porque diversas pessoas relataram ser comum conversar com alguém no mensageiro e logo em seguida o contato aparecer como sugestão no Facebook. O fato pode ser um indício de que o compartilhamento de dados já está ocorrendo mesmo antes do prazo dado pela empresa, o que gera incerteza sobre se a escolha de desativar a integração será respeitada.

Procurado pelo TechTudo, o escritório do WhatsApp no Brasil informou que "quando você opta por não fazer o compartilhamento dos dados, não poderá reverter essa decisão depois". Ele também esclareceu que "não temos como precisar um horário exato [para o fim do prazo], pois essas atualizações vão rodando e não são automáticas para todo mundo ao mesmo tempo".

Como ocultar o status do WhatsApp? Descrubra no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexandre Barreto
    2016-09-22T16:06:18  

    O que é Facebook?

    recentes

    populares

    • Alexandre Barreto
      2016-09-22T16:06:18  

      o que é internet???

    recentes

    populares

    • Alexandre Barreto
      2016-09-22T16:06:18  

      Mitou

  • Erika Penna
    2016-09-25T12:14:41

    Tenho um J2 da Samsung e a opção para desativar não aparece nas configurações? O q faço?

  • Cesar Bosco
    2016-09-28T13:57:56

    Noticia velha! Sabado já é dia 01/10, kkkkkkkk

  • Willian Laurindo
    2016-09-27T12:02:32

    O meu não tem essa opção de desativar... o que acontece??

  • Gilson Lamim
    2016-09-24T15:59:52  

    Não tenho nada a esconder. Acho isso desnescessario

    recentes

    populares

    • Gilson Lamim
      2016-09-24T15:59:52  

      Eu tenho um Windows Phone e aparentemente não há opção para desativar nas configurações. Alguém saberia me ajudar?

    recentes

    populares

    • Gilson Lamim
      2016-09-24T15:59:52  

      Isadora , entra em Configurações >> Conta >> Segurança ai vai aparecer a opção

  • Avaliador Comentarios
    2016-09-26T16:57:31

    Tem empresa tentando manter o monopólio da comunicação. Já perdeu Grobinho.

  • Silvério Moreno
    2016-09-23T15:06:38  

    estes tres pontinhos não aparecem na minha tela do meu whatsapp

    recentes

    populares

    • Silvério Moreno
      2016-09-23T15:06:38  

      silveiro não é no microondas !!!!

    recentes

    populares

    • Silvério Moreno
      2016-09-23T15:06:38  

      Carlos alberto kkkkkkkkk

  • Gilson Pereira
    2016-09-22T16:46:44  

    Já tinha desativado essa opção a mais de 20 dias atras

    recentes

    populares

    • Gilson Pereira
      2016-09-22T16:46:44  

      e o keko?

    recentes

    populares

    • Gilson Pereira
      2016-09-22T16:46:44  

      acha que merece um emprego por causa disso?

  • Fabio Cavalheiro
    2016-09-23T19:16:17  

    vlw pela dica, funcionou 100%

    recentes

    populares

    • Fabio Cavalheiro
      2016-09-23T19:16:17  

      Pra mim funcionou apenas 12% com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos

    recentes

    populares

    • Fabio Cavalheiro
      2016-09-23T19:16:17  

      Valew, pra mim funcionou 30% de 25%!!!

  • Paulo
    2016-09-22T17:40:48  

    Eu não uso whats app, meus amigos ficam loucos porque eu sou o único que não tenho e tenho um iphone 6s kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... nao curto chat simples.

    recentes

    populares

    • Paulo
      2016-09-22T17:40:48  

      E daí, mano? E DAÍ????????

    recentes

    populares

    • Paulo
      2016-09-22T17:40:48  

      Alguem perguntou alguma coisa a esse ser insignificante?

  • Isac Santos
    2016-09-23T20:08:10  

    Prefiro cancelar minha conta no Face!!

    recentes

    populares

    • Isac Santos
      2016-09-23T20:08:10  

      faça isso, ninguém vai sentir a tua falta mesmo

    recentes

    populares

    • Isac Santos
      2016-09-23T20:08:10  

      Duvido.

  • Fabio
    2016-09-24T09:14:39  

    Ah, mas que choradeira. Quem tá nessas redes sociais quer isso mesmo. Quer privacidade? Não participe de redes sociais. Simples assim.

    recentes

    populares

    • Fabio
      2016-09-24T09:14:39  

      ?? Man, seu pensamento é equivocado. Vá mais fundo, mais fundo...

  • Jose Fialho
    2016-09-24T12:51:05  

    Afinal, o que tem de ruim nisso ?

    recentes

    populares

    • Jose Fialho
      2016-09-24T12:51:05  

      Todas as suas conversas podem se transformar em propagandas que aparecerão para você no Facebook. Por exemplo: se você estiver conversando com sua esposa sobre uma possível viagem ao Canadá, logo vai começar aparecer vários anúncios no seu Facebook sobre viagens, e principalmente ao Canadá. Se isso é ruim ou não, ai vai depender da opinião de cada um.

  • Tiago Crisóstomo
    2016-09-24T15:06:11

    tenho um lumia. não aparece essa opção

  • Rosecleide Andreza
    2016-09-24T10:20:23  

    Tenho o S4-Mini e não aparece - "Compart. dados da conta " , somente até a opção "apagar minha conta" . Alguém pode me ajudar ?. Não encontrei em nenhum lugar onde eu possa desmarcar a opção de compartilhamento. Obrigada !

    recentes

    populares

    • Rosecleide Andreza
      2016-09-24T10:20:23  

      acontece comigo também, não tem nada mais para informar.

    recentes

    populares

    • Rosecleide Andreza
      2016-09-24T10:20:23  

      Isso aparece apenas nas versoes mais atualizadas do whatsapp. Porém é mais provavel q vc ja removeu o compartilhamento. Mas nem liga pra isso por que eu removi e continua aparecendo informações dos meus contatos em sugestão de amigos e sugestão de propagandas.

  • Moacir Júnior
    2016-09-24T12:41:23

    Tenho um iPhone 4s com iOS 9.3.5 (13G36) e Whatsapp 2.16.10 e esta opção não aparece em meu aparelho.

  • Aderbal Santos
    2016-09-24T09:02:42

    Tanto faz compartilha ou não. Adiciono quem eu quiser e falo com quem eu quero no whatsapp

  • Jorge Bugacoff
    2016-09-23T12:06:12  

    Bom dia No meu perfil não apareceu a opção "Compart. dados da conta" o que fazer?

    recentes

    populares

    • Jorge Bugacoff
      2016-09-23T12:06:12  

      desinstala e instala novamente o app

    recentes

    populares

    • Jorge Bugacoff
      2016-09-23T12:06:12  

      Thiago Souza deu certinho isto que vc disse Para quem for fazer esse procedimento so lembre de fazer um backup antes

  • Alessandro Machado
    2016-09-24T01:00:51

    No meu zap nao aparece esse comando de compar dados da conta

  • Paulo Junior
    2016-09-23T14:46:17  

    Olá, devo me preocupar com aqueles tipos fotos ?.. Bem vocês sabem >.<

    recentes

    populares

    • Paulo Junior
      2016-09-23T14:46:17  

      já respondi que não, ninguém tem interesse em ver tua minhoquinha murcha

  • Lívia
    2016-09-23T16:42:11  

    Respondendo algumas dúvidas. P: Devo me preocupar com N/u/d/e/s? R: Se for semelhante ao Stenio Garcia sim, deve se preocupar. P: Opção não está aparecendo no meu Whatsapp. R: Você já configurou mais não lembra oq que fez, se desespere todo mundo vai descobrir teus podres..

    recentes

    populares

    • Lívia
      2016-09-23T16:42:11  

      Livia, livia, quem não te compra te conhece

    recentes

    populares

    • Lívia
      2016-09-23T16:42:11  

      Lívia e se for ingual o Zulu ?

  • Carlos Porto
    2016-09-23T22:10:54

    devidamente desativado, não quero me tornar num faceburro

  • Paulo Souza
    2016-09-23T18:59:23

    Alienados, o Instagram ja faz isso a muito tempo e vocês nem perceberam?!?!?! Fica o tempo todo te mandando fotos de algum amigo do face e pergunta, se quer adiciona-lo no mesmo.

  • Paulo Junior
    2016-09-23T14:39:10  

    Olá, devo tomar cuidado com os n.udes ?

    recentes

    populares

    • Paulo Junior
      2016-09-23T14:39:10  

      Tire uma foto do seu c ú e mande para sua MÃE

    recentes

    populares

    • Paulo Junior
      2016-09-23T14:39:10  

      kkkkkkkkkkkkkk

  • Henrique Cerqueira
    2016-09-23T08:52:29  

    E aqueles que têm nudes !?

    recentes

    populares

    • Henrique Cerqueira
      2016-09-23T08:52:29  

      ninguém quer ver tua linguicinha murcha, não te preocupa

    recentes

    populares

    • Henrique Cerqueira