Celular

17/11/2016 12h38 - Atualizado em 17/11/2016 12h38

Falha no iPhone permite acessar dados com tela bloqueada; saiba evitar

Anna Kellen Bull
por
Da redação

O iPhone tem uma nova falha de segurança que permite acessar fotos e contatos com o celular bloqueado mesmo sem ter a senha. Descoberto pelo canal do YouTube EverythingApplePro, o erro ocorre quando o usuário mal-intencionado recebe uma ligação e utiliza a Siri para ativar a função de VoiceOver no smartphone da Apple.  Além de deixar qualquer pessoa ver os seus dados, o bug é ainda mais preocupante porque afeta aparelhos com iOS 8 até a versão beta 10.2 – portanto, estão expostos do iPhone 4S até o mais recente lançamento, o iPhone 7.

Testamos o iPhone 7: confira o review completo

Apesar do erro ser grave, é possível proteger os seus dados e imagens somente ao desativar a Siri na tela bloqueada. Veja, abaixo, mais informações sobre a falha e o passo a passo para fugir do problema, enquanto a Apple não libera a próxima atualização com a correção.


Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

A nova falha de segurança acontece quando o usuário tem a Siri ativada na tela de bloqueio do iPhone. Após receber uma ligação de qualquer contato e clicar em "Mensagem" e "Personalizado", a pessoa com más intenções ativa o VoiceOver por meio da assistente virtual. A partir disso, ela pode salvar um novo número de telefone. Ao selecionar uma foto de personalização, é possível acessar a biblioteca de imagens e os contatos, mesmo se o celular estiver protegido por senha e Touch ID.

Mudanças do iPhone 7 são perceptíveis na parte traseira (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)iPhone tem nova falha que deixa qualquer pessoa ver suas fotos e contatos (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Como desativar a Siri para proteger os seus dados

Enquanto a Apple não libera a atualização para corrigir o erro, o usuário pode proteger as fotos e contatos do celular ao desativar a assistente virtual da Apple na tela bloqueada do iPhone. 

Passo 1. Clique em "Ajustes" e, depois, na opção "Siri".

iPhone (Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull)Desligue a Siri na tela bloqueada do iPhone (Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull)

Passo 2. Agora, basta desligar a chave "Acesso na Tela Bloqueada", de modo que a opção fique cinza, e não verde.

iPhone (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)iPhone tem falha de segurança com Siri ativada na tela bloqueada (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Pronto! Os seus dados estão protegidos mesmo com o novo erro de segurança do iPhone.

Via Softpedia

iPhone 7 ou Google Pixel: qual o melhor celular? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabio Ferreira
    2016-11-18T17:39:50

    Com tantos erros seguidos, em diversas versões, fica evidente que o Iphone deixou de ser um smart especial, e que seus usuários não precisariam pagar mais tão caro por ele.

  • Rafael Silva
    2016-11-18T08:47:33  

    E grande verdade é que: nenhum aparelho está ileso de falhas, windows, android, ios. Pode ser o que for, lembrem que estes são desenvolvidos por seres humanos e portanto altamente suscetível a erros agora o que diferencia é a capacidade da empresa em resolver esses erros.

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2016-11-18T08:47:33  

      A questão foi a forma que o título informou. Esses estagiários...

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2016-11-18T08:47:33  

      Essas "chamadas" de matéria do techtudo são d+, quando abrimos quase sempre não tem nada haver com o contexto.

  • Adailton Santiago
    2016-11-17T16:26:58  

    Erro...Falha.... no Iphone??? Não acredito!!!!!

    recentes

    populares

    • Adailton Santiago
      2016-11-17T16:26:58  

      meu ip ta na moderacao, podem me vigiar o tanto que quiserem, mas assim o android em termos de segurança é ridículo amigo

    recentes

    populares

    • Adailton Santiago
      2016-11-17T16:26:58  

      Bom... então... alguém, que não seja o proprietário, está com o seu aparelho em mãos e consegue acessar... pra mim é invasão!

  • Piu
    2016-11-18T10:26:36  

    a maior falha do iphone é ser um iphone, FATO.

    recentes

    populares

    • Piu
      2016-11-18T10:26:36  

      só porque não quer um, não significa que é ruim .

  • Brian Cullen
    2016-11-18T10:13:53

    Pedi meu i phone 4s por conta desse erro. E agora?

  • Charles Mayer
    2016-11-18T09:00:40  

    Mesmo assim sou 1.000x um Iphone q um android, o que eu pago nele hj, posso vender (se quiser) daqui a um ano com no máximo 15% de depreciação.

    recentes

    populares

    • Charles Mayer
      2016-11-18T09:00:40  

      coisa boa nao desvaloriza ahhaahh

    recentes

    populares

    • Charles Mayer
      2016-11-18T09:00:40  

      correto, a valorização da marca Apple e dos produtos Iphone, realmente, compensa, o investimento.

  • Kenseiden
    2016-11-18T08:37:43

    Mentira, o Iphone é invulnerável! Não destruam os sonhos cor de rosa da galerinha da maçã mordida.

  • Carlos Todeschini
    2016-11-18T08:16:44

    Muito trabalho a toa, é mais fácil entrar no Instagram do indivíduo para ver as fotos. Rsrsrsrsrs

  • Aluizio Junior
    2016-11-18T06:51:18  

    E dizem que são caros pq ninguém consegue invadir se acham os melhores tudo e possível nesse mundo não adianta

    recentes

    populares

    • Aluizio Junior
      2016-11-18T06:51:18  

      meu amigo, hj em dia privacidade é tudo, e eu ponho nas costas da apple, ela é responsável por tudo meu, se vazar eu lucro em cima, bem vindo a cloud/nuvem servidor, internet, parece q parou no tempo

    recentes

    populares

    • Aluizio Junior
      2016-11-18T06:51:18  

      mas parece q vc nao le ou nao tem oportunidade de ver e ler o contrato todo com a empresa, isso é falta de inteligência

  • Ruido Rosa
    2016-11-17T18:43:06  

    Nao vale 3000 Tmrs, falei...

    recentes

    populares

    • Ruido Rosa
      2016-11-17T18:43:06  

      realmente tenho que concordar com vc, nossa carga tributária em cima da Apple é vergonhosa aqui no brasil, mas infelizmente quem entende dos produtos acaba pagando.....

  • Rodrigo Gomes
    2016-11-18T00:36:20  

    Libera meu comentário aí ow moderação, tá parecendo ditadura militar, respondo pelos meus atos ok!?

    recentes

    populares

    • Rodrigo Gomes
      2016-11-18T00:36:20  

      Finalmente

    recentes

    populares

    • Rodrigo Gomes
      2016-11-18T00:36:20  

      Estão faltando meus comentários.... não ofendi ngm... ok militar?

  • Rodrigo Gomes
    2016-11-18T01:21:45

    Extra extra rapaziada: comprem um um android com comboio windows.... (moderação vai ao delírio depois dessa propaganda de graça e sem conhecimento, baseada em matérias tendenciosas dos defensores de hackers )

  • Rodolfo Pessanha
    2016-11-17T16:10:36  

    Esses Estagiários...

    recentes

    populares

    • Rodolfo Pessanha
      2016-11-17T16:10:36  

      kkkkkkk

  • Anderson
    2016-11-17T18:13:01  

    telefone de mulherzinha ou criança que não sabe mexer sem mais!

    recentes

    populares

    • Anderson
      2016-11-17T18:13:01  

      Vai lá, invade o sistema de mulherzinha "ou" criança, vai lá, vc não entende nada disso, qnto mais simples e Óbvio é o sistema; melhor para os usuários pq vc acha q os produtos da Apple são caros? Por causa disso, o negócio não tá em criar mil alternativas Que levam Ao usuário a perca de tudo pois existem muitas configurações q levam a uma confucao e consequentemente a perda da privacidade(por ex) da maioria dos usuários