Redes sociais

28/11/2016 13h41 - Atualizado em 28/11/2016 13h41

Telegram lança Leitura Rápida e Telegraph contra artigos do Facebook

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Telegram anunciou a Leitura Rápida, uma função que permite abrir links dentro do chat — como se fosse um navegador nativo — de forma rápida, de forma similar ao Instant Articles do Facebook. O recurso funciona com posts do Medium, mas promete expandir compatibilidade em breve. A novidade chega para Android e iPhone (iOS), e não está presente ainda na versão web ou nos apps para Windows e MacOS.

Saiba o que acontece depois de excluir perfis de redes sociais e mensageiros

O mensageiro russo também lançou o Telegraph, uma plataforma online que permite escrever textos compatíveis com URLs ágeis dentro da conversa — algo semelhante ao Instant Articles, do Facebook. Funciona no navegador de qualquer dispositivo, seja no celular ou no computador. Com uma interface simples, permite escrever textos com título, autor e corpo contendo fotos e vídeos. 

Como criar e enviar GIF no Telegram  (Foto: Marvin Costa/TechTudo)Telegram lança Leitura Rápida e Telegraph para rivalizar com Facebook (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Como usar o Telegraph e a Leitura Rápida

Passo 1. Acesse o Telegraph (telegra.ph) pelo navegador do celular ou do PC;

Passo 2. Insira um título e o nome de autor;

Digite título e nome do autor (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Digite título e nome do autor (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Tecle "Enter" para começar a escrever o corpo do texto. Ao lado você verá dois botões. Clique no primeiro para inserir uma imagem de capa a partir de arquivos do computador;

Insira uma imagem no corpo do texto (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Insira uma imagem no corpo do texto (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Insira uma legenda abaixo da foto;

Digite legendas para fotos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Digite legendas para fotos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Para inserir vídeos, basta colar links do YouTube e pressionar "Enter";

Cole links do YouTube e Vimeo para inserir vídeos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Cole links do YouTube e Vimeo para inserir vídeos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. O mesmo vale para links do Twitter. Você pode incorporar tuítes facilmente no seu texto;

É possível incorporar tuítes ao Telegraph (Foto: Reprodução/Paulo Alves)É possível incorporar tuítes ao Telegraph (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Ao final, clique em “Publish” e copie o link que aparece na barra de endereços;

Depois de publicar, copie o link e compartilhe via Telegram (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Depois de publicar, copie o link e compartilhe via Telegram (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 8. Cole em qualquer conversa do Telegram. Se o destinatário usar um dispositivo Android ou iPhone (iOS), poderá abrir o link do artigo rapidamente pelo botão Leitura Rápida.

Compartilhe textos do Telegraph no Telegram (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Compartilhe textos do Telegraph no Telegram (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Textos produzidos no Telegraph podem ser editados e republicados, mas só enquanto a mesma página estiver aberta no navegador. Se você fechar a aba, a tela exibirá a tela de inserção de um novo artigo.

Qual a melhor alternativa ao WhatApp? Descubra no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Natan Ii
    2017-06-17T00:51:46

    CORREÇÃO PARA O ÚLTIMO PARÁGRAFO: "Textos produzidos no Telegraph podem ser editados e republicados, mas só enquanto a mesma página estiver aberta no navegador. Se você fechar a aba, a tela exibirá a tela de inserção de um novo artigo." Na verdade, através do bot do "telegra.ph" para o telegram, acessado aqui: t.me/telegraph, você pode fazer o seu LOGIN, e pode gerenciar todas as suas postagens e ter acesso a todas elas sempre que quiser.

  • Vinícius Reis
    2016-11-28T15:13:34

    Só não supera o WhatsApp na popularidade, porque de resto...