Sistemas Operacionais

20/11/2016 08h00 - Atualizado em 20/11/2016 08h00

App Fotos do Windows 10 ganha ferramenta de desenho; saiba usar

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O aplicativo Fotos do Windows 10 recebeu uma atualização. Com design remodelado, a galeria do sistema ganhou novos filtros para a edição de imagens e também uma ferramenta para desenhar nas fotografias. Assim, o usuário pode usar o mouse ou acessórios como caneta para fazer marcações e anotações sobre as imagens. Confira, no tutorial abaixo, o que mudou e aprenda a usar o novo recurso. 

Como resolver problemas com o bluetooth no Windows 10

Como fazer desenhos em fotos

Passo 1. Com a imagem aberta no aplicativo Fotos, toque no botão “Desenhar”, no canto superior esquerdo;

Windows 10 ganhou desenho de fotos no aplicativo de galeria do sistema (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 ganhou desenho de fotos no aplicativo de galeria do sistema (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Na barra de desenho, escolha uma das três opções disponíveis: caneta esferográfica, lápis e caneta de caligrafia, da esquerda para a direita;

Escolha o tipo de caneta que mais lhe agrada no app Fotos do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Escolha o tipo de caneta que mais lhe agrada no app Fotos do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Comece a desenhar.As opções disponíveis são:

1. Mudar cor e tamanho: Se quiser editar a configuração do desenho, toque na seta para baixo no botão da caneta escolhida.

Fotos do Windows 10 traz diversas opções de cores e tamanho para desenho (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Fotos do Windows 10 traz diversas opções de cores e tamanho para desenho (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

2. Apagar desenho: Caso queira apagar algo, toque no botão de borracha. Para apagar tudo, toque novamente e selecione “Erase All Ink”.

Fotos do Windows 10 traz borracha para apagar desenhos em imagens (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Fotos do Windows 10 traz borracha para apagar desenhos em imagens (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

3. Desativar escrita: Se quiser, o usuário pode desativar rapidamente o desenho na imagem e evitar rabiscos acidentais por toques involuntários.

Basta tocar no botão com a mão, o quinto da esquerda para direita;

Usuário pode desativar desenho para evitar rabiscos em imagens (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode desativar desenho para evitar rabiscos em imagens (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Quando terminar o seu trabalho, há duas opções: salvar uma cópia no ícone do disquete – ou compartilhar - para publicar no Facebook ou enviar por email;

App de Fotos do Windows 10 permite salvar cópia da imagem ou compartilhar em redes sociais (Foto: Reprodução/Elson de Souza)App de Fotos do Windows 10 permite salvar cópia da imagem ou compartilhar em redes sociais (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. Sempre que o usuário abrir a imagem com desenho, o aplicativo de Fotos mostrará a animação dos rabiscos sobre a tela. Ao compartilhar o trabalho, é possível selecionar a opção “vídeo” para publicar a fotografia junto com o efeito.

App Fotos do Windows 10 mostra animação criada com o desenho (Foto: Reprodução/Elson de Souza)App Fotos do Windows 10 mostra animação criada com o desenho (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! Agora você já sabe como fazer anotações em fotografias com o app Fotos do Windows 10.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

O que há de novo no aplicativo?

Na nova versão do aplicativo Fotos, os menus de navegação foram movidos do botão sanduíche para a barra superior. Assim, é possível ter acesso mais rápido às coleções, álbuns e pasta do app.

Outra mudança é a inclusão do tema claro, que permite combinar o app com a interface branca do sistema, se ativada.

Aplicativo Fotos do Windows 10 ganhou nova interface e filtros na atualização (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Aplicativo Fotos do Windows 10 ganhou nova interface e filtros na atualização (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Por fim, a atualização também trouxe novos filtros para o aplicativo de imagens. Para acessá-los, basta o usuário abrir a foto, clicar no botão “Editar” e observar as opções disponíveis na guia “Aprimorar”.

Ao fim, é possível salvar a imagem ou criar uma nova cópia para preservar a original.

Dúvidas sobre o Windows 10? Veja respostas e dicas no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares