Redes sociais

20/09/2016 12h44 - Atualizado em 20/09/2016 12h48

WhatsApp libera citação de amigos em grupos; função ativa notificação

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

O WhatsApp recebeu uma atualização que permite citar os nomes dos amigos que fazem parte de um mesmo grupo, assim como já acontece no mensageiro rival Telegram. A funcionalidade, disponível em celulares com Android e nos iPhones (iOS), é ideal para organizar conversas em grupos com muitos participantes.

Cinco rivais do WhatsApp que fazem videochamadas no Android e iPhone

Para citar alguém no grupo, basta usar o "@" antes de escrever o nome do contato e enviar a mensagem – ação semelhante às marcações do FacebookInstagramA pessoa receberá uma notificação no celular indicando que recebeu uma nova mensagem no grupo, mesmo que ele esteja silenciado.

WhatsApp permite mencionar usuários em grupos; veja como usar (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)WhatsApp permite mencionar usuários em grupos; veja como usar (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como usar a citação de amigos no Android

Passo 1. Acesse o grupo e toque sobre a caixa de mensagem na parte inferior da tela.

Acesso à tela de composição de mensagem de um chat de grupo do WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acesso à tela de composição de mensagem de um chat de grupo do WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Toque no caractere “@” e digite o nome da pessoa. Nesse momento, toque sobre a indicação do nome de usuário desse contato na parte de cima da caixa de texto, como mostra a imagem abaixo.

Ação para marcar contatos em uma mensagem do WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Ação para marcar contatos em uma mensagem do WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Envie a mensagem para finalizar ação.

Mensagem em grupo do WhatsApp com um contato específico marcado (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Mensagem em grupo do WhatsApp com um contato específico marcado (Foto: Reprodução/Marvin Costa)











Como citar amigos em grupos no iPhone

Passo 1. Acesse um grupo e toque na caixa de composição de mensagens no canto inferior da tela.

Acesso à tela de composição de mensagens em grupo do WhatsApp para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acesso à tela de composição de mensagens em grupo do WhatsApp para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Toque no caractere “@” do teclado virtual do iPhone e digite o nome da pessoa que deseja marcar.

Recurso para marcar contatos em uma conversa de um grupo do WhatsApp para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Recurso para marcar contatos em uma conversa de um grupo do WhatsApp para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Toque na sugestão de contato para marcar a pessoa na conversa. Feito isso, digite sua mensagem e toque em “Enviar” para finalizar a ação.

Mensagem de grupo com uma pessoa específica marcada sendo enviada no aplicativo para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Mensagem de grupo com uma pessoa específica marcada sendo enviada no aplicativo para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

O procedimento também funciona para pessoas que não estão em sua lista de contatos do WhatsApp. Além disso, o WhatsApp também permite responder mensagens específicas em um grupo. Nesse caso, no entanto, o usuário não é notificado.

Como usar recursos de negrito e itálico no WhatsApp? Veja no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernanda Santos
    2016-11-10T17:00:05

    Adorei!!!

  • Edson Santos
    2016-10-18T20:13:40

    A citação para os outros integrantes do grupo aparece com o nome de perfil da pessoa, do número da pessoa ou da forma que a pessoa que está citando salvou o contato da pessoa?

  • Bruno Silva
    2016-09-20T18:24:58  

    Eu uso é SMS. Mil vezes velhor que uatizápi.

    recentes

    populares

    • Bruno Silva
      2016-09-20T18:24:58  

      e vc acabar mandando mensagem pra sua amante, achando que é a sua mulher, pq nao tem foto. kkkkkkkkkk detalhe: as duas vc chama de amor kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ainda prefiro wpp.

    recentes

    populares

    • Bruno Silva
      2016-09-20T18:24:58  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Valmir Pinto
    2016-09-20T14:51:40  

    Ainda bem que mudei pro Viber há tempos...Vídeochamada, ligações gratuitas para fixos, áudio 100% melhor, chega de ruídos e de ser marcado em grupos...

    recentes

    populares

    • Valmir Pinto
      2016-09-20T14:51:40  

      Bom, pobre ou rico continuo dizendo, graças a Deus que meus clientes usam Whatsapp. E só pra atualizar o "Tio Patinhas" ai, tenho clientes de todas as classes sociais e todos, eu disse todos, tem somente Whatsapp e me comunico normalmente.

    recentes

    populares

    • Valmir Pinto
      2016-09-20T14:51:40  

      Conheço essa conversa de "clientes de todas as classes sociais" kkk

  • Gabriela Caldeira
    2016-09-20T15:21:54  

    Poderiam também colocar a opção de mudar a cor do app em Smartphone.

    recentes

    populares

    • Gabriela Caldeira
      2016-09-20T15:21:54  

      principalmente a cor da caixa de mensagem, esse verde enjoa!

    recentes

    populares

    • Gabriela Caldeira
      2016-09-20T15:21:54  

      Vou pesquisar estas possibilidades sim, obrigada pessoal.

  • Agripino Josemir
    2016-09-20T17:57:23  

    Ahh não!Me marcaram no grupo de pedofilia e meus netos acham que sou pedófilo.Vou desinstalar esse aplicativo

    recentes

    populares

    • Agripino Josemir
      2016-09-20T17:57:23  

      Lamentável a violência doméstica neste país.

    recentes

    populares

    • Agripino Josemir
      2016-09-20T17:57:23  

      kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Tacoberry
    2016-09-21T08:10:47  

    até hoje com essa bo/bagem de whatsup!!!! ta na hora de cassar um emprego não?

    recentes

    populares

    • Tacoberry
      2016-09-21T08:10:47  

      kkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Tacoberry
      2016-09-21T08:10:47  

      Desculpa, é que ainda nao adaptei no portugues, sou da mongolia!!!!

  • Alex Santana
    2016-09-20T20:49:19  

    Saudade da época que os celulares, só faziam ligar e receber ligações e mandar sms

    recentes

    populares

    • Alex Santana
      2016-09-20T20:49:19  

      pegou ar...

    recentes

    populares

    • Alex Santana
      2016-09-20T20:49:19  

      Que bom que as pessoas estão acordando pra "ditadura do proletariado"... Bando de fuleiro se achando inteligente por que tem as coisas de graça já não tem vez

  • Andre Souza
    2016-09-20T17:34:19  

    Falta a função sim ou não ao ser convidado para um grupo.

    recentes

    populares

    • Andre Souza
      2016-09-20T17:34:19  

      concordo com vc

  • Renato Cunha
    2016-09-21T08:35:06

    Mando cartas...

  • Rodrigo
    2016-09-21T07:56:03  

    O WhatsApp está copiando descaradamente todas as funções que o Telegram já tinha a tempos... daqui a pouco eles "lançam" ou melhor copiam o GIF e ED Robo.

    recentes

    populares

    • Rodrigo
      2016-09-21T07:56:03  

      o GIF já foi copiado

  • Cavalo Troia
    2016-09-20T13:14:54  

    Ridículo, se a pessoa silenciou o grupo é porque não quer receber as mensagens...

    recentes

    populares

    • Cavalo Troia
      2016-09-20T13:14:54  

      Que bando de chorões

    recentes

    populares

    • Cavalo Troia
      2016-09-20T13:14:54  

      Caros amigos... Se vocês colocarem a opção de não receber notificação, nada muda... Abraço

  • Sol
    2016-09-20T19:15:40

    Muita gente falando sobre grupos do whats já experimentaram a opção sair do grupo. aff.... Quanta ignorância..

  • Alexandre Santos
    2016-09-20T16:30:15  

    Quero saber quando vai ter a possibilidade de apagar conversas de grupos.

    recentes

    populares

    • Alexandre Santos
      2016-09-20T16:30:15  

      Isso é possível.....

    recentes

    populares

    • Alexandre Santos
      2016-09-20T16:30:15  

      Antes do uatizápi existir ela já tinha essa função, Alexandre.

  • Anderson Silva
    2016-09-20T18:23:30

    Marvin, a Rita e você!!!

  • Nilza Maria
    2016-09-20T17:36:17

    E um app pra bloquear da vida...??? ...eu quero

  • Luciano Martins
    2016-09-20T14:28:00  

    O que deveria mudar é que você deveria ter a opção de aceitar ou rejeitar entrar em grupos. Agora além de você ser colocado em qualquer grupo mesmo contra sua vontade, ainda mesmo que silencia receberá notificações. Atualização mais inútil impossível

    recentes

    populares

    • Luciano Martins
      2016-09-20T14:28:00  

      Deveria ter a opção de aceitar ou rejeitar entrar em grupos. Essa será a melhor atualização do App.

    recentes

    populares

    • Luciano Martins
      2016-09-20T14:28:00  

      Galera, mandem a sugestão para os desenvolvedores, eles estão abertos para ouvir. Já fiz algumas sugestões e duas delas foram atendidas.

  • Christian Penido
    2016-09-20T17:54:09

    Estou curioso para saber se irá aparecer o nome que colocamos nos contatos. Alguns são ''secretos'', não podem ser expostos ao público. kkkkk

  • Rodrigo Xavier
    2016-09-20T16:34:59

    Quero ver alguem me pertubando em grupos que mando tomar naquele lugar.

  • Sinval Pinheiro
    2016-09-20T16:27:25

    Deveriam adicionar um botão para aceitar entrar num grupo!!!

  • Dalmir Drummond
    2016-09-20T16:27:09

    Quanta bobagem. Pega o telefone e liga para pessoa. Aff.

  • Raul Ribeiro
    2016-09-20T15:14:37  

    Marvin, agora é só você!

    recentes

    populares

    • Raul Ribeiro
      2016-09-20T15:14:37  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Luciano Martins