Sistemas Operacionais

02/10/2016 09h00 - Atualizado em 02/10/2016 11h05

iPhone com iOS 10: conheça o visual e funções do novo Centro de Controle

Lucas Mendes
por
Para o TechTudo

A atualização para o iOS 10 trouxe várias inovações para a interface do iPhone. Com as mudanças visuais, recursos também surgiram, como, por exemplo, o novo Control Center (Central de Controle, em tradução livre para português), aquela aba que aparece ao deslizar o dedo para cima na tela, que agora tem mais ferramentas para facilitar o uso do iOS

iPhone cheio de apps obrigatórios da Apple? iOS 10 permite apagá-los

Na lista abaixo, confira o antes e o depois do sistema operacional da Apple, com as principais mudanças para o iPhone. A atualização gratuita do iOS 9 para o iOS 10 está disponível desde o dia 13 de setembro deste ano. É importante ressaltar que o update não é restrito ao iPhone 7, que teve lançamento recente. Os iPhone 6S, iPhone 6 e iPhone 5S também podem atualizar o sistema. 

iOS 10 no iPhone trouxe várias mudanças no Centro de Controle (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)iOS 10 no iPhone trouxe várias mudanças no Centro de Controle (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Visual

À primeira vista, já é possível notar que o formato da central de controle mudou. Em vez de preencher toda a tela, o painel tem formato quadrado, com bordas arrendondas. Além disso, as cores dos ícones superiores também mudaram de branco para azul.

Abaixo da regulagem do brilho da tela – que permanece a mesma – os recursos estão cercados por blocos, seguindo o mesmo padrão adotado para as notificações do iPhone. As cores dos ícones também também estão mais fortes e em tons diferentes, destacando cada um.

Interfaces do Centro de Controle no iOS 9 e no iOS 10 (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)Interfaces do Centro de Controle no iOS 9 e no iOS 10 (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Recursos

Os ícones superiores permanecem os mesmos, com modo avião, Wi-Fi, Bluetooth, modo noturno e modo de girar tela. A barra para aumentar ou diminuir a luz também é igual à antiga.

A mudança nas funções começa mesmo dessa parte para baixo. Os recursos agora ficam totalmente expostos, cercados por uma caixinha. Entre as opções, há o espelhamento do AirPlay, o AirDrop e o Night Shift, que ficava abaixo. A barra inferior segue quase igual, tendo como mudança justamente a saída do botão do Night Shift.

Novos recursos do iOS 10 (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)Novos recursos do iOS 10 (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Página extra

A principal mudança do Control Center fica na interação do usuário com a música. Antes, os botões do player ficavam bem no meio da janela. No entanto, agora a música conta com uma aba exclusiva. Ao arrastar com o dedo para o lado, surge um menu para trocar de música e alterar o volume.

Logo abaixo, também é possível definir por onde o áudio vai sair. Essa alternativa é válida para quando você estiver com algum dispositivo conectado via Bluetooth, por exemplo.

Página extra do Centro de Controle (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)Página extra do Centro de Controle (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

O que você achou do iOS 10? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Maikon Madeira
    2016-10-02T23:10:41  

    Alguém notou uma dificuldade no touch scream com a atulização?

    recentes

    populares

    • Maikon Madeira
      2016-10-02T23:10:41  

      O meu ta meio que travando quando tento atender a ligações

    recentes

    populares

    • Maikon Madeira
      2016-10-02T23:10:41  

      Vc conseguiu resolver o problema Guilherme?

  • Luiz Lima
    2016-10-05T00:11:28  

    Se tivesse muito dinheiro, eu compraria um iPhone 7, mas infelizmente tenho que continuar usando o meu Android.

    recentes

    populares

    • Luiz Lima
      2016-10-05T00:11:28  

      Quem mandou não estudar? Quem pode pode, quem não pode, se Android.

  • Marcio Marques
    2016-10-06T11:34:13

    olao 4s vai receber o ios 10?

  • Igor Alvares
    2016-10-03T09:37:03  

    "iPhone cheio de apps obrigatórios da Apple? iOS 10 permite apagá-los", pra vcs usuários do IOS10, essa informação procede?

    recentes

    populares

    • Igor Alvares
      2016-10-03T09:37:03  

      Procede.

    recentes

    populares

    • Igor Alvares
      2016-10-03T09:37:03  

      sim, da pra apagar tudo que não é indispensável ao sistema

  • Vinícius Vieira
    2016-10-02T12:26:25  

    Celularzinho superestimado. Sistema cheio de frescura e nomenclatura inglês pra aparentar ser chique. Iphone nunca mais.

    recentes

    populares

    • Vinícius Vieira
      2016-10-02T12:26:25  

      O Iphone 6s da minha namorada perto do meu Galaxy S6 edge parece um um fusca 78

    recentes

    populares

    • Vinícius Vieira
      2016-10-02T12:26:25  

      seu mentiroso !

  • Guilherme
    2016-10-04T14:10:18

    vocês ainda não perceberam que, não importa a marca, o modelo ou o produto, aqui no Brasil tudo TUDO, vai ser caro !!!

  • Felipe Carvalho
    2016-10-03T13:50:13

    É um sistema sensacional, sem dúvidas. Uma pena que o valor cobrado vai muito além dos benefícios oferecidos. Atualmente, muitos compram pela "griffe" Apple, ignorando a sensatez.

  • Bianca Farias
    2016-10-03T08:52:05  

    Ter que apertar no home p desbloquear, foi o mais difícil de acostumar.

    recentes

    populares

    • Bianca Farias
      2016-10-03T08:52:05  

      em geral > acessibilidsade >botao inicio > mantenha o dedo para abrir ! ative essa opção que não precisa mais pressionar o botão home !

    recentes

    populares

    • Bianca Farias
      2016-10-03T08:52:05  

      não achei p desativar

  • Natália
    2016-10-03T08:14:57  

    Tenho o iphone 5S e estou na duvida se atualizo.. muitas pessoas disseram que o aparelho ficou mais lento depois de atualizar

    recentes

    populares

    • Natália
      2016-10-03T08:14:57  

      o Meu é original e de vez enquanto trava na tela de chamadas recebidas e executadas.

    recentes

    populares

    • Natália
      2016-10-03T08:14:57  

      Eu tenho um 5S, atualmente está com a versão 10.0.2 e não ficou lento e nem travando.

  • Sabrina Cristina
    2016-10-03T10:05:07  

    Queria saber o motivo de ter que apertar o botão home para desbloquear o iphone. Desnecessário. rs

    recentes

    populares

    • Sabrina Cristina
      2016-10-03T10:05:07  

      em geral > acessibilidsade >botao inicio > mantenha o dedo para abrir ! ative essa opção que não precisa mais pressionar o botão home

  • Alberto Oliveira
    2016-10-03T10:33:43

    Google Fotos não carrega fotos dos álbuns compartilhados. Issue desde iOS 9. Alguém mais?

  • André Lima
    2016-10-03T10:32:36

    Ainda falta o famoso e famigerado "Atalho rápido" para os Dados Móveis

  • Raúl Gomes
    2016-10-03T10:17:31

    Atualizei o meu 6s no sábado e gostei muito. Achei legal levantar a tela sem apertar nada e ele já mostrar a tela bloqueada. Gostei tb da opção o ID inicial, passar o dedo sem precisar pressionar. Isso de apagar app não tem mto importância para mim, tenho 128gb.

  • Juliano Bacchi
    2016-10-03T09:59:35

    Show de bola. Gostei da atualização. Testei em telefones mais novos. O desempenho foi fantástico, porém, nos aparelhos mais antigos, ficou um pouco mais lento. Quanto ao visual, mudou pouco.... esperava um pouco mais, mas mesmo assim, mesmo sem impressionar, agradou.

  • Mestre Kame
    2016-10-02T22:29:39  

    Mudanças desnecessárias. A tela de bloqueio ficou muito cheia e complicada de se desbloquear o telefone usando a senha. Sem falar no 'peso' da atualização que foi de mais de 1gb

    recentes

    populares

    • Mestre Kame
      2016-10-02T22:29:39  

      Mestre, esse 1GB que ele mostrou, foi apenas para poder transferir a atualização, mas após a instalação, ele não ocupa tanto espaço assim, aqui no meu, ocupou apenas 20MB, já que a atualização pro iOS 9, foi quase 800MB.

  • Gean Fernandes
    2016-10-02T23:25:47  

    Seria bom poder apagar esses apps dispensáveis e liberar um pouco de memória ne?

    recentes

    populares

    • Gean Fernandes
      2016-10-02T23:25:47  

      Apagar os aplicativos nativos da apple, até é possível, porém, eles não "devolvem" a memória utilizada.

  • Evelyn Batista
    2016-10-03T09:03:16

    iOS 10 é praticamente um engana trou.xa, melhorias em coisas que ninguém usa, poderiam explorar tanto o design do iphone, agora quem vai mexer com Siri ? Eu atualizei e não gostei!

  • Marcelo Duarte
    2016-10-02T14:41:03  

    Pior atualização de que se tem notícia. Tornou tudo mais lento e mais complicado. Horrível...

    recentes

    populares

    • Marcelo Duarte
      2016-10-02T14:41:03  

      Eu tinha o 5S e atualizei para o iOS 10, não tive problema nenhum. Agora com o 6S, continua perfeito. Isso de não ser aconselhável é conversa.

    recentes

    populares

    • Marcelo Duarte
      2016-10-02T14:41:03  

      Marcelo, normalmente acontece com quem tem dificuldade com tecnologia. A atualização é muito boa.

  • Guilherme Siqueira
    2016-10-02T12:43:04  

    As mudanças não foram somente essas...

    recentes

    populares

    • Guilherme Siqueira
      2016-10-02T12:43:04  

      Gosto dos aparelhos samsung também, mas tirando a personalização e alguns pequenos detalhes, o iOS é bem superior ao android. Segurança e facilidade.

  • Fernanda Voi
    2016-10-02T21:44:47

    Show!

  • Elisa Junqueira
    2016-10-02T20:56:26

    O meu no 10.0.2 travou as duas câmeras e o flash. Alguém ta passando por esse problema??

  • Foralewandowski
    2016-10-02T20:37:26  

    foi a pior central de controle já feita! Usaram muito espaço pra atalhos que ainda não são muito usados, seria mais últil colocar um atalho de bateria econômico, de ativar localização e inclusive de ativar os dados celulares ou seja ligar a internet da operadora.. parece que foi uma criança burra que fez essa central de controle..!!

    recentes

    populares

    • Foralewandowski
      2016-10-02T20:37:26  

      E mais: pra que uma aba inteira destinada ao player de música? Péssima ideia.. poderiam ter colocado tantas funções úteis numa nova aba ... o ser humano é burro mesmo!!!!

  • André Albuquerque
    2016-10-02T18:16:48

    O argumento que os usuários iphone tem pra atacarem quem fala mal dos produtos da apple,é que é pobre,já existem celulares androids tão caros quanto iphone viu seus sequelados.....Acho iphone excelente,mas ninguém é obrigado a venerar não...

  • Carlos Albuquerque
    2016-10-02T14:21:32

    Tenho os dois (Android e Samsung). No fim opto pelo Iphone, apenas pela segurança e confiança no hardware). Os dois tem suas particularidades, nada mais.