Câmera

31/10/2016 07h10 - Atualizado em 31/10/2016 07h10

Saiba como usar a regra dos terços em fotografias de pessoas

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

A regra dos terços é um princípio bastante usado na fotografia. O método consiste em usar linhas imaginárias para dividir a imagem em três, tanto na vertical quanto na horizontal, como em um jogo da velha. A interseção dessas linhas mostra os pontos para onde nosso olhar converge e, portanto, onde deve ficar o objeto principal da foto.

Câmera de ação barata: veja cinco alternativas à GoPro por até R$ 600

Essa técnica pode ser aplicada em qualquer tipo de captura, sendo particularmente interessante para retratos. No tutorial abaixo, o TechTudo ensina a você como usar a regra dos terços em fotos de pessoas e dá dicas de quando quebrar essa regra.

Aprenda a usar a regra dos terços para fotografar pessoas  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Aprenda a usar a regra dos terços para fotografar pessoas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Um dos macetes para fazer retratos usando a regra dos terços é colocar um dos quatro pontos de interseção em cima de um dos olhos do(a) modelo. O resultado é o destaque do olhar, como mostra a foto abaixo. 

Retrato tirado obedecendo regra dos terços  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Retrato tirado obedecendo regra dos terços (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Outro ponto interessante a ser destacado no rosto é o sorriso. Caso a pessoa esteja sorrindo, vale posicionar a boca próxima a um dos pontos de convergência.

Sorriso é um dos pontos de destaque na regra dos terços (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Sorriso é um dos pontos de destaque na regra dos terços (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Como fazer o enquadramento

A maior parte das câmeras DSLR atuais conta com a função de visualização em grade, representada nas fotos acima, o que facilita a captura segundo a regra dos terços. Caso o menu esteja em inglês, procure pela opção “Rule of Thirds“.

Se a máquina não tiver esse recurso, ou se na hora da foto não der tempo de procurá-lo, é possível alterar o enquadramento da imagem depois. Softwares de edição como Photoshop, Lightroom ou mesmo o gratuito GIMP possuem ferramenta para destacar os pontos desejados a partir dos critérios da regra.

Editores de imagem ajudam a aplicar regra dos terços (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Editores de imagem ajudam a aplicar regra dos terços (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Centralizar o tema da foto é errado?

Nem é certo nem é errado. O enquadramento ideal depende fundamentalmente da mensagem que você quer transmitir com a fotografia. A regra dos terços visa quebrar a monotonia visual gerada pela centralização do assunto, que produz margens de mesmo tamanho para qualquer lado da foto.

Isso não significa que a pessoa nunca possa estar no centro. Você pode querer criar uma imagem que explore justamente esse equilíbrio entre as distâncias para destacar alguém. Mesmo nesses casos, contudo, dá para aplicar a regra dos terços. Em uma foto com rosto no meio do espaço, posicione os olhos no terço superior, conforme o exemplo a seguir.

Quando o modelo estiver no meio da foto, deixe olhos no terço superior  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Quando o modelo estiver no meio da foto, deixe olhos no terço superior (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Quebrando a regra

As regras podem ser quebradas, e não seria diferente em fotografia. A palavra “regra”, neste contexto, deve ser entendida como uma diretriz, e não como uma realidade imutável. Como abordado no tópico anterior, a regra dos terços não precisa ser adotada em todas as fotos, nem mesmo com rostos.

Há outros sistemas de enquadramento, como a proporção áurea, que gera pontos de interesse em diferentes locais da imagem. Se você tiver uma paisagem com linhas verticais, por exemplo, elas vão alterar o direcionamento do olhar, fazendo com que a regra dos terços não seja tão interessante de ser usada. Na prática, cabe ao fotógrafo avaliar cada situação para saber qual método de composição empregar.

Dell ou Asus: qual notebook comprar? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares