Armazenamentos

04/11/2016 07h05 - Atualizado em 04/11/2016 07h05

Cartão de memória não formata? Saiba como resolver

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Cartões de memória de câmeras, celulares e outros aparelhos são quase inúteis quando estão cheios, e nem sempre o computador é capaz de formatá-los completamente e liberar espaço. Isso ocorre por vários motivos, seja infecção por vírus ou conteúdo corrompido armazenado no cartão SD. Nesses casos, é comum ver a mensagem “O Windows não conseguiu completar a formatação”.

Fones de ouvido com cartão SD: veja modelos que dispensam o celular

Se isso ocorrer, a solução mais simples é usar algum programa específico de formatação. No tutorial abaixo, veja como fazer isso e aprenda outras dicas para o computador com Windows ou Mac.

Recupere seus dados

Antes de formatar o cartão, tente recuperar dados possivelmente corrompidos. Esses dados não só podem estar causando o erro de formatação como podem ser valiosos para você. Para aprender como recuperar fotos, vídeos e outros arquivos, confira esse tutorial.

Cartão de memória não formata? Veja como resolver (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Cartão de memória não formata? Veja como resolver (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Verifique a chave de proteção

Verifique se a chave de proteção do cartão SD está ativada. Ela se encontra na lateral do cartão, e pode ser movida para cima ou para baixo para proteger ou desproteger o dispositivo contra modificações. Vire a chave e tente formatar de novo.

Use uma ferramenta de formatação

Passo 1. Baixe e instale o SD Card Formatter, um programa de formatação de cartões SD para Windows e Mac, que funciona com os padrões SD, SDHC e SDXC.

Passo 2. Abra o SD Card Formatter e acesse as opções em “Option”.

Acesse as opções (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as opções (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Em “Format Type”, selecione “Full (Erase)” e dê "Ok".

Selecione a formatação completa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecione a formatação completa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Clique em “Format” para iniciar a formatação.

Inicie a formatação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Inicie a formatação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Por fim, o cartão SD estará devidamente formatado, com a memória a limpa e pronta para ser usada novamente na câmera ou no celular.

Som não sai pelo fone de ouvido. O que fazer? Descubra no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wesley Amorim
    2017-11-12T20:11:56  

    RIDÍCULO. ESSE PROGRAMA NÃO SERVE DE NADA. CONTINUA COM O PROBLEMA.

    recentes

    populares

    • Wesley Amorim
      2017-11-12T20:11:56  

      o problema não é o programa, é seu cartão mesmo! milagre ele não pode fazer...

  • Ana Barbosa
    2017-12-13T10:05:48  

    olá, bom dia ! Não deu certo com esse programa. Vcs tem alguma outra indicação? Não consigo apagar nenhuma pasta do meu SD e nem formata-lo. Não posso perder um cartao de 64gb assim de bobeira. Preciso limpa-lo e recupera-lo. Me ajudem ? rsrs

    recentes

    populares

    • Ana Barbosa
      2017-12-13T10:05:48  

      Inclusive, através do PC (a câmera conectada nele) foi possível, pelo menos pra mim, realizar os procedimentos de copiar, colar e deletar normalmente.

    recentes

    populares

    • Ana Barbosa
      2017-12-13T10:05:48  

      lamento te contar que já perdeu. isto se chama obsolescência programada. não tem absolutamente nada errado com seu SD, mas o fabricante bloqueou por tempo de uso para vc precisar comprar um novo.

  • Pandora Oliveira
    2017-01-27T21:07:59  

    não deu certo, aparece um aviso escrito "the memory card is write-protected, please release the write protect switch."

    recentes

    populares

    • Pandora Oliveira
      2017-01-27T21:07:59  

      o msm no meu :(

    recentes

    populares

    • Pandora Oliveira
      2017-01-27T21:07:59  

      perdi um cartão assim. ficou eternamente readonly, e não era mais possivel sobrescrever. parece que estas porcarias têm uma vida útil medida em quantidade se reescritas (algo em torno de 1000 ou 2000), e fica readyonly definitivamente depois disso. que saudade das mídias magnéticas...

  • Alexander Siqueira
    2018-10-26T14:11:29

    Não da certo, depois de 7% a formatação falha

  • Hemeson Guilherne
    2017-08-15T11:37:15  

    No meu aparece uma mensagem de erro dizendo "A memória está protegida contra escrita. Por favor, solte o interruptor de proteção contra gravação". Mas já revi a questão do interruptor ainda aparece aparece a mesma mensagem depois de um tempo, utilizei um outro adaptador, estilo USB, e mesmo assim ainda aparece a mesma mensagem. o que pode ser e o que posso fazer pra concertar? OBS.: não tenho interesse em recuperar nenhum dado, apenas o cartão.

    recentes

    populares

    • Hemeson Guilherne
      2017-08-15T11:37:15  

      No meu aparece a mesma coisa!!!

    recentes

    populares

    • Hemeson Guilherne
      2017-08-15T11:37:15  

      conseguiu solucionar?

  • Cezar Figueiredo
    2017-06-01T23:11:18

    Já tava preocupado. Mas o aplicativo funcionou legal. grato.

  • Luciano Galvão
    2017-03-28T16:14:54

    Quando aparece a mensagem de que o SD está protegido basta fazer a seguinte operação: Insira o cartão no PC e assim que ele for reconhecido clique com o botão direito e ejetar. Tire o cartão e coloque de novo. Talvez precise reiniciar o PC antes de por de volta o cartão. Depois de quebrar a cabeça com o SD que está protegido foi assim que resolvi.

  • Mario Muttoni
    2017-01-16T19:46:58  

    Beleza!! Funcionou certinho. Obrigado!

    recentes

    populares

    • Mario Muttoni
      2017-01-16T19:46:58  

      Baixei o programa, instalei e formatei o cartão, funcionou legal.

  • Rafael Heltai
    2017-02-09T23:40:54

    Não funcionou. Ele avisa q formatou, ai eu tento abrir o sd e o windows pede pra formar. Depois diz q é impossivel formatar..