Sistemas Operacionais

16/10/2016 07h00 - Atualizado em 16/10/2016 07h00

Como mudar o dispositivo de reprodução e de gravação de áudio no Windows 10

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Quando o usuário conecta alto-falantes, fones de ouvido ou outro dispositivo de áudio para o seu PC com Windows, é preciso escolher quais dispositivos o sistema realmente deve usar. Com o Windows 10, configurar esse recurso ficou mais fácil. Em computadores com um fone de ouvido, muitas vezes nem é preciso mexer nas configurações. Basta conectar o acessório no computador e será configurado automaticamente. Desligue o fone de ouvido, e o sistema voltará a usar a opção anterior.

Como fazer upgrade da versão 32-bits para 64-bits do Windows 10

Porém, se seus fones de ouvido ou alto-falantes se conectarem através de uma porta diferente (como USB ou Bluetooth), seu computador irá reconhecê-los como um dispositivo de saída separado, e precisará configurá-los especificamente como sendo o dispositivo padrão de reprodução no Windows.

Descubra como mudar o dispositivo de reprodução/ gravação de áudio no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Descubra como mudar o dispositivo de reprodução/ gravação de áudio no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Com a atualização de aniversário (Anniversary Update) do Windows 10, basta clicar no ícone de som na área de notificação do Windows (também conhecida como bandeja do sistema) e depois no nome do atual dispositivo.

Em seguida, selecione o dispositivo de reprodução que pretende utilizar, e pronto. Nesse momento, se estiver reproduzindo algum áudio, mudará automaticamente para o dispositivo que escolheu.

Mudando o dispositivo de reprodução/gravação de áudio no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Mudando o dispositivo de reprodução/gravação de áudio no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Como mudar o dispositivo de reprodução e de gravação de áudio no Windows 10 a partir do menu de som

Passo 1. Clique com o botão direito no ícone do alto-falante. No menu que aparece, toque em “Dispositivos de reprodução” (se quer selecionar o alto-falante padrão) ou “Dispositivos de gravação” (se deseja definir o microfone padrão);

Acessando Dispositivos de reprodução via menu de contexto do ícone de som (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando "Dispositivos de reprodução" via menu de contexto do ícone de som (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na janela que será exibida, acesse as guias de reprodução e gravação de escolher os seus dispositivos. Clique com o botão direito do mouse em um dispositivo e selecione “Definir como dispositivo padrão” no menu de contexto, para torná-lo o seu dispositivo de áudio padrão;

Definindo o dispositivo padrão do sistema para reprodução/gravação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Definindo o dispositivo padrão do sistema para reprodução/gravação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Nessas mesmas guias, também é possível definir o “Dispositivo de Comunicação Padrão”. Essa configuração fará com que comunicações (como vídeo e chamadas de áudio colocados sobre Skype) usem esse dispositivo.

Isso permite que você use os alto-falantes do seu computador para áudio normal, enquanto o áudio de uma chamada de voz será reproduzido nos fones de ouvido, por exemplo.

Definindo o Dispositivo de Comunicação Padrão do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Definindo o "Dispositivo de Comunicação Padrão" do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Como ver qual dispositivo um aplicativo está usando

Passo 1. Clique com o botão direito no ícone do alto-falante na área de notificação. No menu que aparece, vá na opção “Abrir o Mixer de Volume”;

Acessando o Mixer de Volume do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando o 'Mixer de Volume" do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na janela que será exibida, clique na seta abaixo do ícone e no menu, selecione um dispositivo. Com isso, você verá as aplicações que estão reproduzindo áudio no dispositivo selecionado.

Se quiser silenciar, basta clicar no ícone de alto-falante do aplicativo (pra fazer um mude individual), ou do dispositivo (para um mute completo).

Visualizando os aplicativos que estão usando um dispositivo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Visualizando os aplicativos que estão usando um dispositivo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Com essas informações, certamente você não terá mais problemas para definir o dispositivo de reprodução e de gravação de áudio no Windows 10. Assim, você passará a ter mais controle sobre esse aspecto do sistema.

Dúvidas sobre o Windows 10? Veja respostas e dicas no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares