10/10/2016 06h00 - Atualizado em 10/10/2016 06h00

Veja como instalar o Raspbian no Raspberry Pi

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Raspbian é uma distribuição Linux desenvolvida a partir do Debian especificamente para o Raspberry Pi. Simples e funcional, o sistema ganhou uma nova interface gráfica, que o deixou muito mais agradável de usar. Com isso, a plataforma, considerada por muitos como o sistema operacional padrão do Raspberry, se torna uma opção tão funcional quanto o Ubuntu Mate.  

Cinco sistemas operacionais para usar no Raspberry Pi

No tutorial a seguir, veja como instalar o Raspbian no seu Raspberry Pi com a nova interface gráfica Pixel. A dica é útil para quem busca mais praticidade na hora de usar o dispositivo.

Raspbian ganhou nova interface para ficar mais agradável de usar e com visual mais atual (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Raspbian ganhou nova interface para ficar mais agradável de usar e com visual mais atual (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

O processo de instalação é bem parecido com o do Ubuntu MATE para Raspberry. A grande diferença é que, ao contrário do Ubuntu, o Raspbian já vem pré-configurado e pronto para usar.

Baixe a imagem da versão mais atual do Raspbian (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Baixe a imagem da versão mais atual do Raspbian (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 1. Baixe a imagem do Raspbian. Para instalar no cartão microSD, descompacte até ter acesso ao arquivo de imagem IMG.

Abra a imagem do Raspbian no Win32DiskImager (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Abra a imagem do Raspbian no Win32DiskImager (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. No Win32DiskImager, localize a imagem do Raspbian que você baixou.

Formate o cartão que deseja usar em FAT32 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Formate o cartão que deseja usar em FAT32 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Lembre-se de usar um cartão de memória formatado em FAT32.

Selecione a unidade correta e clique em Write para gravar a imagem do sistema no cartão de memória (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Selecione a unidade correta e clique em "Write" para gravar a imagem do sistema no cartão de memória (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. No Win32DiskImager, garanta que a unidade que representa seu cartão está selecionada em “Device”. Em seguida, clique em “Write” e em “Yes”, logo em seguida.

Aguarde o processo terminar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Aguarde o processo terminar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. A gravação do Raspbian no cartão de memória pode demorar um pouco se o acessório escolhido for de classe inferior. 

Coloque o cartão de memória no Raspberry Pi e não esqueça de conectar mouse e teclado também (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Coloque o cartão de memória no Raspberry Pi e não esqueça de conectar mouse e teclado também (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Passo 6. Depois que o Win32DiskImager concluir a instalação, remova o cartão e o coloque no Raspberry Pi. Não se esqueça de que você vai precisar de mouse e teclado também.

Raspbian vem pré-configurado e pronto para usar, mas você pode alterar definições de idioma se quiser usar em português (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Raspbian vem pré-configurado e pronto para usar, mas você pode alterar definições de idioma se quiser usar em português (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 7. Ligue o computador na tomada e comece a usar o Raspbian. O sistema vem pré-configurado e pronto para usar.

Mini PC Android é bom? Comente no Fórum TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares