Fabricantes

17/11/2016 09h00 - Atualizado em 17/11/2016 17h22

Como são feitas as propostas de emojis para Unicode; entenda

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Unicode atualiza periodicamente o catálogo de emojis com novos ícones e desenhos. A renovação é feita acordo com tendências mapeadas na Internet, relevância de temas e um processo complexo que pode envolver petições públicas até a aprovação de comitês internacionais. O processo é lento, pode levar até um ano e meio desde a sugestão à aprovação, e envolve vários critérios rígidos que não podem ser ignorados ou contornados.

Unicode 10 pode ganhar 51 novos emojis: barba, girafa, milk shake e mais

Quem pode sugerir novos emojis?

Na prática, qualquer pessoa ou organização, pode sugerir um novo Emoji. Mas para ser considerada, a sua sugestão precisa atender critérios, como qual a frequência de uso do Emoji? O quão necessário é atualmente? Há alguma métrica para comprovar que há demanda?

Processo de aprovação de novos emojis pode levar até um ano e meio (Foto: Divulgação/Emojipedia)Processo de aprovação de novos emojis pode levar até um ano e meio (Foto: Divulgação/Emojipedia)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

A lista se estende por mais alguns pontos, todos centrados na necessidade de quem sugere um novo emoji precisa argumentar sua importância. Ao contrário do que pode parecer, aprovar uma nova carinha ou desenho com a Unicode não é brincadeira.

Qualquer infração das regras acaba invalidando a proposta: você não pode sugerir marcas, pessoas famosas (vivas ou não), divindades ou ícones religiosos, ou conteúdo ofensivo de qualquer tipo.

Além disso, emojis redundantes (que apenas dão nova cara a ideias que já possuem representante) ou muito específicos, como a bandeira da sua cidade, não serão considerados. Ideias com vida curta, como memes e coisas que podem sair de moda com facilidade dificilmente são válidos.

Qual o melhor teclado de emoji? Troque dicas com usuários no Fórum do TechTudo.

Google Trends é uma ferramenta

O Google Trends, mecanismo do Google que mapeia a recorrência de termos de busca e ajuda a mapear tendências na Internet pode fornecer dados e gráficos para quem deseja aprovar um emoji.

Vamos supor que você esteja criando a documentação para aprovar a bandeira do Brasil como emoji: usando o Trends, você poderia mostrar que várias pessoas no mundo todo buscam pelo Brasil, que o país teve destaque por conta das Olimpíadas e que a bandeira nacional do Brasil pode evocar ideias, como diversão, férias, futebol, esporte e etc.

A imagem mostra um trecho da argumentação referente ao emoji sereia, que chega no Unicode 10. Note os gráficos mostrando a relevância do termo em buscas no Google (Foto: Reprodução/Unicode)A imagem mostra um trecho da argumentação referente ao emoji sereia, que chega no Unicode 10. Note os gráficos mostrando a relevância do termo em buscas no Google (Foto: Reprodução/Unicode)

Outro exemplo é o emoji de escalada, que mostra uma pessoa praticando alpinismo. Esse ícone ficará disponível no Unicode 10 e, entre os argumentos usados pelos defensores da sua inclusão na coleção, está o fato de que o alpinismo é um esporte praticado por milhões de pessoas. E, dessa forma, pode ser facilmente reconhecido e associado com ideias como esporte, contato com a natureza e até superação de desafios na vida.

Você precisa sugerir imagens

Depois do processo longo de preenchimento dos critérios de filtro para verificar a relevância do seu emoji, você também precisa levantar algumas sugestões de imagens, como se fossem protótipos do emoji que deseja aprovar.

Assim como os outros passos do processo, você precisa atender especificações técnicas rígidas de formato e dimensões da imagem.

Ao sugerir um emoji, é preciso apresentar ideias de desenhos e imagens (Foto: Reprodução/Unicode)Ao sugerir um emoji, é preciso apresentar ideias de desenhos e imagens (Foto: Reprodução/Unicode)

Não quer sugerir? Você pode votar nas ideias dos outros

O procedimento de sugestão e escolha é bem rígido e não deve mudar, mas há formas de você se envolver com a escolha de novos emojis.

O site Emoji Request (emojirequest.com) permite que usuários votem nas ideias que consideram mais interessantes.

Sugestões de emojis com muita popularidade no site acabam ganhando pontos no argumento de relevância na hora de serem analisadas pelos comitês de experts da Unicode Consortium.

Emoji Request é uma boa forma de participar do processo de escolha. Note que todos os emojis da primeira linha de mais votados (com exceção dos dedos cruzados), foram incluídos no Unicode 10 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Emoji Request é uma boa forma de participar do processo de escolha (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Unicode 10 e os novos 51 emojis

A atualização para o Unicode 10 vai liberar novos 51 emojis:

1. Trenó;
2. Disco voador;
3. Gesto de “eu amo você” com a mão
4. Rosto com sorriso e olhos em forma de estrela
5. Rosto com dedo cobrindo os lábios
6. Rosto com sorriso e olhos esbugalhados
7. Rosto sério com símbolos cobrindo a boca
8. Rosto com sorriso aberto e mão cobrindo a boca
9. Rosto com boca aberta e vomitando
10. Rosto com expressão de choque e cabeça explodindo
11. Amamentando
12. Mãos para cima (relacionada a orações em algumas culturas)
13. Pedra de jogar curling
14. Tigela acompanhada de colher
15. Copo com canudinho
16. Coco
17. Brócolis
18. Torta
19. Pretzel
20. Corte de carne
21. Sanduíche
22. Comida enlatada
23. Cara de girafa
24. Cara de zebra
25. Ouriço
26. Brontossauro
27. Tiranossauro
28. Críquete
29. Rosto com monóculo
30. Adulto
31. Criança
32. Idoso
33. Pessoa com barba
34. Pessoa com lenço na cabeça
35. Pessoa em sauna
36. Pessoa escalando
37. Pessoa meditando
38. Mago
39. Fada
40. Vampiro
41. Sereia
42. Elfo
43. Gênio
44. Zombie
45. Cérebro
46. Coração (em cores laranja, azul, amarelo, purpura, e verde)
47. Boné
48. Cachecol
49. Luvas
50. Capa
51. Meias

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Silva
    2016-11-17T15:23:22

    Interessante! Vou começar votar nos meus favoritos!