Sistemas Operacionais

17/11/2016 08h00 - Atualizado em 17/11/2016 10h11

Como resolver problemas com o bluetooth no Windows 10

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Bluetooth é uma das conexões sem fio mais utilizadas por acessórios, dispositivos móveis e computadores. Para parear é necessário que os aparelhos estejam no mesmo ambiente, funcionando entre 10m e 15 metros de distância, dependendo do dispositivo. Mas muitos usuários de PCs com Windows 10 podem ter problemas em usar o Bluetooth, com erros de atualizações no sistema ou alguma mudança feita sem querer durante o uso.

Como fazer backup completo do seu computador Windows 10 ou 8.1

Se você já tentou conectar os dispositivos via Bluetooth no PC e não funcionou, há algumas dicas simples para ajudar a resolver o problema. O usuário pode fazer um update do driver, checar se a função está ativada e até permitir que o PC fique visível para demais aparelhos.

Descubra o que é e para quê serve os arquivos lts (Foto: Luana Marfim/TechTudo)  (Foto: Descubra o que é e para quê serve os arquivos lts (Foto: Luana Marfim/TechTudo) )Veja algumas dicas para resolver problemas com Bluetooth no Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo)


1. Deixar o Bluetooth visível para demais dispositivos

Passo 1. No PC com Windows 10, clique no botão do Menu Iniciar, no canto esquerdo da tela. Depois, selecione o ícone de “Configurações”;

Acesse as configurações no PC com Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse as configurações no PC com Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Na tela de “Configurações” selecione o botão “Dispositivos”;

Acesse a categoria de dispositivos no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse a categoria de dispositivos no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. No menu da esquerda da tela, clique em “Bluetooth”. Certifique-se que a chave está no modo “Ativado” em azul. Isso quer dizer que a conectividade está ligada no PC. Em seguida, toque em “Mais opções de Bluetooth”;

Veja mais configurações do Bluetooth no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Veja mais configurações do Bluetooth no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Por fim, na aba “Opções” marque a caixa de texto ao lado de “Permitir que dispositivos Bluetooth localizem este computador”, na categoria de “Descoberta”.

Confirme em “Aplicar”. Dessa forma você vai encontrar o Bluetooth do PC quando for parear no celular, por exemplo, mostrando a opção com o nome do computador.

Deixe o Bluetooth do seu PC visível para outros dispositivos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Deixe o Bluetooth do seu PC visível para outros dispositivos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

2. Reconectar dispositivos

Passo 1. Caso o dispositivo pareado pare de funcionar com Bluetooth no PC, uma forma prática é remover o aparelho e depois adicionar novamente. Para isso, clique no menu Iniciar do Windows 10 e busque por “Painel de Controle”;

Acesse o painel de controle no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o painel de controle no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Toque na opção de “Dispositivos e Impressoras”;

Clique na opção de Dispositivos e Impressoras no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Clique na opção de Dispositivos e Impressoras no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Depois, encontre o dispositivo adicionado via Bluetooth que está dando problema para parear. Clique com o botão direito do mouse no item e selecione “Remover dispositivo”.

Confirme em “Sim”. Agora basta conectar o aparelho novamente.

Remova o dispositivo pareado via Bluetooth no PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Remova o dispositivo pareado via Bluetooth no PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

3.  Atualizar o drive (software)

Passo 1. Fazer o update do software pode resolver alguns problemas no Bluetooth, que pode não estar mais compatível com a versão do sistema em caso de atualizações do Windows.

Para isso, clique no menu Iniciar do computador e busque por “Gerenciador de Dispositivos” (Essa opção também pode ser encontrada no Painel de Controle);

Abra o gerenciador de dispositivos no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Abra o gerenciador de dispositivos no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Em seguida, encontre o item de “Bluetooth” e clique com o botão direito do mouse no indicador do software ou itens adicionado. Selecione “Propriedades”. Depois, na nova janela aberta, vá na aba “Driver” e confirme “Atualizar Driver”;

Selecione as propriedades do Bluetooth (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione as propriedades do Bluetooth (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Clique em “Pesquisar automaticamente software de driver atualizado” ou em “Procurar software de driver no computador”. Na busca automática, vai aparecer se o driver de Bluetooth já está atualizado. Caso contrário, haverá um arquivo para baixar o update e você precisará instalar de forma tradicional no PC. Ao final do procedimento, reinicie o computador.

Atualize o driver do Bluetooth no PC com Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Atualize o driver do Bluetooth no PC com Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4. Checar se o Bluetooth está ativado e funcionando

Passo 1. No menu Iniciar do Windows 10, busque pelo recurso de “Executar”. Ao abrir a pequena janela, digite o comando “services.msc” e confirme em “Ok”;

Execute o comando de serviços no PC com Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Execute o comando de serviços no PC com Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. O computador vai abrir a tela de “Serviços” no Windows 10. Busque pela categoria de “Bluetooth” na lista.

Na opção de “Status” veja se a conectividade está ativada ou “em execução”. Caso não esteja, clique com o botão direito no mouse no item de Bluetooth e confirme em “Iniciar”.

Veja se o Bluetooth está em execução nos serviços do PC com Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Veja se o Bluetooth está em execução nos serviços do PC com Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

5. Usar a análise de problemas do Windows 10

Passo 1. Se já á tentou de tudo e não funcionou, o Windows 10 tem um recurso automático para análise de problemas no PC, caso seja algum problema no adaptador Bluetooth ou driver. Para isso, toque no menu Iniciar e busque pela ferramenta “Solução de Problemas”;

Abra a solução de problemas no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Abra a solução de problemas no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Em seguida, vá na opção de “Hardware e Sons”;

Busque por erros com análise no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Busque por erros com análise no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Depois selecione “Hardware e Dispositivos”, caso não tenha a opção direta para Bluetooth. Confirme em “Avançar” na tela que abrir;

Inicie a análise por erros no computador com Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Inicie a análise por erros no computador com Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Será feita uma análise completa em busca de algum erro, falta de drivers, problemas físicos em adaptadores de hardware e mais. Ao final, basta seguir os passos para solucionar, caso o sistema encontre algum problema, em “Aplicar correção”.

Aplique as correções no computador com Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Aplique as correções no computador com Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Também é possível resolver também os problemas com o Bluetooth do iPhone.

Dúvidas sobre o Windows 10? Veja respostas e dicas no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Uilak Tavares
    2018-09-02T18:08:00

    é melhor abolir o bluetooth, que arrudeio da poxa, daqui a pouco o usuário que vai até que programar aff, e ainda querem vender um negócio que eles fazem mas o usuário tem que ir lá mexer pra fazer funcionar...

  • Ramon Rocha
    2018-04-10T12:24:39

    alguem pode me ajudar, ja procurei tudo e não consigo achar o serviço de bluetooth, ja procurei e ele não esta la

  • Ramon Rocha
    2018-04-10T12:24:09

    alguem pode me ajudar, ja procurei tudo e não consigo achar o serviço de bluetooth, ja procurei e ele não esta la

  • Alexandre Kalil
    2016-11-19T08:39:41

    há um comando facil de resolver o problema, basta formatar a maquina e instalar linux. Pronto! Nunca mais vc será incomodado pelo virus do rWindows

  • Antonio Jr
    2016-11-17T10:51:45

    Um problema sério na implementação do Bluetooth do Windows 10 é que, se o usuário estiver numa conexão limitada com a Internet, o Bluetooth também não conecta com qualquer dispositivo já pareado, alegando que a conexão à Internet não permite baixar os drivers necessários. Se fosse o primeiro pareamento, vai lá. Mas um dispositivo que já está na lista, não precisa nem de Internet, quanto menos de Internet não limitada.