Sistemas Operacionais

07/11/2016 09h00 - Atualizado em 07/11/2016 09h00

Como converter texto em áudio no Bloco de Notas do Windows

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O Bloco de Notas do Windows pode ser usado para criar um conversor de texto simples, capaz de transformar qualquer texto digitado em voz. Isso é possível porque o aplicativo, além de ser leve e rápido, permite escrever em diferentes tipos de linguagens de programação, como VBScript. Para ativar a função, basta inserir um código e depois realizar algumas operações simples. Confira, no tutorial abaixo, como utilizar esse recurso do editor e converter um texto em áudio. É importante destacar que o tutorial pode não funcionar para usuários que não são administradores da máquina.  

Como mudar o dispositivo de reprodução e de gravação de áudio no Windows 10

Passo 1. Abra o Bloco de notas e digite o seguinte texto:

Dim message, sapi
message=InputBox(“Conversor de texto para áudio”)
Set sapi=CreateObject(“sapi.spvoice”)
sapi.Speak message

Bloco de notas pode ser usado para escrever programas em Visual Basic (Foto: Reprodução/Windows)Bloco de notas pode ser usado para escrever programas em Visual Basic (Foto: Reprodução/João Kurtz)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 2. Salve este arquivo como um "executável". Para isso, na tela de "Salvar Como", clique em “Tipo” e selecione “Todos os documentos”. No campo "nome", adicione a extensão ".VBS" ao arquivo;

Arquivo precisa ser salvo em formato vbs para funcionar (Foto: Reprodução/Windows)Arquivo precisa ser salvo em formato vbs para funcionar (Foto: Reprodução/João Kurtz)

Passo 3. Abra a pasta onde o conversor foi salvo e clique duas vezes no arquivo para abri-lo. Digite o texto que deseja passar para áudio e clique em “OK” para ouvi-lo.

Conversor lê qualquer texto inserido (Foto: Reprodução/Windows)Conversor lê qualquer texto inserido (Foto: Reprodução/João Kurtz)

Dúvidas sobre o Windows 10? Veja respostas e dicas no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vinícius França
    2016-11-09T11:21:14  

    Que grandíssima BOSTA! Uma pessoa que escreve um negócio desses tem que começar a ler livros de auto-ajuda...

    recentes

    populares

    • Vinícius França
      2016-11-09T11:21:14  

      Auto-ajuda tá precisando vc, pela sua ignorância.

  • Antonio Souza
    2016-11-14T09:46:59

    Esse tipo de solução é ótimo. Conheço gente que é surda e muda e outro que é cego. Então, a deficiente surda e muda pode escrever para que o sistema leia para o deficiente cego. Sei que já tem app onde se fala e o sistema escreve. O legal dessas tecnologias é que facilitam muito quem é portador de alguma necessidade especial. Só que enxerga o mundo ao seu redor sabe do que estou falando.

  • Marcos Silva
    2016-11-07T10:10:05  

    Qual a necessidade?

    recentes

    populares

    • Marcos Silva
      2016-11-07T10:10:05  

      basta trocar as aspas pelas aspas do seu teclado

    recentes

    populares

    • Marcos Silva
      2016-11-07T10:10:05  

      Verdade. A pronuncia é pessima, mas funcionou.

  • Osvaldo Filho
    2016-11-07T15:59:12

    Que viagem.. não esta se convertando nada com o notepad... o que está se fazendo é criando um arquivo de script do windows (.vbs), que na verdade pode ser aberto em QUALQUER editor de texto...o notepad é apenas um em que se pode fazer isso. e depois que abre o VBS ele não é usado mais.. A Globo tem dinheiro pra contratar alguem para revisar o que os estagiarios escrevem.. não é possivel que deixem publicar na internet textos desse nivel