Sistemas Operacionais

25/11/2016 08h00 - Atualizado em 25/11/2016 08h00

Como deixar a barra de tarefas do Windows 10 transparente; veja dica

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O usuário pode personalizar a barra de tarefas do computador com Windows 10, aplicando uma transparência. Dessa forma a área de trabalho aparece ampliada para visualizar seus projetos e não há uma cor sólida na base da tela. Essa função pode ser aplicada por diferentes programas, mas neste tutorial são utilizados o Classic Shell e o StartIsBack, que permitem personalizar recursos do sistema – inclusive para deixar a barra totalmente “invisível”. O próprio Windows também oferece um recurso para aplicar uma leve transparência, de forma simples e sem instalar nada extra. 

Windows 10 sugere aos usuários de Chrome e Firefox que Edge é melhor

Veja como deixar a barra de tarefas do Windows 10 transparente (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Veja como deixar a barra de tarefas do Windows 10 transparente (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Usando o Startisback

Passo 1. Baixe e instale o Startisback no seu computador com Windows 10. Será aberta a janela de configurações do programa, com idioma em português. Para iniciar a personalização, clique no item de “Aparência”, no menu da esquerda;

Edite as configurações do Startisback para personalizar a barra de tarefas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Edite as configurações do Startisback para personalizar a barra de tarefas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Depois marque a caixa de texto ao lado de “Usar colocação personalizada na barra de tarefas”. Na barra da lateral deste item, regule a opacidade arrastando para a esquerda (mais transparente) ou para a direita (mais sólido). Confirme no botão “Aplicar”;

Ative e personalize a transparência da barra de tarefas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ative e personalize a transparência da barra de tarefas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Confira a diferença entre as duas barras de tarefas. A primeira em cor sólida e a segunda totalmente transparente.

Veja a diferença com a barra sólida (à esquerda) e com transparência (à direita) (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Veja a diferença com a barra sólida (à esquerda) e com transparência (à direita) (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Transparência do Windows

Passo 1. Se a sua ideia é deixar a barra de tarefas um pouco transparente, para um visual diferenciado, saiba que há um recurso nativo no Windows 10. Para acessar, clique no Menu Iniciar do canto esquerdo e selecione o botão de “Configurações”;

Acesse as configurações do PC com Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse as configurações do PC com Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Em seguida, selecione o botão de “Personalização”;

Abra o item de personalização no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Abra o item de personalização no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Por fim, clique em “Cores” no menu da lateral esquerda. Encontre a opção “Deixar o menu Iniciar, a Barra de Tarefas e a Central de Ações transparentes” e marque a chave de “Ativado” (azul);

Ative a transparência da barra de tarefas no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ative a transparência da barra de tarefas no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Veja o resultado da barra com transparência aplicada pelo Windows (à esquerda) em comparação com a barra de tarefas sólida (à direita).

Veja a diferença na barra de tarefas do Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Veja a diferença na barra de tarefas do Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Usando o Classic Shell

Passo 1. Outra opção de programa para personalizar o Windows 10 está no Classic Shell. Para começar, baixe o programa e instale no computador. Quando concluir, busque por “Classic Start Menu Settings” na barra de pesquisa do Menu Iniciar e clique na opção indicada;

Acesse as configurações do Classic Shell no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse as configurações do Classic Shell no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. No topo das configurações, clique na aba “Taskbar” (Barra de tarefas). Em seguida, marque a caixa de texto ao lado de “Customize taskbar” e escolha a opção “Transparent”. Depois em “Taskbar opacity” (opacidade) selecione um número de 0 (totalmente transparente) a 100 (cor sólida) para personalizar. Confirme no botão de “Ok”;

Personalize a opacidade da barra de tarefas pelo Classic Shell (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Personalize a opacidade da barra de tarefas pelo Classic Shell (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Confira a diferença na barra de tarefas sem a transparência (à esquerda) e totalmente transparente (à direita).

Veja a diferença com a barra na cor sólida (à esquerda) e transparente (à direita) (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Veja a diferença com a barra na cor sólida (à esquerda) e transparente (à direita) (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)


Dúvidas sobre o Windows 10? Veja respostas e dicas no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Yasmin Aquino
    2017-06-15T15:44:49  

    Moça,eu acabei não salvando quando eu fiz o donwload do StartlsBack,e agr eu fiz besteira na barra de tarefa e não consigo acha-lo!Me ajuda pff

    recentes

    populares

    • Yasmin Aquino
      2017-06-15T15:44:49  

      LKASDASKDJASDKAJSDA

    recentes

    populares

    • Yasmin Aquino
      2017-06-15T15:44:49  

      Aperte windows + r juntos e depois escreva "StartIsBackCfg.exe"